metropoles.com

Da Copa América para o Real Madrid, Kubo não quer ser “Messi japonês”

Jogador destaque da seleção japonesa na competição no Brasil, o jovem de 18 anos irá vestir a camisa do time espanhol a partir de agora

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Koji Watanabe/Getty Images
Ecuador v Japan: Group C – Copa America Brazil 2019
1 de 1 Ecuador v Japan: Group C – Copa America Brazil 2019 - Foto: Koji Watanabe/Getty Images

Takefusa Kubo, 18 anos, é a principal promessa do futebol japonês. É um jogador que tem no currículo passagem pelas categorias de base do Barcelona e está de malas prontas para voltar à Espanha, mas desta vez para atuar pelo Real Madrid – há duas semanas foi contratado para atuar pelo time B espanhol.

Durante a participação do Japão na Copa América, Kubo foi o jogador do seu país mais difícil de ser entrevistado na zona mista. Os jornalistas se dividiam, praticamente, em dois grupos para ouvi-lo. Primeiro, ele falava em espanhol fluente com os sul-americanos. “Só penso na Copa América agora. Quando acabar, começarei a pensar no Real Madrid”, costumava dizer durante a competição.

As declarações, de uma maneira geral, eram curtas. O que ele mais teve de responder foi sobre o apelido ‘Messi Japonês’. “Não gosto que me comparem com um jogador tão grande como ele”.

O apelido surgiu nos tempos em que estava no Barcelona. Se olhar para a qualidade do futebol, todos concordam com o garoto japonês, que não deve haver comparação. Mas Kubo tem de fato características semelhantes às do astro da Argentina. Ambos atuaram na base do Barcelona, os dois são canhotos, beiram o 1,70m de altura e têm como principais armas a habilidade e a velocidade.

Com os jornalistas japoneses, ele conversa por mais tempo, e em um tom mais baixo. Cada repórter faz sua pergunta tranquilamente. Kubo, parado, atende a todos. “Sei que falam muito de mim. Mas não posso ficar me preocupando com isso. Sou só mais um jogador. Jogamos com 11 e não com um”, disse o garoto que vestiu a camisa 21 do Japão na Copa América.

Kubo nasceu em Kawasaki, a 25 quilômetros de Tóquio, e começou a jogar bola aos sete anos. Por ser melhor do que os demais, em 2011, recebeu o convite para conhecer o centro de formação dos jogadores do Barcelona e por lá ficou durante três anos. Ele só não fez o primeiro contrato como profissional no clube catalão, com 16 anos, pois não tinha cidadania europeia – no período, o Barcelona foi punido por contratos irregulares com garotos da base. Kubo então acertou com o Tokyo e disputou o Mundial Sub-20 pelo Japão com apenas 15 anos.

“É o jogador japonês mais promissor da história. Por ter atuado no Barcelona, tem características diferentes dos outros japoneses”, disse Mika Ono, correspondente no Brasil do jornal Sports Nippon. “Como é canhoto e começou no Barcelona a comparam com Messi”, prosseguiu a jornalista.

O repórter Wataro Funaki, do site Football Channel, discorda da comparação. “Não acho certo. O Messi é mais atacante. O Kubo, meia.”. O jornalista também acredita que a promessa japonesa vai demorar para se adaptar ao Real. “Lá a intensidade é muito alta e no Japão o estilo de jogo é mais cadenciado”, analisou. “Mas ele é jovem e no futuro terá chance no time principal do Real Madrid.”

Saldo final
Na Copa América, Kubo foi titular na estreia do Japão na derrota para o Chile por 4 x 0. Na segunda rodada, no empate por 2 x 2 com o Uruguai, começou na reserva e entrou no segundo tempo. O jovem de 18 voltou a começar a partida na igualdade por 1 x 1 com o Equador, resultado que eliminou a seleção japonesa da competição.

O garoto voltou na noite de terça-feira (25/06/2019) com a delegação japonesa para Tóquio. De lá deverá seguir para a Espanha e se apresentar ao Real Madrid. Na Copa América, ficará a torcida para “Uruguai ou Chile, um dos que estavam no nosso grupo”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?