De cria a treinador: conheça Xavi, cotado para assumir o Barcelona
Um dos maiores jogadores do clube catalão pode retornar ao time que foi revelado, agora para comandar a equipe
atualizado
Compartilhar notícia
Ele foi um dos maiores meio-campistas do Barcelona, se aposentou e pode voltar como treinador ao clube que o revelou. Conheça um pouco mais sobre Xavi Hernández, técnico cotado para substituir Ronald Koeman no time espanhol.
Começo brilhante
Xavi começou no Barcelona ainda na base do time catalão, em 1991. O volante passou dois anos no time B do Barça antes de chegar ao elenco principal, em 1997.
Com passe e visão de jogo acima da média, o meia passou a se destacar e ganhar mais espaço no clube. Xavi foi de 22 jogos na temporada inicial no time de cima para 38 partidas um ano depois.
À medida que se destacava no Barcelona, Xavi também ganhava espaço na Seleção da Espanha, passando a ser convocado com frequência para defender as cores da Fúria, disputando a Copa do Mundo em 2002 e a Eurocopa em 2004.
Títulos
Um ano depois, Xavi conquistava seu primeiro título de expressão com o time principal do Barcelona. Em 2005, liderado por Ronaldinho Gaúcho, o Barça chegava ao título de LaLiga. E na temporada seguinte, ao bicampeonato espanhol.
Também na temporada 2005/06, o volante cria da base do Barcelona alcançava o topo da Europa, conquistando a Liga dos Campeões. O que se repetiria em 2008/09, 2010/11 e 2014/15. Sob o comando de Pep Guardiola, Xavi formou um dos maiores meios de campo da história, ao lado de Sergio Busquets e Andrés Iniesta.
Em 2010, Xavi foi fundamental na conquista da Copa do Mundo com a Espanha. Pela Fúria, também foi campeão da Eurocopa em 2008 e 2012.
Pelo time espanhol também levantou dois troféus do Mundial de Clubes.
Treinador
Xavi pendurou as chuteiras em 2019 e resolveu apostar na carreira de treinador. No mesmo ano, recebeu o convite do Al-Saad, do Catar. O ex-jogador está há três temporadas no time do Catar e já conquistou títulos, como a Liga Catar.
Embora tenha desconversado e afirmado que o foco está no Al-Saad, é assim, com o currículo invejável como jogador e com tanta identificação com o clube, que Xavi é muito bem cotado para retornar ao Barcelona e proporcionar novas alegrias a um clube carente de ídolos após a saída de Lionel Messi.