metropoles.com

Em meio a indefinições, futebol brasileiro encaminha retorno de atividades

Com campeonatos estaduais voltando paulatinamente e Brasileirão com data marcada, como está situação no restante do país?

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Flamengo e Bangu, Campeonato Carioca
1 de 1 Flamengo e Bangu, Campeonato Carioca - Foto: DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Foram pouco mais de três meses sem a disputa de partidas oficiais no futebol brasileiro. Agora, já é possível vislumbrar um cenário de retomada das atividades em campo. O Campeonato Brasileiro, aliás, já tem até data para começar. A intenção é que a bola role a partir do dia 9 de agosto. Os clubes entraram em acordo e as 38 rodadas serão disputadas sem a presença de público. Além disso, também há um acordo para que os mandantes sediem as partidas em cidades diferentes em caso de veto das prefeituras à realização dos embates.

Mas e no restante do Brasil, como está a situação dos clubes em relação a treinamentos? Com dimensões continentais, o país ainda não encontrou uniformidade nas medidas em relação à volta dos treinos. Isso ocorre porque a prevalência e a incidência da Covid-19 é bastante diferente nas cidades brasileiras. Já é possível, entretanto, pensar em uma retomada das atividades, como ocorreu no Campeonato Carioca. Apesar de algumas partidas serem remarcadas, o Flamengo já voltou a campo e não teve problemas para bater o Bangu por 3 x 0 no Maracanã.

O Rio de Janeiro, aliás, é o estado que vive o caso mais delicado. Enquanto Flamengo e Vasco se posicionam a favor da volta do campeonato, Fluminense e Botafogo foram contra. Assim, o Tricolor e o Glorioso tiveram duelos marcados para mais tarde, a fim de ajudar as equipes a terem tempo para se prepararem para entrarem em campo.

No restante do Brasil…

Em São Paulo, a volta do futebol ainda engatinha. As equipes só voltaram aos treinos nesta semana. São Paulo, Corinthians, Santos e Palmeiras defendem que o Campeonato Paulista volte a ser disputado apenas no mês de agosto. A data possivelmente coincidirá com o retorno do Campeonato Gaúcho. Isso porque a ideia original de voltar às partidas no dia 19 de julho foi praticamente descartada. Assim, ainda não há ainda uma data para o reinício do torneio. Mesmo assim, Grêmio e Inter, principais times do estado, seguirão com a realização de treinos físicos.

Em Minas Gerais, a situação parece mais definida. A competição será retomada no dia 26 de julho, independente da situação da pandemia da Covid-19. A intenção da Federação Mineira de Futebol (FMF) é colocar as 12 equipes restantes na competição em um mesmo município. As seis datas restantes seriam realizadas em apenas 18 dias.

O Candangão também é outro campeonato que vê a volta aos treinos ocorrendo em um futuro próximo. Nessa sexta-feira (26/06), o governador Ibaneis Rocha liberou a volta dos treinos de times profissionais, além da reabertura de clubes recreativos. A Secretaria de Esporte e Lazer já deixou claro que quer preparar o terreno para que os estádios não sejam um entrave para o reinício da disputa do torneio local.

No aguardo de uma definição, o Brasiliense saiu na frente dos adversários locais e promoveu a testagem das pessoas do clube. Jogadores, membros da comissão técnica e funcionários do Jacaré foram testados para a Covid-19. Agora, o time apenas aguarda o aval para iniciar as atividades em campo.

Cenário internacional

Na Europa, alguns campeonatos, como o Espanhol, já foram reiniciados. O Campeonato Italiano também voltou a ter partidas oficiais realizadas e o Campeonato Inglês já teve até o Liverpool decretado campeão sem sequer entrar em campo. Na Alemanha, o Bayern de Munique manteve a hegemonia e já garantiu o título da Bundesliga.

A pandemia, entretanto, já cancelou a realização de outra importante competição do futebol: o Mundial de Clubes da Fifa. A entidade que rege o futebol mundial já avisou que não realizará o torneio neste ano e a edição de 2021 não será realizada no meio do ano, como era a previsão original. A Eurocopa, que também seria realizada neste ano, acabou adiada para 2021.

Na América do Sul, a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana também não têm data para um reinício. A Conmebol, organizadora das competições, porém, não vê empecilhos em adiar o fim das disputas para o começo de 2021.

As Eliminatórias para a Copa do Mundo, que tiveram rodadas adiadas pelo mundo, terão as primeiras partidas disputadas em setembro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?