metropoles.com

Edenilson: delegado promete indiciar Rafael Ramos por injúria racial

Mesmo com o laudo do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul, o delegado Roberto Sahagoff vai indiciar o atleta do Corinthians

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Twitter/SCInternacional
Edenilson comemora gol com protesto contra racismo
1 de 1 Edenilson comemora gol com protesto contra racismo - Foto: Twitter/SCInternacional

O caso de suposta injúria racial envolvendo Edenilson, jogador do Internacional, e Rafael Ramos, jogador do Corinthians, vai ganhar mais um capítulo. Na próxima segunda-feira (13/6), o delegado Roberto Sahagoff vai encaminhar por entender que há indícios de racismo.

Vale lembrar que o laudo do Instituto Geral de Perícias (IGP) do Rio Grande do Sul concluiu que não é possível tecnicamente identificar exatamente o que Rafael Ramos disse a Edenilson.

Mesmo com o resultado do laudo, o delegado afirmou que há indícios de injúria racial. “O prazo é até o início da semana que vem. Encaminharemos o inquérito segunda que vem. O laudo não vincula o resultado. Foi uma perícia. Temos indícios da prática de injúria racial”.

Após a finalização, o processo será encaminhado ao Ministério Público, titular da ação. O órgão então definirá se oferecerá denúncia ou pedirá o arquivamento.

Já pelo lado do Corinthians, Daniel Bialski, advogado contratado pelo clube, afirmou que medidas jurídicas vão ser tomadas e classificou a ação policial no Beira-Rio como “arbitrariedade” da polícia. “Acaso o Delegado pretenda, contra a prova pericial taxativa, indiciar o Rafael, iremos tomar as devidas providências jurídicas, seja para evitar isso, seja para apurar o abuso de autoridade praticado. Não se tolerará novamente arbitrariedade”.

O jogador do Corinthians havia sido detido em flagrante após o jogo e solto mediante pagamento de fiança no valor de R$ 10 mil.

O caso 

No dia 14 de Maio, na partida entre Internacional x Corinthians pela 6ª do Brasileirão, Edenilson, jogador do Internacional, acusou o lateral Rafael Ramos de injuria racial. Segundo o atleta colorado, Rafael o chamou de macaco durante um lance de disputa de bola envolvendo ambos os jogadores.

O jogador do Corinthians foi detido pela policia em flagrante ainda no estádio e liberado após o pagamento de R$ 10 mil da fiança.

Nessa quarta-feira (8/6), um documento de 40 páginas foi enviado pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP) do Rio Grande do Sul à 2ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, responsável pelo caso. Segundo o instituto, não é possível identificar quais foram as palavras proferidas por Rafael Ramos pois os gestos que compõe a fala dele ocorre na “porção interna da cavidade oral”.

Revoltado com a situação, Edenilson apagou sua publicações do instagram e mudou o nome de sua conta para “Macaco”. Através do story, o meio-campista desabafou: “Não iriam nos calar? Já nos calaram. Se ofendidos aceitem, engulam a seco. Finjam que não escutaram, é uma luta desleal, é uma luta inconclusiva”.

Os atletas envolvidos no caso prestaram depoimento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e confirmaram suas versões anteriores. O caso segue na esfera esportiva.

Paulo Feuz, auditor-relator do caso, disse que o inquérito deve ser concluído em 35 dias. O STJD também vai solicitar uma perícia do tribunal para a produção de provas e descarta uma acareação (confronto de versões) entre os dois jogadores.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?