metropoles.com

Cruzeiro rebaixado e Flamengo soberano: o balanço do Brasileirão

Apontado como um dos favoritos ao título no início da competição, time mineiro amargou primeiro rebaixamento da história

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Flamengo10
1 de 1 Flamengo10 - Foto: Reprodução/Twitter

O Campeonato Brasileiro chegou ao fim neste domingo (08/12/2019) com desfechos que pareciam improváveis. Afinal, o elenco estrelado do Flamengo só deu liga após a chegada do técnico Jorge Jesus, enquanto o badalado time do Cruzeiro, apontado como um dos favoritos a levantar o caneco no início do certame, terminou a competição rebaixado à Série B pela primeira vez na história.

Confira o que de mais importante aconteceu durante a edição de 2019 do Brasileirão no nosso balanço.

Flamengo imparável:
Mesmo recheado de estrelas, o time rubro-negro teve trabalho nas primeiras rodadas do campeonato. Tanto que viu o Palmeiras, outro clube com pujança econômica e capaz de contratar atletas de qualquer lugar do mundo, abrir vantagem na liderança da competição.

O panorama mudou com a demissão de Abel Braga e a chegada do português Jorge Jesus. O europeu implementou um estilo tático que transformou tropeços em grandes resultados, que culminaram na conquista do Brasileirão e da Libertadores no mesmo fim de semana. No torneio doméstico, o caneco foi conquistado ainda na 35ª rodada, sem que o Rubro-Negro sequer precisasse entrar em campo.

A goleada sofrida por 4 x 0 diante do Santos na última rodada não apaga em nada o brilhantismo da incontestável conquista do Flamengo em 2019.

Queda do Cruzeiro:
Não se pode dizer que a Raposa iniciou o campeonato com um elenco considerado fraco. Inesperado, porém, foi o desempenho do time no Brasileirão. Enquanto priorizou as competições em formato mata-mata, sendo eliminado precocemente na Copa Libertadores e na Copa do Brasil, o Cruzeiro pouco produziu no torneio local, se colocando em um buraco difícil de sair. Apesar de ter lutado até a última rodada, o clube celeste não demonstrou forças para escapar da inédita degola.

No jogo que culminou no rebaixamento do time, o primeiro da história quase centenária do Cruzeiro, a torcida protagonizou cenas de selvageria, vandalizando o Mineirão e obrigando o árbitro Marcelo de Lima Henrique a terminar a partida quatro minutos antes do previsto no segundo tempo.

O ano do Cruzeiro, porém, foi conturbado fora das quatro linhas a ponto de prejudicar o desempenho em campo. As constantes trocas de treinador (foram três durante o Brasileirão), aliadas à guerra entre técnicos e elenco, complicaram e muito a vida dos mineiros.

Cariocas se recuperam:
Vasco, Fluminense e Botafogo eram apontados como candidatos ao rebaixamento em 2019. Enquanto o primeiro se reinventou com a chegada de Vanderlei Luxemburgo, os dois rivais tiveram mais trabalho para afastar o fantasma da degola. Curiosamente, foi o triunfo do Cruzmaltino sobre o Cruzeiro, na penúltima rodada, que decretou a permanência tanto do Tricolor, quanto do Glorioso na elite do futebol brasileiro.

Na última rodada, Fluminense e Botafogo entraram em campo com chances de conquistarem uma vaga na Copa Sul-Americana, o que coroaria a temporada de ambos. Apenas o time das Laranjeiras, entretanto, conseguiu o feito, ao bater o Corinthians em plena Arena Corinthians, em São Paulo.

Rebaixamento da Chapecoense:
O Cruzeiro não foi o único time que amargou o primeiro descenso da história do clube. 2019 também marcou a primeira vez que a Chapecoense caiu de divisão. O time, afundado em dívidas desde o acidente aéreo sofrido pela equipe em 2016, não conseguiu repetir a receita de elenco bom e barato, algo que o clube conseguiu fazer com êxito desde a chegada à elite do futebol brasileiro.

Mesmo com o apoio do torcedor, que compareceu às arquibancadas da Arena Condá durante o Brasileirão, a Chape disputará a Série B em 2020.

 

Ver essa foto no Instagram

 

#OrgulhoDeSerChape ?⚽?

Uma publicação compartilhada por Chapecoense (@chapecoensereal) em

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?