De virada, Botafogo vence o Operário e retorna para a Série A
Fabiano abriu o placar para o Fantasma, Rafael Navarro e Pedro Castro marcaram os gols do Glorioso, primeiro garantido na Série A 2022
atualizado
Compartilhar notícia
Em um jogo complicado no Nilton Santos, o Botafogo derrotou o Operário de virada por 2 x 1 e garantiu seu retorno a série A do Campeonato Brasileiro nesta segunda-feira (15/11) em partida válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B.
Fabiano abriu o placar para o Fantasma. A virada do Glorioso veio com Pedro Castro e Rafael Navarro.
O resultado fez com que a equipe carioca fosse a primeira confirmada na série A do ano que vem. Agora, faltando duas rodadas, o Botafogo sonha com o título. A equipe lidera a Série B com 66 pontos, dois a mais que o Coritiba, 2º na tabela. O Operário está em 12º, com 45 pontos somados.
Resumo da partida
Empurrado pela torcida que compareceu em bom número ao Nilton Santos, o Botafogo iniciou a partida como era esperado, partindo para cima do Operário em busca do resultado para carimbar o retorno para a série A. Só que do outro lado, a equipe paranaense não queria correr risco de se aproximar das últimas posições e dificultou a vida do Fogão.
Apressado, o time carioca parecia ansioso para definir a partida e confirmar o seu retorno. O Fantasma, no entanto, não deixava os principais jogadores da equipe da casa trabalharem a bola da maneira com que estão acostumados. Apesar do volume e de ter o controle do jogo, o Glorioso não conseguia criar chances claras de abrir o placar.
Aos 37, o Botafogo teve sua melhor chance com Luís Oyama. O volante saiu sozinho na cara do gol mas acabou chutando a bola por cima.
Na 2ª etapa, quem começou forte foi o Operário. Logo aos 2 minutos jogados, Thomaz em duas oportunidades fez o goleiro Loureiro trabalhar. O arqueiro botafoguense parecia claramente atrapalhado pelo Sol que batia no campo e atrapalhou a visão do jogador nas jogadas.
O Fantasma seguiu pressionando. Aos 15, Pimpão quase marcou um golaço de bicicleta, mas Loureiro mandou para fora. E na sequência, o castigo. Fabiano pegou uma bola sozinho após cobrança de escanteio e marcou para os visitantes, 1 x 0 para o Operário.
As arquibancadas começaram a perder a paciência, e o apoio passou a ser pressão em cima do Botafogo, que seguia sem conseguir agredir a equipe visitante de maneira eficaz.
Mas aos 28, veio o alívio. Chay cruzou na primeira trave e Pedro Castro desviou de cabeça e deixou tudo igual.
A torcida clamava, e o time reacendeu e passou a jogar o que não tinha conseguido fazer durante toda a partida.
Aos 36, o gol que garantiu o retorno. De forma muito semelhante ao primeiro gol, Matheus Frizzo encontrou Rafael Navarro que botou a bola no fundo do gol, 2 x 1 para o Fogão.
Frizzo quase fez o dele aos 43, mas acabou pecando na hora da finalização e não conseguiu ampliar a vantagem.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.