metropoles.com

De treinador sem títulos, Abel Ferreira vira motivo de orgulho em Portugal

O português de 42 anos conquistou a primeira taça da carreira ao vencer a Libertadores e agora pode acrescentar ao currículo o Mundial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Moraes – Pool/Getty Images
Palmeiras Abel Ferreira
1 de 1 Palmeiras Abel Ferreira - Foto: Ricardo Moraes – Pool/Getty Images

O técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, pode em um intervalo de apenas cinco semanas mudar do status de um treinador sem títulos para um que tem as mais valiosas e cobiçadas conquistas para um time sul-americano. O português de 42 anos conquistou a primeira taça da carreira ao vencer a Copa Libertadores no último sábado e agora pode acrescentar ao currículo o Mundial de Clubes e no mês que vem a Copa do Brasil. As façanhas têm causado grande repercussão até mesmo em Portugal, com direito a telefonema do presidente do país.

De 30 janeiro até 7 de março, data da decisão da Copa do Brasil, Abel viverá cinco semanas intensas e capazes de transformar ainda mais a carreira do jovem treinador. O título da Libertadores já representou por si só um grande degrau avançado para quem não tinha conquistas no futebol profissional. Porém, a chance de ir mais longe motiva o português a sonhar.

“Ainda há muito a trilhar. É bom sentir essa emoção de ser campeão, mas tem mais coisas a conquistar”, disse Abel. O português só havia conquistado como treinador títulos nas categorias de base do Sporting. Mesmo como jogador do clube lisboeta, Abel acumulou apenas quatro conquistas: duas Copas de Portugal e outras duas Supercopas do país.

Se vencer o Mundial de Clubes no Catar, o português vai agregar ao currículo de treinador a segunda conquista da carreira. A terceira pode vir semanas depois, já que em 28 de fevereiro e 7 de março o Palmeiras terá a decisão contra o Grêmio, pela Copa do Brasil. A equipe já está garantida em 2021 em outra disputa de título. Por ter sido campeão da Libertadores, o time vai encarar o campeão da Sul-Americana, o Defensa y Justicia, da Argentina, pela da Recopa. Será mais uma chance de Abel erguer uma taça.

A sequência de decisões e de bons resultados podem fazer o treinador entrar para a história mesmo em tão pouco tempo de clube. O português estava no PAOK, da Grécia, até outubro e desembarcou no futebol brasileiro no início de novembro. O Palmeiras ganhou a Libertadores, está na final da Copa do Brasil e teve um bom aproveitamento no Brasileirão. Sob o comando dele, o time conquistou cerca de 60% dos pontos disputados.

“Em Portugal nós compartilhamos conhecimento, e cada um faz o seu caminho. Acima de tudo, (o meu trabalho) foi indicar um caminho e, de uma forma simples, foram construindo uma forma de jogar coletiva”, explicou Abel. Discreto, o português prefere dividir os méritos com os jogadores e membros da comissão técnica, mas tem a noção do quanto tem conseguido fazer história no Brasil.

8 imagens
Luiz Adriano com o troféu da Libertadores
Abel Ferreira comemora título da Libertadores, a primeira conquista da sua carreira
Marinho passa pelo troféu perdido
Weverton comemora título com filha
Rony comemora título da Libertadores
1 de 8

Palmeiras comemora título

Mauro Pimentel – Pool/Getty Images
2 de 8

Luiz Adriano com o troféu da Libertadores

Ricardo Moraes - Pool/Getty Images
3 de 8

Abel Ferreira comemora título da Libertadores, a primeira conquista da sua carreira

Ricardo Moraes - Pool/Getty Images
4 de 8

Marinho passa pelo troféu perdido

Ricardo Moraes - Pool/Getty Images
5 de 8

Weverton comemora título com filha

Ricardo Moraes - Pool/Getty Images
6 de 8

Rony comemora título da Libertadores

Mauro Pimentel – Pool/Getty Images
7 de 8

Felipe Melo pode pintar no time titular

Ricardo Moraes - Pool/Getty Images
8 de 8

Palmeiras comemora título

Ricardo Moraes - Pool/Getty Images
Orgulho

Os feitos de Abel têm causado grande repercussão em Portugal. A imprensa local deu destaque à conquista da Copa Libertadores e enfatizou mais um trabalho competente feito por um português em outro país. A mesma escola que formou José Mourinho, Jorge Jesus, Nuno Espírito Santo e tantos outros profissionais, vê um outro compatriota fazer sucesso do outro lado do Atlântico.

Para o presidente da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol de Portugal (ANTF), José Pereira, os resultados de Abel no Palmeiras são motivo de orgulho para os compatriotas. “Para nós é formidável esse sucesso. O Abel é jovem e dá corpo à formação que pregamos para nossos técnicos, com competência, filosofia de trabalho, planejamento de ações e qualidade. Ver o sucesso dele é um grande prazer para nós”, disse ao Estadão.

Até quem jogou com Abel Ferreira nos tempos de Sporting se sente feliz com os resultados. O ex-atacante Hélder Postiga disputou as Copas de 2006 e 2014 por Portugal e tem torcido demais pelo ex-companheiro. “Sinto muito orgulho do Abel. Tenho a oportunidade de ser amigo dele. Além de ser um grande profissional, tem mostrado competência e conseguido impor sucesso. O trabalho dele é motivo de orgulho para todos os portugueses”, comentou.

O orgulho do povo português se materializou no sábado. Ainda no vestiário do Maracanã, o treinador recebeu a ligação do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que o cumprimentou pela conquista. “Para mim é um orgulho tremendo receber uma mensagem e uma chamada dele. Quero agradecer-lhe em meu nome e da minha equipe técnica, como portugueses que somos”, disse Abel no último sábado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?