metropoles.com

Dunga lamenta problemas extracampo de Neymar, mas elogia maturidade

“Cada vez que ele vem para a seleção, naquela semana estoura um problema. E isso me cria problema”, afirmou o técnico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
neymar sério
1 de 1 neymar sério - Foto: Divulgação

Os problemas pessoais do atacante Neymar, investigado sob suspeita de sonegação de impostos na transferência do Santos para o Barcelona, também afligem o técnico Dunga. “Cada vez que ele vem para a seleção, naquela semana estoura um problema. E isso me cria problema”, afirmou o técnico, nesta quinta-feira (3/3), após incluir o atacante na lista de 23 convocados para os dois próximos jogos do Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo.

“Sei que na Justiça tem pessoas que precisam fazer seu trabalho. Cada um tem que fazer seu serviço e jamais vou querer interferir, mas queria que, quando todos chegassem (à seleção), estivesse tudo sereno. Mas sei que a vida não é assim”, lamentou o treinador.

Mesmo preocupado, Dunga elogiou a maturidade do atleta de 24 anos. “Todos nós somos seres humanos, e, de uma forma ou outra, temos sentimentos. Apesar da pouca idade, ele tem bastante experiência”, ponderou.

Questionado sobre a disposição de Neymar para disputar a Copa América Centenário e a Olimpíada do Rio de Janeiro, Dunga demonstrou animação. “Não sei se a informação (de que ele quer participar das duas competições) é verdadeira, mas gostaria que fosse. É importante o jogador querer jogar pela seleção, fazer história. Passar no museu e dizer: ‘meu nome está lá’. Ter essa vontade em si é importante”, afirmou.

O técnico vai à Europa em abril para conversar com dirigentes do Barcelona sobre a disposição de liberar Neymar para a Olimpíada. O técnico Luis Enrique já demonstrou preocupação com a possibilidade de ter o atacante disputando duas competições no período de férias no time catalão. Ele teme que o jogador volte do recesso com forte desgaste físico, prejudicando seu desempenho no início da nova temporada europeia.

Questionado sobre o que fará se o clube espanhol só liberar o brasileiro para uma competição (a Olimpíada ou a Copa América), Dunga se esquivou. Disse que não podia responder “sem ter a posição concreta do Barcelona”.

Gil e Renato Augusto
Dunga fez um alerta após convocar o zagueiro Gil e o meia Renato Augusto pela primeira vez após a transferência deles para o futebol da China: estes jogadores terão que “fazer algo a mais que os demais” e aprender a conviver com uma cobrança diferente daquela feita sobre os jogadores que atuam na Europa ou no Brasil.

“Quem joga em num mercado que não é de primeira linha tem que estar preparado para isso”, afirmou o treinador. Dunga disse entender que se trata de uma “situação de mercado”, ligada à questão econômica. “Antes era a Europa (que causava dúvida sobre o desempenho dos jogadores brasileiros que se transferiam para lá), depois a Ucrânia e a Rússia. Agora é a vez da China”, declarou.

Mas o treinador ressaltou que um bom desempenho durante os jogos da seleção garante a permanência. “Eu sempre disse que quem joga bem continua (na seleção), então é questão de coerência. Se o atleta jogar bem e eu não convocar de novo, perco não só ele, mas também os demais, que deixarão de confiar na minha palavra”, afirmou.

Por isso, Dunga disse que a convocação dos dois ex-corintianos não deve surpreender. “Eles foram campeões brasileiros (em 2015) e jogaram bem na última convocação”.

A distância entre a China e a América do Sul, no entanto, preocupa. Dunga sugeriu que os atletas negociem com seus clubes a liberação com dois dias de antecedência para que possam viajar e descansar.

Gil e Renato Augusto foram dois dos 23 convocados por Dunga nesta quinta-feira (3/3), no Rio de Janeiro. Os jogadores chamados vão se apresentar no dia 21 para defender a seleção nas partidas contra Uruguai e Paraguai nos dias 25 e 29 deste mês. O duelo contra os uruguaios será disputado na Arena Pernambuco. E a partida seguinte será no Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?