metropoles.com

Cruzeiro empata com o Botafogo e segue ameaçado de rebaixamento

A última vitória cruzeirense no Brasileirão foi em seu terceiro compromisso – 2 x 1 sobre o Goiás

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FERNANDO MORENO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Cruzeiro x Botafogo
1 de 1 Cruzeiro x Botafogo - Foto: FERNANDO MORENO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Se o Cruzeiro sobrou na retomada da Copa do Brasil, o time ainda não conseguiu reagir no Campeonato Brasileiro. Neste domingo (14/07/2019), o time mineiro chegou ao 7º jogo sem vitória no torneio ao empatar sem gols contra o Botafogo, no Mineirão, pela décima rodada.

A última vitória cruzeirense no Brasileirão foi em seu terceiro compromisso – 2 x 1 sobre o Goiás. Desde então, foram quatro derrotas e três empates, que colocaram o clube ameaçado de rebaixamento, com nove pontos. O Botafogo segue na parte de cima da tabela, fechando a zona de classificação para a Copa Libertadores, com 16 pontos e em sexto lugar.

Ao contrário do que fez na Copa do Brasil no meio de semana, quando venceu o rival Atlético-MG, por 3 a 0, o Cruzeiro teve um desempenho fraco e praticamente não criou. O Botafogo teve atuação sólida no campo de defesa, mas não se preocupou muito em atacar.

Com um time misto e alguns desfalques, como o meia Robinho e o polivalente Romero, o time mineiro entrou em campo ainda nas nuvens pela vitória na Copa do Brasil. Mas longe de apresentar a mesma intensidade, mostrou um futebol preguiçoso e demorou para assumir o controle do jogo no primeiro tempo.

O Botafogo também entrou na morosidade da partida, com a estratégia de se fechar e buscar um contra-ataque para surpreender. Os cariocas, contudo, não conseguiram trocar passes no campo de ataque e praticamente não ameaçaram.

Sem oportunidades de gol, a cena que mais chamou atenção no começo da partida foi protagonizada por Luiz Fernando. O atacante passou mal no meio-campo, vomitou bastante e precisou ser substituído com 22 minutos.

Durante a paralisação para o atendimento do jogador, Mano Menezes aproveitou para pegar a prancheta tática e ajustar a equipe. O papo acabou dando resultado. Os donos da casa trabalharam melhor a bola e criaram a primeira chance aos 27 minutos. David, uma das novidades na escalação, recebeu passe de cavadinha de Thiago Neves, ficou de frente para o gol, mas não acertou a bola na finalização e acabou facilitando para Gatito.

Fred saiu do banco de reservas, entrando na vaga de Ariel Cabral, e o Cruzeiro seguiu em cima no final da primeira etapa. Depois de cruzamento rasteiro de Pedro Rocha, Dedé, na pequena área, se jogou na bola, mas mandou por cima. O zagueiro ficou pedindo pênalti no lance. Depois de consultar o VAR, Leandro Pedro Vuaden mandou o lance seguir. Antes do intervalo, Pedro Rocha tentou em chute cruzado, mas errou o alvo e mandou para fora.

Para tentar mudar o ritmo do segundo tempo, Mano Menezes mandou a campo o jovem Maurício na vaga de Thiago Neves. Assim como o lateral Weverton, escalado entre os titulares, o meia recebeu sua primeira chance entre os profissionais. Apesar do sangue novo, os donos da casa não mudaram o panorama. Seguiram com a bola no campo de ataque, mas sem agressividade e errando muito tecnicamente, não levaram perigo a Gatito.

O Botafogo parecia satisfeito com o resultado e seguia marcando firme, em busca de um contra-ataque. A oportunidade apareceu aos 38 minutos. Após arrancada de Alex Santana, a bola ficou com Rodrigo Pimpão pelo lado direito. O atacante invadiu a área, bateu cruzado, mas mandou para fora, perdendo a oportunidade mais clara do time carioca no jogo.

No final, o Cruzeiro tentou pressionar colocando a bola na área adversária, mas foi completamente anulado pela defesa botafoguense. Como consequência pelo pouco futebol, a torcida vaiou o time após o apito final.

No meio de semana, o Cruzeiro faz o jogo de volta contra o Atlético-MG, pelas quartas de final da Copa do Brasil, na quarta, às 19h15, no Independência, em Belo Horizonte. Pelo Brasileirão, o próximo adversário será o Bahia, no sábado, às 17 horas, na Fonte Nova, em Salvador. Já o Botafogo encara o Santos no próximo domingo, às 11 horas, no Engenhão, no Rio.

Ficha técnica
Cruzeiro 0 x 0 Botafogo
Cruzeiro: Fábio; Weverton, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Ariel Cabral (Fred), Jadson e Thiago Neves (Maurício); David e Pedro Rocha (Sassá). Técnico: Mano Menezes.
Botafogo: Gatito Fernández; Marcinho (Fernando), Joel Carli, Gabriel e Gilson; Gustavo Bochecha, Alex Santana e João Paulo; Luiz Fernando (Rodrigo Pimpão), Diego Souza e Erik (Victor Rangel). Técnico: Eduardo Barroca.
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Renda: R$ 215.440,50
Público: 18.012 presentes
Local: Mineirão (BH)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?