Croácia tem mais pódios que seis campeãs mundiais desde a Copa de 1998
Após a vitória sobre o Marrocos, por 2 x 1, a Croácia chegou ao seu terceiro pódio desde a Copa da França. O Brasil, por exemplo, tem dois
atualizado
Compartilhar notícia
A Croácia derrotou o Marrocos por 2 x 1 neste sábado (17/12) e ficou com o terceiro lugar da Copa do Mundo. Com o resultado, a Croácia chegou a um número expressivo de pódios em Mundiais. Desde 1998, quando teve a primeira participação neste torneio e ficou com o bronze, a seleção de Modric chegou à terceira semifinal e, em todas, saiu com uma medalha. Em 2018, foi vice.
O número é maior do que seis campeãs do mundo, incluindo a Seleção Brasileira. Desde o período, a Canarinho tem dois pódios: em 1998, quando foi vice para a França, e em 2002, quando derrotou a Alemanha na final e conquistou o penta. Desde então, o país verde e amarelo vem caindo nas quartas de final, com exceção da Copa de 2014, quando perdeu nas semis e na disputa do terceiro lugar, ficando em quarto.
“A Croácia não é um milagre que acontece a cada 20 anos, eles deveriam nos ver como uma superpotência no futebol”, destacou Luka Modric, após vencer o embate frente ao Marrocos.
Comparando com outros campeões mundiais, a Croácia perde somente para Alemanha e França. A equipe de Mbappé chegou à quarta medalha em 2022 e conta com dois títulos (1998 e 2018) e um vice (2006). A vencedora da Copa de 2014, no Brasil, ainda tem outro vice e mais dois terceiros lugares.
Argentina, um vice e a final de 2022, Espanha e Itália, com um título cada, são os campeões que chegaram ao pódio desde 1998. Apenas Inglaterra e Uruguai não receberam nenhuma medalha desde a Copa da França.