Danilo fala sobre volta, elogia Ronaldo e pede atenção com a Croácia
Em entrevista coletiva, Danilo falou sobre a volta à Copa após a lesão na primeira fase e pediu concentração contra os croatas
atualizado
Compartilhar notícia
Doha (Catar) Após sofrer uma lesão no ligamento do tornozelo, o lateral Danilo retornou à Seleção Brasileira na vitória sobre a Coreia do Sul, na segunda-feira (5/12), nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar.
Nesta quinta-feira (8/12), o polivalente jogador falou sobre o retorno ao mundial, elogiou o ex-atacante Ronaldo e pediu foco contra a Croácia.
O lateral, que atuou na esquerda contra os sul-coreanos devido a lesões de Alex Sandro e Alex Telles, falou sobre a improvisação na partida das oitavas de final.
“Espero que o Alex Sandro esteja saudável à disposição. Estou bem, curado. Indiferente a posição que eu jogo. É natural. No futuro, serei zagueiro. Estou a disposição em qualquer posição. Vou jogar ‘dentro de campo'”, brincou, não querendo revelar em qual lado irá jogar ou se Alex Sandro estará disponível para a partida.
Na coletiva, o lateral também elogiou o pentacampeão Ronaldo. Para Danilo, o ex-jogador é um exemplo para a atual geração da Seleção.
“Ronaldo é muito importante. Minhas melhores lembranças no futebol incluem Ronaldo, como a final do penta em 2002, quando ele fez os gols contra a Alemanha, a gente saía correndo pelo bairro. Era um grande evento. Assim como em outros momentos, como o primeiro jogo dele pelo Real Madrid, a volta para o Corinthians. Já estive com ele em alguns momentos e é uma referência para mim e para todos os jogadores”, afirmou.
Características
Aos 31 anos, Danilo sempre foi reconhecido por ser um lateral mais defensivo pelos clubes onde atuou. Na Europa desde a temporada 2010/11, após se destacar no Santos, o jogador se firmou por onde passou, mas atuando de forma mais contida, quase como um terceiro zagueiro, ajudando na composição defensiva.
Atualmente, Danilo defende a Juventus, da Itália, após passagens por Porto, Real Madrid e Manchester City. O jogador falou sobre sua evolução na posição.
“Eu entendo o gosto do brasileiro por laterais ofensivos. Mas com o passar dos anos eu tive que ir me adaptando a diferentes escolas e treinadores. Isso funcionou. Em termos de Seleção, esse processo demorou um pouco mais. Eu gosto de falar em inteligência cristalizada, que é quando você foca no momento, no que tem que melhorar e deixa todo o resto para trás”, disse.
“É claro que o reconhecimento é bom, massageia o ego, mas entre focar na crítica e no meu desenvolvimento como jogador, eu preferi melhorar”, ponderou o atleta, sobre as críticas que recebia por ter características mais defensivas.
Por fim, Danilo pediu foco na Croácia. “É um time que vem de grandes campanhas na Copa e, até agora, só levaram dois gols. Além disso, tem grandes jogadores, como Modric, Perisic, Brozovic. Será uma partida que demandará muita concentração e empenho. O adversário vai bater de frente com a gente de todas as formas possíveis”, alertou.
Brasil e Croácia se enfrentam nesta sexta-feira (9/12), às 12h (horário de Brasília), com transmissão em tempo real no Metrópoles.