metropoles.com

Dia do Goleiro: conheça Jozi, atleta que trocou o handebol pelo futsal

O Dia do Goleiro é comemorado nesta quarta-feira (26/4), em homenagem ao ídolo brasileiro Manga, que faz aniversário na mesma data

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/V2MM
jozi-seleção-brasileira-goleira-futsal
1 de 1 jozi-seleção-brasileira-goleira-futsal - Foto: Reprodução/V2MM

Em homenagem ao ídolo brasileiro Haílton Corrêa Arruda, mais conhecido como Manga, foi criado o Dia do Goleiro. A data é comemorada nesta quarta-feira, 26 de abril, dia de nascimento do arqueiro recordista de participação em edições na Copa Libertadores.

O Brasil segue bem representado na função, mas em outro esporte: o futsal feminino. Goleira da Seleção Brasileira, Jozi defende o crescimento da Amarelinha como poucas. Atualmente com 40 anos, a carreira da arqueira teve início muito cedo, logo quando criança. Entretanto, em outra modalidade, o handebol.

“Sempre fui apaixonada por esportes. Quando criança, entrei no time de handebol da escola em que estudava em Chapecó (SC), minha cidade natal. Fui campeã de algumas competições e foi nesse momento em que notei que levava jeito para ser goleira”, afirmou Jozi ao Metrópoles.

Porém, dez anos após começar no handebol e colecionar títulos representando a escola,uma nova oportunidade surgia para atleta. Próximo às disputas das finais de uma competição regional, a equipe de futsal feminino de Chapecó (SC) perdeu suas duas goleiras e, sem atleta para substituí-las, o técnico do time, que até então era vizinho de Jozi, a chamou para exercer a função na decisão do campeonato. Na nova modalidade, a arqueira brasileira se destacou e conquistou seu primeiro título na modalidade com a já extinta equipe da ADC.

5 imagens
1 de 5

Divulgação/V2mm
2 de 5

Divulgação/V2mm
3 de 5

Divulgação/V2mm
4 de 5

5 de 5

Divulgação/V2mm

 

“Eu fiquei surpreendida com meu rendimento na competição sem nunca ter jogado futsal na vida até então. Ali eu vi que deveria seguir como goleira na modalidade. Depois do título, me transferi para a equipe da Female e foi lá onde minha carreira no futsal começou a ser construída”, disse a atleta.

Depois de se destacar pela Female e defender a equipe de 1999 até 2003, Jozi se transferiu ao Kindermann, de Caçador (SC), onde ficou de 2004 a 2009. No time, inclusive, recebeu sua primeira convocação para a Seleção Brasileira.

O destaque no Brasil era evidente e a Europa surgiu como oportunidade para a atleta. Após diversas conquistas pelo Kindermann, Jozi recebeu proposta do Burela, da Espanha, e se transferiu à equipe.

“Quando recebi a proposta do Burela, atualmente um dos principais times de futsal feminino do mundo, a ficha não caiu. Só de pensar em tudo que passei, trocando uma modalidade por outra e chegar ao mais alto nível que um atleta profissional pode chegar foi motivo de muita comemoração para mim”, afirmou a goleira.

Desde então, Jozi defende as cores do Burela e coleciona mais de 50 títulos na carreira profissional. Entre eles, cinco títulos mundiais pela Seleção Brasileira de Futsal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?