metropoles.com

De cria a treinador: conheça Xavi, cotado para assumir o Barcelona

Um dos maiores jogadores do clube catalão pode retornar ao time que foi revelado, agora para comandar a equipe

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Xavi Hernández
1 de 1 Xavi Hernández - Foto: Getty Images

Ele foi um dos maiores meio-campistas do Barcelona, se aposentou e pode voltar como treinador ao clube que o revelou. Conheça um pouco mais sobre Xavi Hernández, técnico cotado para substituir Ronald Koeman no time espanhol.

Começo brilhante

Xavi começou no Barcelona ainda na base do time catalão, em 1991. O volante passou dois anos no time B do Barça antes de chegar ao elenco principal, em 1997.

Com passe e visão de jogo acima da média, o meia passou a se destacar e ganhar mais espaço no clube. Xavi foi de 22 jogos na temporada inicial no time de cima para 38 partidas um ano depois.

À medida que se destacava no Barcelona, Xavi também ganhava espaço na Seleção da Espanha, passando a ser convocado com frequência para defender as cores da Fúria, disputando a Copa do Mundo em 2002 e a Eurocopa em 2004.

Títulos

Um ano depois, Xavi conquistava seu primeiro título de expressão com o time principal do Barcelona. Em 2005, liderado por Ronaldinho Gaúcho, o Barça chegava ao título de LaLiga. E na temporada seguinte, ao bicampeonato espanhol.

Também na temporada 2005/06, o volante cria da base do Barcelona alcançava o topo da Europa, conquistando a Liga dos Campeões. O que se repetiria em 2008/09, 2010/11 e 2014/15. Sob o comando de Pep Guardiola, Xavi formou um dos maiores meios de campo da história, ao lado de Sergio Busquets e Andrés Iniesta.

Em 2010, Xavi foi fundamental na conquista da Copa do Mundo com a Espanha. Pela Fúria, também foi campeão da Eurocopa em 2008 e 2012.

Pelo time espanhol também levantou dois troféus do Mundial de Clubes.

Treinador

Xavi pendurou as chuteiras em 2019 e resolveu apostar na carreira de treinador. No mesmo ano, recebeu o convite do Al-Saad, do Catar. O ex-jogador está há três temporadas no time do Catar e já conquistou títulos, como a Liga Catar.

Embora tenha desconversado e afirmado que o foco está no Al-Saad, é assim, com o currículo invejável como jogador e com tanta identificação com o clube, que Xavi é muito bem cotado para retornar ao Barcelona e proporcionar novas alegrias a um clube carente de ídolos após a saída de Lionel Messi.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?