metropoles.com

Edmundo foi racista ao dizer que Lukaku é desprovido de técnica?

Essa não foi a primeira vez que o intelecto do atacante belga foi menosprezado em favor de seu físico imponente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mohammad Karamali/DeFodi Images via Getty Images
Chelsea Romelu Lukaku
1 de 1 Chelsea Romelu Lukaku - Foto: Mohammad Karamali/DeFodi Images via Getty Images

Durante a disputa do Mundial de Clubes, no último sábado (12/2), o ex-jogador e comentarista Edmundo afirmou que o atacante Romelu Lukaku, do Chelsea, era “desprovido de técnica”. O comentário rapidamente viralizou nas redes sociais não só porque o belga marcou minutos após a avaliação de Edmundo, mas também porque o atleta é reconhecido como um dos melhores atacantes do mundo atualmente.

Para a jornalista da Globo Renata Mendonça, as palavras de Edmundo não demonstraram apenas desconhecimento sobre o futebol de Lukaku, mas também reforçaram “um clichê racista de que jogadores negros são fortes fisicamente, mas não podem ter técnica/inteligência pra jogar”.

Não acredito que Edmundo tenha sido propositadamente racista ou maldoso em seu comentário. E não porque ele tem mãe, família e melhores amigos negros, como o próprio afirmou em sua defesa e subsequente ameaça de processo a Renata. Mas o ex-Palmeiras, de fato, reforçou um estereótipo que acompanha atletas negros e os impede de serem avaliados para além de seus dotes físicos.

Essa não é a primeira vez que tal avaliação é feita sobre Lukaku. Quando defendia o Manchester United e se encontrava em meio a uma disputa contratual com o clube, um jornalista afirmou que os Red Devils não deveriam renovar com o atleta, pois ele não era um jogador “inteligente”.

Uma pesquisa feita por Cynthia Frisby, na Universidade do Missouri, concluiu que atletas negros são mais sujeitos a serem descritos na imprensa como “naturalmente dotados fisicamente, mas deficientes em inteligência e ética de trabalho”.

No livro Pitch Invaders: The Modern Black Football Revolution (Invasores do Campo: a Revolução Negra Moderna no Futebol, em tradução livre), a autora Stella Orakwue defende que jogadores negros são julgados não pela sua individualidade, mas sim por características grupais esculpidas por “mitologia”.

A prática, é claro, vai além do futebol. Na NBA, Luka Doncic e James Harden apresentam jogos bastante semelhantes, mas apenas um deles é visto como um “intelectual” em quadra. É preciso ser um dos melhores jogadores da história, como LeBron James, para ser elogiado pelo seu Q.I.

Na NFL, apesar da mudança no perfil de seus quarterbacks, durante muito tempo a posição mais importante e nobre do jogo era reservada a homens brancos, já que o negro, apesar de fisicamente imponente, era visto, como dito acima, como carente das habilidades intelectuais e da ética de trabalho necessárias para ser um líder.

Isso não significa que o 1,91m e os 103kg de Lukaku não sejam impressionantes, mas resumir o jogador a isso é deixar de admirar o quão completo é seu futebol. Palavra de quem o treinou e o observou diariamente em treinos e jogos. Roberto Martínez, que trabalhou com o atacante no Everton e, atualmente, na seleção belga, o descreve como um “pensador”.

Lukaku já enfrentou todo tipo de racismo na carreira. Na Itália, ela vinha tanto das arquibancadas quanto da imprensa e também de colegas – certa vez, ao falar sobre o jogo Inter de Milão x Roma, no qual Lukaku reencontraria Chris Smalling, seu companheiro de Manchester United, também negro, o Corriere della Sera escolheu a manchete Black Friday como título.

O racismo velado deixa tantas marcas quanto o explícito. Às vezes, até mais profundas. Em matéria do New York Times de dezembro de 2019, assinada por Rory Smith, Lukaku se defendeu. “Nunca é sobre a minha habilidade quando eu sou comparado a outros atacantes. Eu sou bom no um contra um. Eu consigo driblar”, se recusando a aceitar as limitações impostas a ele por terceiros, tanto dentro quanto fora de campo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?