Dinastia ou 13 anos de jejum? City e Tottenham decidem Copa da Liga
Time de Londres tenta sair da fila, enquanto comandados de Guardiola esperam conseguir o primeiro dos três títulos que restam na temporada
atualizado
Compartilhar notícia
Após a poeira da Superliga ter baixado, o futebol inglês volta a se concentrar no que acontece dentro de campo. Neste domingo (23/4), Manchester City e Tottenham decidem a Carabao Cup, a Copa da Liga Inglesa, a partir das 12h30. A ESPN Brasil anuncia a transmissão.
A partida é um dos três eventos-teste que o governo britânico está fazendo no Reino Unido para verificar a viabilidade do retorno dos torcedores aos estádios. No fim de semana passada, Wembley foi aberto para 4 mil fãs acompanharem a semifinal da Copa da Inglaterra, entre Leicester e Southampton. Neste fim de semana, o gigante estádio inglês será ocupado por 8 mil torcedores.
Para o torcedor londrino do Tottenham, uma vitória contra os comandados do Guardiola na final representaria o fim de um jejum de 13 anos sem títulos. A última taça levantada pelos Spurs foi justamente a Copa da Liga, na temporada 2007/2008.
Desde então, o clube se tornou um dos mais poderosos da Inglaterra e da Europa. Tem um centro de treinamento moderno, um estádio privado bilionário, o maior de Londres e um patrocínio que rende US$ 50 milhões anuais. A estrutura, no entanto, não foi traduzida em conquistas, apesar de seguidas batidas na trave: o Tottenham foi vice campeão da Premier League, em 2016/17, perdeu duas finais da Copa da Liga em 2008/09 e 2014/15, e foi derrotado pelo Liverpool na decisão da Champions League de 2018/19.
Nesta temporada, a equipe parece ter dado um passo para trás. Foi eliminado da Copa da Inglaterra e da Liga Europa e é apenas o 6º colocado na Premier League. Os maus resultados culminaram na demissão de José Mourinho, fazendo do Tottenham o primeiro clube com o qual o técnico português não conseguiu uma conquista. O auxiliar Ryan Mason, de apenas 29 anos, comanda a equipe contra o City.
Vai ter dinastia?
A exemplo do Tottenham, o Manchester City também passou por uma reestruturação recente. Diferentemente do rival deste domingo, no entanto, os Citizens conseguiram traduzir o investimento em uma prateleira nova e cheia de troféus.
Desde que o Sheikh Mansour Bin Zayed Nayhan escolheu o lado azul de Manchester para despejar os seus petrodólares em 2008, o anteriormente modesto clube inglês virou uma potência, vencendo quatro Premier Leagues, duas Copas da Inglaterra e cinco Copas da Liga Inglesa (é o atual tricampeão), além de ter modernizado seu estádio, instalações e contar com um pesado investimento na comunidade.
Na temporada atual, apesar de o sonho da quádrupla coroa ter sido encerrado com uma derrota para o Chelsea na semifinal da Copa da Inglaterra, os comandados de Guardiola têm uma mão na taça para vencer a sua terceira Premier League em quatro anos, estão na semifinal da Champions League — sonho máximo do clube –, e podem conquistar a quarta Copa da Liga seguida, contra o Tottenham, neste domingo.