Documentário narra bastidores da Superliga, concorrente da UEFA e FIFA
A história da polêmica Superliga, proposta publicamente em 2021 pelos clubes mais ricos da Europa, será contada em nova série da Apple TV+
atualizado
Compartilhar notícia
O Apple TV+ anunciou nesta quarta-feira (14/12) a nova série documental “Superliga: A Guerra do Futebol”. O programa, que estreia no próximo 13 de janeiro, conta a história da batalha desencadeada pela criação da Superliga europeia, um torneio independente de futebol na Europa que poderia terminar com as ligas nacionais.
A competição foi suspensa dois dias após seu anúncio, em abril de 2021. A ideia da Superliga era juntar os principais e mais ricos clubes da Europa em uma grande liga fechada, sem possibilidade de rebaixamento ou entrada de novas equipes.
O recuo começou com a debandada dos seis grandes do futebol inglês: Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham. A forte oposição ao projeto, que recebeu manifestações contrárias de todos os setores do futebol, também colaborou para o fracasso.
A série do Apple TV+ mostra os bastidores das negociações, com acesso sem precedentes aos presidentes das ligas nacionais, aos donos dos clubes e aos idealizadores da Superliga Europeia.
Em quatro programas, a série documental traz cenas gravadas durante o Congresso da UEFA, onde são mostrados depoimentos de dirigentes como o presidente da FIFA, Gianni Infantino; o esloveno Aleksander Ceferin, presidente da UEFA; o italiano Andrea Agnelli, presidente da Juventus; o presidente do Real Madrid, Florentino Perez, e o presidente do Barcelona, Joan Laporta.