Em meio a indefinições, futebol brasileiro encaminha retorno de atividades
Com campeonatos estaduais voltando paulatinamente e Brasileirão com data marcada, como está situação no restante do país?
atualizado
Compartilhar notícia
Foram pouco mais de três meses sem a disputa de partidas oficiais no futebol brasileiro. Agora, já é possível vislumbrar um cenário de retomada das atividades em campo. O Campeonato Brasileiro, aliás, já tem até data para começar. A intenção é que a bola role a partir do dia 9 de agosto. Os clubes entraram em acordo e as 38 rodadas serão disputadas sem a presença de público. Além disso, também há um acordo para que os mandantes sediem as partidas em cidades diferentes em caso de veto das prefeituras à realização dos embates.
Mas e no restante do Brasil, como está a situação dos clubes em relação a treinamentos? Com dimensões continentais, o país ainda não encontrou uniformidade nas medidas em relação à volta dos treinos. Isso ocorre porque a prevalência e a incidência da Covid-19 é bastante diferente nas cidades brasileiras. Já é possível, entretanto, pensar em uma retomada das atividades, como ocorreu no Campeonato Carioca. Apesar de algumas partidas serem remarcadas, o Flamengo já voltou a campo e não teve problemas para bater o Bangu por 3 x 0 no Maracanã.
O Rio de Janeiro, aliás, é o estado que vive o caso mais delicado. Enquanto Flamengo e Vasco se posicionam a favor da volta do campeonato, Fluminense e Botafogo foram contra. Assim, o Tricolor e o Glorioso tiveram duelos marcados para mais tarde, a fim de ajudar as equipes a terem tempo para se prepararem para entrarem em campo.
No restante do Brasil…
Em São Paulo, a volta do futebol ainda engatinha. As equipes só voltaram aos treinos nesta semana. São Paulo, Corinthians, Santos e Palmeiras defendem que o Campeonato Paulista volte a ser disputado apenas no mês de agosto. A data possivelmente coincidirá com o retorno do Campeonato Gaúcho. Isso porque a ideia original de voltar às partidas no dia 19 de julho foi praticamente descartada. Assim, ainda não há ainda uma data para o reinício do torneio. Mesmo assim, Grêmio e Inter, principais times do estado, seguirão com a realização de treinos físicos.
Em Minas Gerais, a situação parece mais definida. A competição será retomada no dia 26 de julho, independente da situação da pandemia da Covid-19. A intenção da Federação Mineira de Futebol (FMF) é colocar as 12 equipes restantes na competição em um mesmo município. As seis datas restantes seriam realizadas em apenas 18 dias.
O Candangão também é outro campeonato que vê a volta aos treinos ocorrendo em um futuro próximo. Nessa sexta-feira (26/06), o governador Ibaneis Rocha liberou a volta dos treinos de times profissionais, além da reabertura de clubes recreativos. A Secretaria de Esporte e Lazer já deixou claro que quer preparar o terreno para que os estádios não sejam um entrave para o reinício da disputa do torneio local.
No aguardo de uma definição, o Brasiliense saiu na frente dos adversários locais e promoveu a testagem das pessoas do clube. Jogadores, membros da comissão técnica e funcionários do Jacaré foram testados para a Covid-19. Agora, o time apenas aguarda o aval para iniciar as atividades em campo.
Cenário internacional
Na Europa, alguns campeonatos, como o Espanhol, já foram reiniciados. O Campeonato Italiano também voltou a ter partidas oficiais realizadas e o Campeonato Inglês já teve até o Liverpool decretado campeão sem sequer entrar em campo. Na Alemanha, o Bayern de Munique manteve a hegemonia e já garantiu o título da Bundesliga.
A pandemia, entretanto, já cancelou a realização de outra importante competição do futebol: o Mundial de Clubes da Fifa. A entidade que rege o futebol mundial já avisou que não realizará o torneio neste ano e a edição de 2021 não será realizada no meio do ano, como era a previsão original. A Eurocopa, que também seria realizada neste ano, acabou adiada para 2021.
Na América do Sul, a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana também não têm data para um reinício. A Conmebol, organizadora das competições, porém, não vê empecilhos em adiar o fim das disputas para o começo de 2021.
As Eliminatórias para a Copa do Mundo, que tiveram rodadas adiadas pelo mundo, terão as primeiras partidas disputadas em setembro.