Dezoito seleções disputam dez vagas na fase de mata-mata da Copa 2018
Terceira rodada da 1ª fase começa nesta segunda-feira (25/6) com quatro jogos pelos grupos A e B. Espanha e Portugal tentam a classificação
atualizado
Compartilhar notícia
Com o término da segunda rodada da fase de grupos, a Copa do Mundo teve disputadas 32 das 64 partidas programadas e chega à metade, com 85 gols marcados e com a liderança na artilharia nos pés de Harry Kane (Inglaterra). Cristiano Ronaldo (Portugal) e Lukaku (Bélgica) fizeram três gols, cada. O artilheiro brasileiro é Philippe Coutinho, com dois gols.
Não houve nenhum 0 x 0 nas duas primeiras rodadas. O placar mais repetido foi 1 x 0, verificado em dez jogos. E a maior goleada foi no antepenúltimo jogo da segunda rodada: Inglaterra 6 x 1 Panamá, com três gols de Kane.
E eis que depois dos 32 jogos, apenas seis seleções já garantiram classificação para as oitavas de final: Rússia, Uruguai, França, Croácia, Bélgica e Inglaterra. E outras oito não têm mais chances de seguir adiante: Egito, Arábia Saudita, Marrocos, Peru, Costa Rica, Tunísia, Panamá e Polônia, a única europeia a não ter mais possibilidade de conquistar uma vaga nas oitavas de final do Mundial.Há também duas chaves em que as quatro seleções têm chances de ir às oitavas, é o caso do Grupo D (Croácia – já classificada –, Nigéria, Islândia e Argentina) e do Grupo F (México, Alemanha, Suécia e Coreia do Sul). Vale lembrar que a terceira rodada será realizada com os dois jogos do grupo ocorrendo simultaneamente.
Nesse sentido, 18 seleções ainda entram em campo disputando as 10 vagas que restam para as oitavas de final. A Seleção Brasileira, entre elas. Não é bom vacilar, mesmo dependendo apenas de um empate contra a Sérvia para avançar. (Com informações da Agência Estado)
Situação de cada grupo e horário das partidas:
Grupo A – Segunda-feira (25/6), às 11h
Uruguai e Rússia enfrentam-se para definir o primeiro e o segundo lugar do grupo. Os russos têm a vantagem do empate. Arábia Saudita e Egito despedem-se em busca dos primeiros pontos.
Grupo B – Segunda-feira (25/6), às 15h
Espanha e Portugal dividem a liderança, com quatro pontos, mas o Irã está na cola, com um ponto a menos e corre por fora. Os espanhóis enfrentarão o Marrocos, já eliminado, enquanto portugueses e iranianos fazem um confronto em que o vencedor está vivo na competição. Portugal só precisa de um empate contra o Irã para avançar. Um empate classifica ambos se a Espanha perder por dois ou mais gols de diferença para os marroquinos.
Grupo C – Terça-feira (26/6), às 11h
A classificada França, com seis pontos, enfrenta a segunda colocada Dinamarca, que soma quatro. A Austrália, com um, enfrenta o eliminado Peru, sem pontos, e precisa da vitória, além de torcer contra os dinamarqueses para sonhar com a vaga.
Grupo D – Terça-feira (26/6), às 15h
A Croácia é a única tranquila no grupo, pois já está classificada, com seis pontos e enfrenta a Islândia, que tem um ponto. Ao mesmo tempo em que Nigéria, com três, e Argentina, somente um, fazem confronto direto pela segunda vaga. Provavelmente, o classificado às oitavas sairá deste jogo, visto que os islandeses precisarão derrotar os croatas e torcer por uma combinação de resultados para avançar.
Grupo E – Quarta-feira (27/6), às 15h
A Seleção Brasileira é líder do grupo, com quatro pontos, mas precisa pelo menos de um empate diante da Sérvia, que tem três, para se classificar sem depender do confronto entre a Suíça, que soma quatro, também – mas perde do Brasil no saldo de gols –, e a já eliminada Costa Rica, que teve duas derrotas.
Grupo F – Quarta-feira (27/6), às 11h
Com as quatro seleções tendo chances de classificação, existem diversas combinações possíveis no grupo. A Alemanha, com três pontos, enfrenta a Coreia do Sul, que tem zero, e precisa vencer para ter mais chances de se classificar. Enquanto México, com seis, e Suécia, com três, fazem um confronto em que provavelmente o derrotado estará fora da Copa. Ao México, basta um empate para avançar aos mata-matas.
Grupo G – Quinta-feira (28/6), às 15h
Inglaterra e Bélgica fazem um confronto que tem tudo para ser um dos melhores desta Copa do Mundo, na disputa pelo primeiro lugar. Ambos possuem seis pontos e disputarão a liderança do grupo. Panamá e Tunísia, com zero, tentam dar um adeus digno ao torneio.
Grupo H – Quinta-feira (28/6), às 11h
A Polônia é a decepção do grupo e chega na terceira rodada sem chance de classificação. Os eliminados poloneses vão enfrentar o Japão, enquanto Senegal e Colômbia fazem um confronto direto em que o vencedor se garante nas oitavas. Japão e Senegal têm quatro pontos, cada, e jogam por um empate para avançarem às oitavas de final.