metropoles.com

Dois anos em 10 dias: veja como o Mané se prepara para a Copa América

Estádio do DF receberá oito jogos da competição continental e corre contra o tempo para receber o certame

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
estadio mane garrincha futebol jogo bola
1 de 1 estadio mane garrincha futebol jogo bola - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Argentina e Colômbia foram escolhidas em 2019 como sedes da Copa América 2020. De lá para cá, dois anos se passaram. E é o tempo que, agora, o Brasil não terá para se adaptar à competição continental, confirmada no país.

Com pouco mais de 10 dias desde a confirmação do torneio no Brasil até a abertura do campeonato, no dia 13 de junho, os estádios que receberão jogos do torneio correm contra o tempo para abrigar os duelos. Com oito jogos confirmados, o Mané Garrincha acerta os últimos detalhes para sediar a partida inaugural e mais sete confrontos do certame.

O Metrópoles conversou com Richard Dubois, presidente da Arena BSB, concessionária que administra o estádio. Dubois explicou como está a situação do gramado e como o estádio se prepara para ser palco dos duelos da disputa sul-americana.

O gramado

Com oito jogos confirmados no estádio de Brasília, o gramado do Mané Garrincha será bastante exigido durante a competição. O campo receberá uma carga de jogos semelhante à da Copa do Mundo de 2014.

Dubois explica o tratamento que vem sendo feito para que o gramado esteja em plenas condições para a disputa da competição no DF. “Nós já tínhamos feito o replantio para o gramado de inverno. Temos dois tipos de grama no estádio, que viram por questão de iluminação, posição do sol e etc. Trouxemos uma grama holandesa para testar e tínhamos feito um plantio há uns 10, 12 dias. O campo estava interditado para essa grama crescer. Nesta semana fizemos o primeiro corte nessa nova grama. O gramado está perfeito. A estrutura do Estádio Nacional é muito boa. O estádio estava um pouco esquecido, um pouco largado, faltando um pouco de amor e carinho nos últimos anos. Mas posso afirmar que os times que disputarão a Copa América não vão encontrar um gramado tão bom quando o gramado do Mané Garrincha”, garantiu.

Além da abertura, o estádio receberá cinco jogos da fase de grupos, uma semifinal e a disputa de terceiro e quarto lugar do torneio. Para isso, precisará de um cuidado especial durante os jogos.

“Agora que sabemos que teremos jogos a cada quatro dias aproximadamente, iniciamos um protocolo com mais pessoal  trabalhando e mais manutenção entre um jogo e outro, para recuperação do gramado. Acabando o jogo, detectamos um pedaço do gramado que foi mais danificado, já entramos com a iluminação naquela área para aumentar a recuperação e a  gente faz o replantio localizado. Você tira um pedaço da área boa e transplanta para as áreas mais danificadas. Esperamos com esse ritmo conseguir manter a qualidade do gramado da abertura ate a disputa de terceiro e quarto lugar”, explica Dubois. “A gente não tem dúvida de que a gente consegue gerir essa quantidade de jogos. A frequência de jogos na primeira fase é de Copa do Mundo, que foi para que o estádio foi planejado. O gramado nunca esteve tão bem, está melhor hoje do que esteve para a Copa do Mundo”, complementa.

Lista de ações

Brasília já havia recebido dois jogos organizados pela Conmebol. Nos dias 13 e 14 de abril, o Mané Garrincha foi palco do jogo entre Santos e San Lorenzo, pela pré-Libertadores, e no dia seguinte o Palmeiras enfrentou o Defensa Y Justicia, pela Recopa Sul-Americana.

A Conmebol passou um período em Brasília e analisou fatores como malha hoteleira, organização dos jogos no estádio e outras questões como segurança, acesso ao estádio, entre outros.

Agora, com a competição sendo realizada no Brasil e com as oito partidas confirmadas no Mané, a Arena BSB corre contra o tempo para que tudo corra dentro do planejado até a abertura do certame, no dia 13 de junho, com a partida entre Brasil e Venezuela.

Dubois conta que a concessionária que administra o estádio elaborou uma lista de 50 ações que já estão sendo realizadas. Na quarta-feira (2/6), nós fizemos o planejamento para a Copa América. Temos uma lista de 50 ações que serao implementadas, desde pintura de vestiários ate revisão de todos os sistemas. Na segunda vamos fazer uma simulação de queda de energia: vamos deixar o estádio em simulação de condição o de jogo e vamos testar a energia. Temos uma equipe extra de limpeza para limpar toda área de imprensa, de autoridades, vamos fazer uma força-tarefa nessas áreas. Estamos, por via das dúvidas, dando uma geral nos quatro vestiários, caso tenhamos rodada dupla. Faremos revisão completa das lâmpadas de iluminação. Nesta sexta-feira a Conmebol chega em Brasília e vamos montar o plano de trabalho para o atendimento da hospitalidade dos times, por onde entram, por onde não entram, por onde o ônibus entra, esse tipo de coisa mais operacional”, garante.

Protocolos de segurança

Dubois ainda esclareceu pontos importantes em relação aos protocolos que serão aplicados no combate à Covid-19. O presidente da Arena BSB afirmou que a intenção é vacinar os funcionários envolvidos na realização dos jogos.

Vale lembrar que a Conmebol recebeu 50 mil doses de vacinas contra a Covid-19 em abril deste ano. Outras medidas também devem ser adotadas, como a testagem de mais pessoas envolvidas nas partidas, como profissionais de imprensa. O estádio não receberá público nos jogos da Copa América.

Brasil e Venezuela farão a partida de abertura da Copa América 2020, no Mané Garrincha. A partida está marcada para o domingo (13/6), às 21h.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?