metropoles.com

Cruzeiro passa sufoco, mas bate Patrocinense com gols de Nikão e Bruno Rodrigues

O Cruzeiro fez um bom primeiro tempo neste sábado (21/1) e tirou boas impressões de alguns de seus reforços

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Cruzeiro
1 de 1 Cruzeiro - Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

O Cruzeiro fez um bom primeiro tempo neste sábado (21/1), em duelo com o Patrocinense, e tirou boas impressões de alguns de seus reforços, mas passou por momentos de sufoco antes de assegurar a vitória por 2 x 1, no Pedro Alves do Nascimento. O triunfo na primeira partida oficial da temporada, válida pela rodada inicial do Campeonato Mineiro, teve gols do estreante Nikão e de Bruno Rodrigues, antes de Cristiano Robert diminuir. O empate quase saiu nos minutos finais. Em um recuo precipitado de Lucas Oliveira, Rafael evitou o gol contra e gerou um tiro livre direto para o Patrocinense, que não converteu.

O Cruzeiro levou 10 de seus 14 reforços para Patrocínio, e cinco começaram como titulares: Igor Formiga, Ramiro, Rafael Bilu, Nikão e Wesley. Alguns deles foram distribuídos de forma pouco previsível na escalação montada pelo treinador Paulo Pezzolano, que não esteve presente na partida pois cumpre suspensão recebida no estadual do ano passado. O auxiliar Martin Varini foi o responsável pelo comando técnico no banco de reservas .

O versátil Ramiro, que já jogou como volante, lateral-direito e até atacante em outros clubes pelos quais passou, foi colocado na função de zagueiro pela direita, em uma linha de três ao lado de Oliveira e Eduardo Brock. Apesar disso, apareceu no ataque em momentos nos quais o time assumia uma disposição ofensiva. O atacante Rafael Bilu foi escalado como ala esquerda e Igor Formiga pela direita; Neto Moura e Ian Luccas, que está no clube emprestado pela Ferroviária e integrava o elenco sub-20, se posicionaram na contenção do meio de campo.

Apesar de ter muitos jogadores novos do elenco em campo, o Cruzeiro mostrou sintonia e envolveu o Patrocinense logo no início. Marcou pressão na saída de bola adversária e foi daí que se originou o primeiro gol, em lance iniciado com uma roubada de bola e encerrada com um chute efetuado pelo estreante Nikão da entrada da área. O segundo gol foi de pênalti, convertido por Bruno Rodrigues aos 16 minutos, após falta sofrida por Wesley dentro da área.

O restante da primeira etapa foi vivido tranquilamente pelos cruzeirenses, que até viram o Patrocinense finalizar, porém sem levar perigo. O início do segundo tempo, contudo, mudou esse panorama, pois, aos sete minutos, Cristiano se jogou de peito na bola para concluir cruzamento de Gabriel Galhardo e empatou o jogo. A queda de rendimento fez Varini promover mais estreias no cruzeiro. Trocou Ramiro e Nikão por Wallisson e Mateus Vital, respectivamente.

Em seus primeiros minutos com a camisa celeste, Wallisson quase fez um golaço. Tocou para Bidu e se projetou pelo lado da direito da área. Ao receber de volta, dominou, aplicou um chapéu no marcador e acertou a bola no ar, mas o goleiro Adilson fez a defesa. Vital também entrou bem, mas sentiu uma pancada na perna esquerda e foi substituído por Daniel Junior após pouco mais de 20 minutos em campo. Entre os reforços, o atacante Davó e os zagueiros Neris e Reynadlo não saíram do banco.

Sem a eficiência ofensiva que demonstrou no início, o Cruzeiro ainda passou sufoco nos minutos finais por causa de um erro de Lucas Oliveira. Aos 45 minutos, o zagueiro recuou muito forte para o goleiro Rafael Cabral, que estava adiantado e correu desesperadamente para se jogar ao chão e salvar a bola de cima da linha.

Como o goleiro tocou a bola com a mão após um passe de seu companheiro de defesa, o árbitro marcou tiro livre indireto por recuo. Todos os jogadores do Cruzeiro se posicionaram dentro do gol, já que a falta foi cobrada em cima da linha da pequena área, e conseguiram evitar que a finalização de Rafael Furlan entrasse.

FICHA TÉCNICA

PATROCINENSE 1 X 2 CRUZEIRO

PATROCINENSE – Adilson; Emerson (Lucão), Alan Ferreira, Léo Alves e Rafael Furlan; Sabino (Evair), Lucas Hulk (Gabriel Galhardo) e Daniel Costa (Marquinhos do Sul); Gleissinho, Neto Costa e Léo Santos (Cristiano). Técnico: Thiago Oliveira.

CRUZEIRO – Rafael Cabral; Ramiro (Wallisson); Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Igor Formiga (Wesley Gasolina), Neto Moura, Ian Luccas, Nikão (Mateus Vital, depois Daniel Junior) e Rafael Bilu (Marquinhos Cipriano); Wesley e Bruno Rodrigues. Técnico: Martin Varini (substituindo Paulo Pezzolano, suspenso).

GOLS – Nikão, aos sete, e Bruno Rodrigues,aos 16 minutos do primeiro tempo.

ÁRBITRO – Paulo Cesar Zanovelli.

CARTÕES AMARELOS – Lucas Hulk, Rafael Furlan e Neto Costa (Patrocinense); Ramiro, Neto Moura e Nikão (Cruzeiro).

CARTÃO VERMELHO – Thiago Oliveira.

RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.

LOCAL – Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?