Em crise sem fim, Figueirense abandonará a Série B, diz site
Time catarinense chegou a sofrer WO como protesto e agora pode ser suspenso por dois anos de todas as competições
atualizado
Compartilhar notícia
O que até então parecia improvável, acontecerá. O Figueirense abandonará a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro e a decisão já foi, inclusive, formalizada à CBF. A informação foi publicada pelo site GloboEsporte.com. A crise no clube catarinense se arrasta há meses: jogadores reclamam de salários atrasados há meses e chegaram a não entrar em campo, na partida diante do Cuiabá, como forma de protesto. Os atletas também alegaram que a diretoria do clube não estaria dialogando com o grupo de profissionais, o que dificultou ainda mais a resolução dos problemas internos do Figueira.
Em entrevista coletiva na última segunda-feira (23/09/2019), o presidente do Conselho Deliberativo do Figueirense, Francisco de Assis, confirmou que a Elephant, empresa que administrava o clube desde 2017, não estava mais no comando desde a quinta-feira anterior (19/09/2019).
Segundo o GloboEsporte.com, a CBF enviará o documento protocolado pelo clube catarinense para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), para que a desistência seja analisada. Caso o abandono seja aceito, o Figueirense estará sujeito ao regulamento da Série B, que prevê suspensão de todas as competições (incluindo o time profissional e as categorias de base) organizadas pela CBF por dois anos. Assim, a equipe de Santa Catarina só poderia retornar ao futebol na Série D, uma vez terminado o gancho.
Atualmente, o Figueirense acumula R$ 120 milhões em dívidas, de acordo com o último balanço divulgado pelo clube.
Em meio à crise que parece não ter fim, o clube catarinense tem um compromisso diante do Bragantino nesta terça-feira (24/09/2019), no Orlando Scarpelli, pela 24ª rodada da Série B. Caso seja confirmado o WO, porém, estará consumada a desistência da competição, uma vez que será a segunda vez que a equipe não se apresentará para jogar uma partida.