metropoles.com

Dinheiro dos EUA nem sempre rende sucesso na Premier League

Investimento de sauditas no Newcastle United terá parte financiada por norte-americano. Veja outros casos semelhantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Serena Taylor/Newcastle United via Getty Images
Newcastle United
1 de 1 Newcastle United - Foto: Serena Taylor/Newcastle United via Getty Images

A transação envolvendo o Newcastle United e um fundo de investimentos saudita tem tudo para se tornar a grande notícia do futebol inglês. Com os novos donos, o time inglês se tornará o “novo rico” do futebol europeu e já faz planos ambiciosos para ter um elenco de peso. Caso a negociação não tenha sucesso, entretanto, o time já tem na manga um plano B. Um magnata norte-americano da comunicação está disposto a despejar nada menos que 350 milhões de libras nos cofres do clube.

A receita de alguém dos Estados Unidos investir em um time inglês é conhecida. Os resultados, porém, foram variados. Em um caso específico, houve bastante sucesso, mas também houve o contrário, quando o fracasso levou, inclusive, a rebaixamentos, como no caso do Aston Villa.

Sucesso do Liverpool

O Liverpool é o caso de investimento norte-americano que deu bastante certo. John Henry, aliás, é uma espécie de midas do esporte. Antes de se aventurar no time inglês, ele atuou como investidor no Boston Red Sox, da MLB, liga norte-americana de beisebol. O tradicional time de Massachussets vivia um jejum de títulos que durava nada menos que 86 anos. Com a chegada de Henry, como em um passe de mágica, o time conquistou a World Series por duas vezes em três temporadas.

Liverpool campeão mundial

No clube inglês, Henry tem o apoio de Tom Warner. Já são dez anos na gestão do Liverpool e, segundo o portal The Sun, já foram injetadas no clube 2,1 milhões de libras. A pujança financeira, no entanto, não se traduziu em títulos logo de cara. Nos primeiros cinco anos, por exemplo, o clube só conquistou uma Copa da Liga Inglesa. O caminho para a mudança foi o técnico Jurgen Klopp. Sob a batuta do alemão, o Liverpool virou uma potência europeia. O clube conquistou, na temporada 2018/2019, a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes.

De quebra, o clube teve um início avassalador de temporada 2019/20. O Liverpool caminhava a passos largos para o título inglês. Isso, porém, não ocorreu por conta da paralisação das competições por conta da pandemia do novo coronavírus. Sem conclusão do torneio, é possível que o time amplie a seca de 30 anos sem títulos da Premier League.

O outro lado

O sucesso do Liverpool, entretanto, não se repete em outros casos. O Aston Villa, por exemplo, penou na mão de um investidor vindo dos Estados Unidos. Randy Lerner ficou fascinado com o futebol inglês depois de estudar por um período em Cambridge. O empresário, que também gere o Cleveland Browns, da NFL, viu no Aston Villa a chance de entrar nos negócios do futebol. Cerca de 1 bilhão de libras foram investidos no time inglês desde 2006, sem resultados expressivos. O fundo do poço veio em 2016, com o rebaixamento à Championship. Depois de inúmeras tentativas, Lerner, enfim, conseguiu vender o clube a um chinês. A negociação ocorreu no mesmo ano do descenso do Aston Villa.

Stan Kroenke é um bilionário norte-americano bastante conhecido no mundo dos esportes. Ele possui times em simplesmente todas as grandes ligas dos Estados Unidos e sua empresa controla também um importante clube do futebol inglês: o Arsenal. Em 2018, ele comprou a parte do clube que pertencia ao uzbeque Alisher Usmanov. A chegada de Kroenke, entretanto, não se traduziu em resultados. O campeão invicto da temporada 2002/03 viu o pelotão de frente da Premier League abrir vantagem e a Liga Europa virou um prêmio de consolação para os londrinos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?