Efeito Covid-19: pior momento da doença no Brasil paralisa estaduais
Principal campeonato estadual do país, Paulistão foi paralisado nesta semana. Veja outras competições que foram interrompidas
atualizado
Compartilhar notícia
A pandemia do novo coronavírus avança sem precedentes em todo o Brasil. Nesta semana, o Governo de São Paulo anunciou a interrupção do Campeonato Paulista. Mas o colapso na saúde afetou não só o principal torneio estadual do país, mas também outros certames locais em várias regiões.
Veja quais campeonatos também foram paralisados em outros estados além de São Paulo e os que ainda continuam com bola rolando:
Nordeste e Norte
Apesar do avanço da pandemia no Brasil, a maior parte dos principais campeonatos estaduais ainda estão sendo disputados normalmente. No Nordeste, o Campeonato Cearense foi paralisado nessa sexta-feira (12/3). Camilo Santana, Governador do Ceará, estendeu o lockdown que antes concentrava-se na capital Fortaleza, para outros municípios do estado.
De forma até curiosa, Copa do Brasil e Copa do Nordeste, competições da CBF, poderão ser disputadas normalmente em Fortaleza.
Campeonatos como o Baiano e o Pernambucano também seguem normalmente. Em um dos estados mais afetados pela pandemia, o Campeonato Amazonense também segue com bola rolando.
Centro-Oeste
Principal campeonato do Centro-Oeste, o Goiano continua suas atividades. A capital Goiânia teve sete dias de lockdown na primeira semana de março. Uma reunião com prefeitos e o Governador Ronaldo Caiado deve decidir as novas medidas de prevenção ao vírus, uma vez que o estado também enfrenta um colapso na saúde.
No Distrito Federal, o Candangão foi paralisado de forma total nessa quinta-feira (11/3). Depois do decreto que instaurou o lockdown no DF, clubes e federação resolveram manter a competição, sendo disputada nos estádios do Entorno. Mas a pedido do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o certame doméstico foi paralisado de forma total.
Com um time na Série A, o Cuiabá, o Mato-Grossense segue sendo disputado normalmente.
Sudeste
Carro-chefe dos estaduais, o Campeonato Paulista será interrompido a partir de segunda-feira (15/3). Com o agravamento da Covid-19 no estado, o Governo de São Paulo decretou a interrupção de competições esportivas em território paulista pelos próximos 15 dias.
Por outro lado, o Campeonato Carioca, um dos principais estaduais do país, também tem bola rolando. Com direito a clássico entre os jovens de Flamengo e Fluminense neste final de semana. O Campeonato Mineiro também continua normalmente.
Sul
No Rio Grande do Sul, com três times na Série A, a rivalidade entre Grêmio e Internacional ainda segue sendo o ponto alto do Gauchão. A competição estadual continua sendo disputada, apesar de Porto Alegre ser uma das capitais mais devastadas pelo coronavírus.
Em Curitiba, a prefeitura proibiu que os clubes joguem na capital. Athletico-PR, Coritiba e Paraná não podem jogar em Curitiba até o dia 16 de março. Em Santa Catarina, o estadual foi suspenso por 15 dias, mas a federação catarinense remarcou jogos atrasados dias depois de decretar a paralisação do torneio.
Com a gravidade que a Covid-19 se alastra pelo Brasil, a tendência é que mais estaduais e competições nacionais sejam interrompidas nas próximas semanas.