Em nota oficial, Figueirense rechaça abandono à Série B
Em ebulição interna, clube vive momento de incerteza, mas garante presença em campo nesta noite, contra o Bragantino
atualizado
Compartilhar notícia
O Figueirense veio a público na manhã desta terça-feira (24/09/2019) garantir a presença na partida desta noite, em casa, diante do Bragantino, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Por meio de nota oficial publicada nas redes sociais e no site oficial do clube, o time negou ter recebido qualquer notificação da CBF sobre o ofício enviado por Cláudio Honigman, presidente da Elephant, empresa que geria o clube, desistindo da competição.
“Nas próximas horas, a equipe jurídica do clube encaminhará à CBF toda a documentação necessária para desmentir a intenção de desistir da disputa. O clube comunica ainda que nunca cogitou a desfiliação ou o abandono do Campeonato Brasileiro. O jurídico do clube analisa o caso”, explica em um trecho da nota.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Figueirense, Chiquinho de Assis, o clube, que atualmente ocupa a lanterna da Série B do Brasileirão com 23 pontos, também trabalhará para comprovar que Honigman deixou de responder pelo clube a partir do momento em que o contrato da Elephant com o Figueirense foi rescindido.
“Em virtude da divulgação de notícias de que o sr. Cláudio Honigman teria comunicado à CBF que o Figueirense abandonaria a Série B do Campeonato Brasileiro, comunicamos a todos, desde já, que na data de ontem (23/09/2019), foi proferida decisão judicial decretando-se a ineficácia de todos os atos por ele praticados na gestão do clube a partir das 18h30 do dia 20/09/2019, incluindo-se aí a referida comunicação de abandono”, explicou, em entrevista ao GloboEsporte.com.
Ainda segundo o portal carioca, a CBF vai enviar o ofício ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que analisará o caso. Caso o documento enviado pela Elephant seja considerado válido, o Figueirense será sujeito ao regulamento da Série B, que prevê dois anos de suspensão automática para o clube em caso de abandono da competição. O gancho é válido para o futebol profissional e também para as categorias de base do clube. Assim, um retorno só seria possível na Série D após o fim da punição.
Em meio a todos os problemas, o clube tem um importante compromisso diante do Bragantino nesta noite. Às 21h30, o Figueirense recebe os paulistas no Orlando Scarpelli e, em caso de vitória, pode até deixar a zona de rebaixamento da Série B caso os outros resultados da rodada ajudem os catarinenses.