metropoles.com

De Taguatinga a Paris: coach de e-Sports brasiliense é contratado pelo PSG

Aos 21 anos, o brasiliense acumula títulos e fechou acordo com o time de Neymar para treinar jogadores no game

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação / Wendell Monteiro
Wendibre, jogador de Fifa
1 de 1 Wendibre, jogador de Fifa - Foto: Divulgação / Wendell Monteiro

Com apenas 21 anos, o brasiliense Wendell Monteiro já tem uma longa história no futebol…virtual. Nascido em Taguatinga, o gamer coleciona títulos no Fifa e é um dos grandes nomes brasileiros no cenário dos e-Sports. Para coroar a trajetória vitoriosa no game, Monteiro foi convidado pelo PSG para treinar e revelar novos talentos para a modalidade.

Mesada só se vencer o pai
Tudo começou em casa. O jovem cyber-atleta teve um treinador pra lá de exigente. Depois de começar a carreira no Winning Eleven (Pro Evolution Soccer), Wendell migrou para o Fifa em 2010. E tinha dentro de casa um técnico que o incentivou e o preparou para as competições.

A paixão pelo game passou de pai para filho e uma simples vontade de Wendell já era motivo para virar treinamento e um desafio entre os dois.

“Se eu precisava de dinheiro, meu pai me desafiava para uma melhor de três jogos. Se precisava de qualquer coisa, eu tinha que vencê-lo para conseguir o que queria”, brinca Wendell.

Wendibre
A carreira começou oficialmente em 2016, com um título estadual no Fifa. Aos 16 anos, Monteiro conquistou seu primeiro campeonato de forma oficial em Brasília e desde então não parou mais. O jovem foi campeão por quatro anos consecutivos disputando torneios em Brasília e em Manaus.

O brasiliense ficou entre os quatro melhores jogadores brasileiros do game por três anos. Em 2017, passou a representar o Brasil nas Eliminatórias Fifa. No mesmo ano disputou o ESWC, torneio qualificatório para as Eliminatórias de Amsterdã e foi campeão universitário brasileiro. Mais recentemente, sagrou-se top 16 da América do Sul no segundo qualifier de 2020, ganhando pontos no ranking mundial da modalidade.

O talento para driblar e criar jogadas rendeu um apelido: Wendibre.

“Sou conhecido como Wendibre porque meu estilo de jogo sempre foi baseado no drible. Tenho experiência no modo competitivo internacional há quatro anos, meu estilo de jogo é focado no drible eficaz, posse de bola e marcação com pressão”, conta o gamer.

PSG
A ascensão no modo competitivo rendeu frutos a Wendell. Funcionário público, o candango passou a conciliar o trabalho e o estudo em Direito com o hobby, que deixou de ser apenas um passatempo e em pouco tempo se tornou uma profissão.

Depois de se destacar por quatro anos consecutivos, o jovem foi convidado pelo PSG para ser coach no Fifa. O treinamento é feito toda de forma on-line. O clube francês contratou o brasiliense para treinar novos gamers e revelar talentos para a modalidade.

“Tenho muito orgulho de vestir a camisa do PSG, um clube francês de tradição ímpar e conhecido em todo o mundo. Nós, brasileiros, já consideramos o PSG como nosso velho amigo, pois várias vezes nossos ídolos vestiram o manto de Paris e representaram muito bem, feito que se repetiu mais uma vez com Neymar. A recepção foi muito calorosa e a equipe, preparada e competente. Estou confiante com o projeto, é uma honra ser o embaixador da PSG Academy no Brasil e estar ajudando no crescimento do e-Sports não só no Brasil mas no mundo inteiro. Espero transcender as expectativas criadas e fazer história assim como os ídolos brasileiros que já passaram pelo clube”, diz.

Agora, Wendell concilia o trabalho no PSG com projetos voltados para os e-Sports na Secretaria de Esportes e Lazer, onde trabalha. Com apenas 21 anos, o gamer foi convidado pelo Ministério da Cidadania para ser embaixador do Fifa na América Latina, África e Ásia. “Brasília vai ser a capital dos e-Sports e nós vamos levar esse projeto para outros estados por meio dessa parceria com o Governo Federal”, finaliza.

Para acompanhar Wendell Monteiro nas redes sociais, siga o gamer no Twitter e no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?