De Afonso Alves a Matheus Nunes: “Aleatórios” que já vestiram a amarelinha
Desconhecido pelos brasileiros, jogador do Sporting foi convocado por Tite para defender a Seleção Brasileira nas eliminatórias
atualizado
Compartilhar notícia
Após o veto dos convocados para a Seleção Brasileira por parte da Premier League, Tite fechou, na tarde da última sexta-feira (27/8), a lista para a rodada tripla das eliminatórias, com nove jogadores para a vestirem a amarelinha. Entre eles, está o nome de Matheus Nunes, jogador do Sporting, de Portugal.
Ainda com 13 anos, o meia foi para a terra de Cristiano Ronaldo e fez toda a sua base por lá. Hoje, com 23, ele é jogador do Leão e era cotado para a seleção portuguesa, visto que ele tem dupla nacionalidade.
Mas ele não foi o único “Aleatório” que entrou para a lista de convocados da Seleção Brasileira. Veja outros jogadores que já apareceram de surpresa na Canarinho.
Afonso Alves
Quem não se lembra do polêmico chamado do atacante por Dunga? Desconhecido dos torcedores, Afonso Alves, que atuava pelo Heerenveen, da Holanda, foi selecionado para dois amistosos, contra Turquia e Inglaterra, além de jogar e ser campeão da Copa América de 2007. Seu único jogo nesta competição foi na semifinal, contra o Uruguai.
Ele foi artilheiro, com 34 gols, e melhor jogador do Campeonato Holandês, mas não conquistou nenhum título no país laranja.
Em oito jogos vestindo a amarelinha, ele marcou apenas um gol, em amistoso contra o México, em 12 de setembro de 2007. Depois disso, ele nunca mais apareceu na Seleção. Aos 40 anos, já abandonou a carreira.
Bobô
Não satisfeito com a convocação de Afonso Alves, Dunga também inovou em seu sucessor. Em 2008, no dia 6 de fevereiro, Bobô esteve na lista para um jogo amigável contra a Irlanda, mas não chegou a entrar em campo.
Depois disso, o atleta de 38 anos, jogador do Sidney FC, da Austrália, nunca mais foi lembrado pelo comandante.
Gledstone
A era Dunga também foi de muitos testes. Em 2006, quando Lúcio, craque da Seleção Brasileira à época, se machucou, o comandante não quis desfalcar as grandes equipes, que estavam na reta final do Brasileirão. Então, o zagueiro, que não era fundamental no Cruzeiro, foi chamado.
Não satisfeito, Dunga ainda o selecionou novamente em 2007, quando Alex Silva se contundiu.
O atleta, que hoje tem 36 anos e joga no Betim, de Minas Gerais, não atuou mais com a amarelinha.
Ismaily
O lateral esquerdo do Shakhtar Donetsk foi lembrado em 2018 pelo técnico Tite para amistosos contra a Rússia e a Alemanha. Após o corte de Alex Sandro, da Juventus, por lesão, o jogador do clube ucraniano apareceu na lista. Muito por conta do nome diferenciado, seu chamado foi de extrema surpresa.
Ele não chegou a ser utilizado e nunca mais foi lembrado pelo comandante da Seleção. Em 2021, ele vai para a sua oitava temporada atuando pelo Shakhtar e está na Champions League desta temporada.
Walace
O volante foi convocado para a Copa América por Dunga, aos 21 anos, em 2016, quando atuava pelo Grêmio e ainda não tinha grande fama no Brasil. Ele jogou apenas um jogo, contra o Haiti, atuando por 18 minutos.
O mais aleatório é que o volante voltou a figurar na lista em 2018, dois anos depois, com Tite. A curiosidade é que ele tinha sido rebaixado com Hamburgo, da Alemanha, após jogar apenas 19 vezes, marcar um gol e dar duas assistências.
Aos 26 anos, ele joga na Udinese, da Itália.
Roberto Firmino
Em outubro de 2014, o atacante do então Hoffenheim, da Alemanha, foi convocado. Desconhecido do futebol, ele foi bem na temporada, marcando 22 gols em 37 jogos. Estreou com a amarelinha contra a Turquia e marcou o seu primeiro gol contra a Áustria.
Mesmo com pouco tempo de casa, ele aproveitou a oportunidade e disputou a Copa América de 2015. De lá para cá, se firmou com todos os técnicos que passaram e hoje é figurinha carimbada. Firmino ainda jogou a Copa do Mundo de 2018 e foi campeão da competição continental em 2019 e vice na edição de 2020.
Pouco tempo depois de sua primeira aparição, o atacante foi comprado pelo Liverpool, clube que atua até hoje.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.