metropoles.com

Dupla decepciona e Camarões demite Seedorf e Kluivert da seleção

Os holandeses lideravam a comissão técnica do grande favorito ao título da Copa Africana de Nações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Seedorf-e-Kluivert
1 de 1 Seedorf-e-Kluivert - Foto: Reprodução/Instagram

A seleção de Camarões começou a Copa Africana de Nações, que está em disputa no Egito, com o rótulo de grande favorito por defender o título conquistado na última edição, em 2017, e por ter jogadores de destaque no futebol internacional em seu elenco. Mas o time decepcionou na competição ao ser eliminado nas oitavas de final pela Nigéria e isso custou caro à comissão técnica. Menos de um ano depois de assumir o cargo, o ex-meia holandês Clarence Seedorf foi demitido nesta terça-feira (16/07/2019).

O anúncio foi feito pela Federação Camaronesa de Futebol (Fecafoot, na sigla em francês), em seu site oficial, em um comunicado no qual também revela a saída do auxiliar técnico Patrick Kluivert, ex-atacante com passagens de destaque na seleção nacional e em alguns grandes clubes europeus.

Pouco antes do anúncio oficial, o ministro dos Esportes e Educação Física de Camarões, Narcisse Mouelle Kombi, afirmou em um programa de televisão que Seedorf não continuaria no cargo de técnico da seleção. “Não é apto para o trabalho. Sua continuidade me parece, como a muitos camaroneses, problemática”, afirmou o político.

Em agosto do ano passado, Seedorf substituiu o belga Hugo Broos, que liderou a equipe na campanha do título da Copa das Nações Africanas em 2017, mas não conseguiu levar a seleção local ao Mundial da Rússia em 2018 – a Nigéria levou a vaga do grupo, que tinha ainda a Argélia. Alexandre Belinga estava no posto de interino desde o fracasso nas Eliminatórias.

O ex-jogador de Ajax, Real Madrid, Milan e Botafogo tem experiência também como técnico em três times: Milan, Shenzhen (da China) e La Coruña – onde amargou o rebaixamento à segunda divisão espanhola na temporada 2017/2018.

Kluivert comandou a seleção de Curaçao entre 2015 e 2016 e depois passou pelas categorias de base do Ajax e teve um cargo de direção no Paris Saint-Germain até assumir o posto de auxiliar de Seedorf em Camarões.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?