metropoles.com

Cuiabá está próximo de comemorar 20 anos disputando a Série A pela 1ª vez

Restam apenas 3 rodadas para o fim da Série B e o Dourado é o 3º colocado, com 58 pontos e 97,6% de chances de estar na 1ª divisão em 2021

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter @CuiabaEC
Cuiabá EC
1 de 1 Cuiabá EC - Foto: Reprodução/Twitter @CuiabaEC

O Cuiabá está muito perto de confirmar o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro pela primeira vez na sua história. Restam apenas três rodadas para o fim da Série B e o Dourado é o 3º colocado, com 58 pontos e 97,6% de chances de estar na elite do futebol brasileiro em 2021, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Caso o ingresso se confirme, o auriverde completará 20 anos de existência dando esse presentão para a torcida. Saiba mais, a seguir, sobre a trajetória do Cuiabá até a tão sonhada vaga na primeira divisão.

Campeão precoce

Fundado em 2001 pelo ex-jogador Gaúcho, o Cuiabá começou disputando os campeonatos amadores de categoria de base e só passou a competir profissionalmente em 2003, já conquistando o primeiro de nove títulos do Campeonato Mato Grossense, derrotando o Barro do Garças. Hoje o clube ostenta nove troféus estaduais.

Também em 2003, o Cuiabá disputou a Série C do Campeonato Brasileiro e foi até a segunda fase ao se classificar em primeiro de seu grupo, mas acabou eliminado pelo Palmas nos pênaltis. No ano seguinte, além de conquistar o segundo título estadual e ser vice-campeão da Copa Mato Grosso, disputou a Série C novamente e estreou na Copa do Brasil, perdendo para o Goiás na primeira fase.

Em 2005, disputou a Copa do Brasil e chegou a empatar em 1 x 1 com o Vila Nova no jogo de ida da primeira fase, mas perdeu em casa por 2 x 0 e foi eliminado. De 2006 a 2008, o Dourado anunciou uma pausa nas atividades, “descontente com o excesso de desmandos da Federação Mato-grossense de Futebol, e alegando falta de recursos para continuar seu projeto em virtude da não renovação do contrato com seu patrocinador”, lembra o site oficial do clube.

O retorno

Quando voltou à ativa, em 2009, estava na segunda divisão estadual e foi vice-campeão, também foi vice da Copa Governador, competição conquistada posteriormente em 2010 e 2016. Em 2011, o retorno à Série D levou o time à 3ª divisão, chegando até a semifinal. O Santos Cruz venceu o Cuiabá por 3 x 1 no placar agregado.

Após passar 2012 sem erguer troféus e suar para se manter na Série C, em 2013 o Dourado venceu o 4º título estadual, mas de novo continuou na terceira divisão por pouco. No ano seguinte, levantou o 5º caneco do estadual e fez uma campanha um pouco mais tranquila na Série C, porém não foi além da primeira fase.

O ano de 2015 foi um marco na história do Cuiabá. O hexacampeonato estadual ficou pequeno perto da conquista da Copa Verde sobre o Remo. O auriverde perdeu na ida, fora de casa, por 4 x 1, e conseguiu uma virada impressionante na volta, na Arena Pantanal, fazendo 5 x 1 e garantindo o título inédito.

A vitória naquela edição da Copa Verde levou o Dourado à Copa Sul-Americana de 2016, quando tornou-se o primeiro clube mato-grossense a participar de uma competição internacional. Nessa, enfrentou e foi eliminado pela Chapecoense, que viria a ser finalista e campeã após o trágico acidente que matou grande parte da delegação da Chape.

A ascensão

De 2017 a 2019, o Cuiabá venceu mais três estaduais seguidos e, em 2018, foi vice-campeão da Série C, conquistando o acesso à segunda divisão. Foi derrotado pelo Operário-PR por 4 x 3 no placar agregado, sendo 3 x 3 no jogo de ida.

Em 2019, o auriverde ergueu também seu segundo caneco da Copa Verde, o que o levou à Copa do Brasil de 2020, quando chegou até às quartas de final da competição. Passou pelo Botafogo nas oitavas de final, mas não superou o Grêmio na fase seguinte.

A campanha na Série B, com 16 vitórias, 10 empates e nove derrotas em 35 jogos, está levando o Cuiabá da Série C à elite do futebol brasileiro em dois anos. Entretanto, o Juventude (4º) e o CSA (5º), ameaçam a vaga do time mato-grossense na primeira divisão.

Depois de bater o Cruzeiro nesse sábado (16/1), o time de Caxias do Sul entrou no G4, agora tem 55 pontos e empurrou os alagoanos para a 5ª posição. O azulão empatou com o Avaí também no sábado e soma 53 na pontuação. Assim, bastam duas vitórias para o Cuiabá garantir seu lugar na Série A. Com mais seis pontos, mesmo o sucesso de Juventude e CSA nos próximos três jogos não tira a vaga do auriverde.

Os últimos compromissos do Cuiabá na Série B são contra o Paraná fora de casa, nesta terça-feira (19/1); diante do Sampaio Corrêa, na Arena Pantanal, dia 22; e fecha visitante o CRB no dia 30.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?