metropoles.com

Dorival tenta quebrar tabu pessoal e levar Flamengo para semifinal

O técnico Dorival Jr nunca passou das quartas de final em uma competição continental. A atual boa fase do Flamengo pode mudar essa realidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Moreira/Getty Images
Flamengo Gabigol
1 de 1 Flamengo Gabigol - Foto: Ricardo Moreira/Getty Images

O Flamengo recebe o Corinthians, nesta terça-feira (9/8), para o segundo confronto das quartas de final da Copa Libertadores. O primeiro duelo teve uma vitória tranquila do Rubro-Negro na NeoQuímica Arena e deixa o carioca com vantagem de 2 x 0.

O Flamengo passou para a semifinal da competição em 2019, quando foi campeão, em 2021, quando perdeu para o Palmeiras na final, em 1982 e 1984. Já o Timão se classificou em 2012, quando foi campeão mundial, e em 2000.

Quebra de tabu

A possível classificação do Flamengo pode apresentar um resultado maior que somente uma vaga na semifinal da Libertadores. O avanço do Rubro-Negro representaria uma quebra de tabu pessoal para o comandante Dorival Junior, que caiu antes de chegar a por uma quarta de final ou exatamente nesta etapa nas competições sul-americanas.

Em todas as vezes que disputou a Liberta e a Copa Sul-Americana, o técnico não passou pelas quartas em oito oportunidades. Na primeira competição, foi eliminado duas vezes nas oitavas, com o Internacional e o Athletico-PR, e uma nas quartas, com o Santos. Já no outro campeonato, somente com o Atlético-MG, em 2010, conseguiu chegar até as quartas. Nas outras quatro oportunidades, foi eliminado antes disso.

Entretanto, o time carioca traz um novo horizonte para Dorival: em três jogos disputados pela competição continental, o Flamengo ganhou os três no comando do técnico. Caso vença a partida desta terça, a campanha será mantida em 100%.

Histórico

No último encontro dos clubes em um mata-mata da Libertadores, há 12 anos, as duas partidas foram equilibradas, mas complicadas. O jogo de ida, no Maracanã, ficou marcado por uma chuva forte que atrapalhou as condições do gramado. Mesmo assim, o Flamengo conseguiu sair na frente, por 1 x 0, com um gol marcado de pênalti.

O confronto de volta obrigava o time paulista a ganhar por uma diferença de dois gols para avançar. Além disso, outro fator que mudava o cenário do jogo era o critério de gol fora. A virada quase aconteceu: o Corinthians abriu 2 x 0 ainda no primeiro tempo, com um gol contra de David Braz e outra marcação de Ronaldo. Entretanto, Vagner Love conseguiu diminuir no início do segundo tempo e garantiu a classificação e a festa rubro-negra.

O time paulista até tentou escrever uma história diferente, mas o destino aparentemente se repetirá.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?