metropoles.com

Efeito Covid-19: pior momento da doença no Brasil paralisa estaduais

Principal campeonato estadual do país, Paulistão foi paralisado nesta semana. Veja outras competições que foram interrompidas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Estadão Conteúdo / VAN CAMPOS
Palmeiras vence no Paulistão
1 de 1 Palmeiras vence no Paulistão - Foto: Estadão Conteúdo / VAN CAMPOS

A pandemia do novo coronavírus avança sem precedentes em todo o Brasil. Nesta semana, o Governo de São Paulo anunciou a interrupção do Campeonato Paulista. Mas o colapso na saúde afetou não só o principal torneio estadual do país, mas também outros certames locais em várias regiões.

Veja quais campeonatos também foram paralisados em outros estados além de São Paulo e os que ainda continuam com bola rolando:

Nordeste e Norte
Apesar do avanço da pandemia no Brasil, a maior parte dos principais campeonatos estaduais ainda estão sendo disputados normalmente. No Nordeste, o Campeonato Cearense foi paralisado nessa sexta-feira (12/3). Camilo Santana, Governador do Ceará, estendeu o lockdown que antes concentrava-se na capital Fortaleza, para outros municípios do estado.

De forma até curiosa, Copa do Brasil e Copa do Nordeste, competições da CBF, poderão ser disputadas normalmente em Fortaleza.

Campeonatos como o Baiano e o Pernambucano também seguem normalmente. Em um dos estados mais afetados pela pandemia, o Campeonato Amazonense também segue com bola rolando.

Centro-Oeste
Principal campeonato do Centro-Oeste, o Goiano continua suas atividades. A capital Goiânia teve sete dias de lockdown na primeira semana de março. Uma reunião com prefeitos e o Governador Ronaldo Caiado deve decidir as novas medidas de prevenção ao vírus, uma vez que o estado também enfrenta um colapso na saúde.

No Distrito Federal, o Candangão foi paralisado de forma total nessa quinta-feira (11/3). Depois do decreto que instaurou o lockdown no DF, clubes e federação resolveram manter a competição, sendo disputada nos estádios do Entorno. Mas a pedido do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o certame doméstico foi paralisado de forma total. 

Com um time na Série A, o Cuiabá, o Mato-Grossense segue sendo disputado normalmente.

Sudeste
Carro-chefe dos estaduais, o Campeonato Paulista será interrompido a partir de segunda-feira (15/3). Com o agravamento da Covid-19 no estado, o Governo de São Paulo decretou a interrupção de competições esportivas em território paulista pelos próximos 15 dias. 

Por outro lado, o Campeonato Carioca, um dos principais estaduais do país, também tem bola rolando. Com direito a clássico entre os jovens de Flamengo e Fluminense neste final de semana. O Campeonato Mineiro também continua normalmente.

Sul
No Rio Grande do Sul, com três times na Série A, a rivalidade entre Grêmio e Internacional ainda segue sendo o ponto alto do Gauchão. A competição estadual continua sendo disputada, apesar de Porto Alegre ser uma das capitais mais devastadas pelo coronavírus.

Em Curitiba, a prefeitura proibiu que os clubes joguem na capital. Athletico-PR, Coritiba e Paraná não podem jogar em Curitiba até o dia 16 de março. Em Santa Catarina, o estadual foi suspenso por 15 dias, mas a federação catarinense remarcou jogos atrasados dias depois de decretar a paralisação do torneio.

Com a gravidade que a Covid-19 se alastra pelo Brasil, a tendência é que mais estaduais e competições nacionais sejam interrompidas nas próximas semanas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?