Entenda como Barcelona é destaque no mercado mesmo em crise financeira
Clube vem tendo sucesso na janela de transferências ao trazer jogadores de destaque para reforçar o elenco, como Lewandowski e Raphinha
atualizado
Compartilhar notícia
Em preparação para a temporada 2022/23, o Barcelona vem abrindo o bolso. Até o momento, foram 109 milhões de euros gastos em quatro contratações, com destaque para o brasileiro Raphinha e o duas vezes The Best, prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa, Robert Lewandowski.
Pode parecer que o Barcelona está mandando em dinheiro, mas a realidade não é essa. O clube está vivendo uma crise financeira e com uma dívida que chegou a bater 1,35 bilhão de euros.
Como o Barcelona está conseguindo contratar?
São vários fatores que podem explicar as manobras financeiras que o Barcelona está fazendo para conseguir fechar grandes negócios.
Saídas importantes e redução salarial
Uma das explicações é a saída do ídolo culé Lionel Messi para o PSG, que se livrou do enorme salário do camisa 10. Segundo o jornal esportivo espanhol El Mundo, o craque argentino ganhava cerca de 200 mil euros diários.
Outra saída importante que potencializou o poder de contratação do Barcelona foi a de Philippe Coutinho para o Aston Villa. O clube inglês desembolou 20 milhões de euros para contar com o brasileiro. O time espanhol ainda manteve 50% de uma mais-valia em caso de uma futura venda do jogador o a outra equipe. O salário do meia, que recebia em torno de 30 milhões de euros por ano, havia passado a ser o maior dos Culés após a ida do Messi ao PSG.
Para ajudar a inscrever novos jogadores sem furar o fair play financeiro na Espanha, jogadores importantes como Piqué, Busquets e Jordi Alba precisaram reduzir o salário.
Mudança na presidência e busca por acordos
Joan Laporta, o atual presidente do clube conseguiu aliviar alguns prejuízos deixados pela gestão do Josep Maria Bartomeu.
Acordos também foram valiosos para o Barcelona. Como a venda de 10% dos direitos de transmissão da LaLiga, por 25 anos, por 205 milhões de euros para o fundo de investimentos Sixth Street, dos Estados Unidos.
Outro acordo importante foi o acerto com o streaming de música Spotify, que inclui a remodelação do histórico Camp Nou, que vai trocar de nome a partir de 2025. Segundo a rádio RAC, a empresa vai pagar 160 milhões de euros para ter sua marca no estádio catalão por um período de 12 anos.
Transferências gratuitas
Desde a saída de Messi, o Barcelona já contratou 14 reforços. Porém, destas, sete foram a custo zero e três foram por empréstimo. O que possibilitou os Culés a fazerem transferências mais ousadas, como os 58 milhões de euros pagos pelo Raphinha.
Confira todas as transferências do Barcelona desde a saída de Messi
Temporada 2021/22
- Ferrán Torres: 55 milhões de euros
- Daniel Alves: Transferência livre
- Sergio Agüero: Transferência livre
- Memphis Depay: Transferência livre
- Emerson Royal: 14 milhões de euros
- Éric García: Transferência livre
- Pierre-Emerick Aubameyang: Transferência livre
- Adama Traoré: Empréstimo
- Luuk de Jong: Empréstimo
- Yusuf Demir: 500 mil euros pelo empréstimo
Temporada 2022/23
- Robert Lewandowski: 45 milhões de euros
- Raphinha: 58 milhões de euros
- Franck Kessié: Transferência livre
- Andreas Christensen: Transferência livre
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!