Dorival tenta quebrar tabu pessoal e levar Flamengo para semifinal
O técnico Dorival Jr nunca passou das quartas de final em uma competição continental. A atual boa fase do Flamengo pode mudar essa realidade
atualizado
Compartilhar notícia
O Flamengo recebe o Corinthians, nesta terça-feira (9/8), para o segundo confronto das quartas de final da Copa Libertadores. O primeiro duelo teve uma vitória tranquila do Rubro-Negro na NeoQuímica Arena e deixa o carioca com vantagem de 2 x 0.
O Flamengo passou para a semifinal da competição em 2019, quando foi campeão, em 2021, quando perdeu para o Palmeiras na final, em 1982 e 1984. Já o Timão se classificou em 2012, quando foi campeão mundial, e em 2000.
Quebra de tabu
A possível classificação do Flamengo pode apresentar um resultado maior que somente uma vaga na semifinal da Libertadores. O avanço do Rubro-Negro representaria uma quebra de tabu pessoal para o comandante Dorival Junior, que caiu antes de chegar a por uma quarta de final ou exatamente nesta etapa nas competições sul-americanas.
Em todas as vezes que disputou a Liberta e a Copa Sul-Americana, o técnico não passou pelas quartas em oito oportunidades. Na primeira competição, foi eliminado duas vezes nas oitavas, com o Internacional e o Athletico-PR, e uma nas quartas, com o Santos. Já no outro campeonato, somente com o Atlético-MG, em 2010, conseguiu chegar até as quartas. Nas outras quatro oportunidades, foi eliminado antes disso.
Entretanto, o time carioca traz um novo horizonte para Dorival: em três jogos disputados pela competição continental, o Flamengo ganhou os três no comando do técnico. Caso vença a partida desta terça, a campanha será mantida em 100%.
Histórico
No último encontro dos clubes em um mata-mata da Libertadores, há 12 anos, as duas partidas foram equilibradas, mas complicadas. O jogo de ida, no Maracanã, ficou marcado por uma chuva forte que atrapalhou as condições do gramado. Mesmo assim, o Flamengo conseguiu sair na frente, por 1 x 0, com um gol marcado de pênalti.
O confronto de volta obrigava o time paulista a ganhar por uma diferença de dois gols para avançar. Além disso, outro fator que mudava o cenário do jogo era o critério de gol fora. A virada quase aconteceu: o Corinthians abriu 2 x 0 ainda no primeiro tempo, com um gol contra de David Braz e outra marcação de Ronaldo. Entretanto, Vagner Love conseguiu diminuir no início do segundo tempo e garantiu a classificação e a festa rubro-negra.
O time paulista até tentou escrever uma história diferente, mas o destino aparentemente se repetirá.