metropoles.com

Croácia vence Inglaterra por 2 x 1 e vai à final da Copa contra França

Trippier abriu placar para ingleses. Perisic empatou para croatas e Mandzukic virou o jogo. Decisão será domingo (15/7), às 12h, em Moscou

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Heiman – FIFA/FIFA via Getty Images
England v Croatia: Semi Final – 2018 FIFA World Cup Russia
1 de 1 England v Croatia: Semi Final – 2018 FIFA World Cup Russia - Foto: Michael Heiman – FIFA/FIFA via Getty Images

Pela primeira vez em sua história, a Croácia vai decidir uma Copa do Mundo. Nesta quarta-feira (11/7), no Estádio Lujniki, em Moscou, a seleção começou mal, mas se ajeitou durante a partida e virou em cima da Inglaterra, vencendo por 2 x 1. Com três prorrogações nas três fases de mata-mata do Mundial da Rússia, os croatas chegam desgastados fisicamente para a finalíssima de domingo (15), contra a favorita França, no mesmo estádio. Mas é bom ninguém duvidar da força desse time.

No primeiro tempo da partida, a Inglaterra dominou todas as ações e poderia ter ido aos vestiários com um placar maior. Na segunda etapa, a Croácia esteve bem melhor, empatou o jogo e só não virou por detalhes. No primeiro tempo da prorrogação, as duas seleções tiveram chances para desempatar, mas foram os croatas, com Mandzukic, que chegaram ao segundo gol.

O jogo começou quente. Logo aos três minutos do primeiro tempo, Dele Alli recebeu ótimo passe de Lingard perto da meia-lua e sofreu a falta do craque Modric. Na cobrança, Trippier lembrou o craque inglês Wayne Rooney de tão bem que pegou bem na bola, que fez a curva por fora da barreira e entrou no canto esquerdo alto de Subasic – o goleiro da Croácia nem mesmo tentou pular na bola.

A seleção da Croácia parecia não ter forças para buscar uma reação. Modric e Rakitic, meio-campistas de grande categoria e titulares de Real Madrid e Barcelona, não conseguiam se entender. Distantes um do outro, pouco produziram na primeira etapa.

 

10 imagens
O zagueiro croata Vida mostrou a raça de sempre
Croácia empatou aos 22 minutos do segundo tempo
Goleiro inglês Pickford fez boas defesas, mas não conseguiu evitar o gol croata
Jogadas foram ríspidas mas quase sempre na bola
Perisic antecipou-se à zaga inglesa e cravou o empate para a Croácia
1 de 10

O atacante inglês Harry Kane não teve muitas chances de gol

Mike Hewitt - FIFA/FIFA via Getty Images
2 de 10

O zagueiro croata Vida mostrou a raça de sempre

Ryan Pierse/Getty Images
3 de 10

Croácia empatou aos 22 minutos do segundo tempo

Alexander Hassenstein/Getty Images
4 de 10

Goleiro inglês Pickford fez boas defesas, mas não conseguiu evitar o gol croata

Ryan Pierse/Getty Images
5 de 10

Jogadas foram ríspidas mas quase sempre na bola

Mike Hewitt - FIFA/FIFA via Getty Images
6 de 10

Perisic antecipou-se à zaga inglesa e cravou o empate para a Croácia

Alexander Hassenstein/Getty Images)
7 de 10

O atacante croata Mandzukic foi pouco acionado durante a partida

Ryan Pierse/Getty Images
8 de 10

Torcida croata foi à loucura com a força de sua seleção

Joosep Martinson - FIFA/FIFA via Getty Images
9 de 10

Goleiro Pickford sobe muito para anular as jogadas áereas da Croácia

Dan Mullan/Getty Images
10 de 10

Modric comandou as ações da seleção croata: cansaço após três prorrogações seguidas

Ryan Pierse/Getty Images

Assim, cheio de espaços para atacar, a Inglaterra foi avançando, principalmente com Dele Alli, que tinha liberdade para receber a bola – quase sempre o primeiro combate era feito já por um dos zagueiros da Croácia, e não pelos volantes.

Em uma dessas jogadas, a Inglaterra quase chegou ao segundo gol. Lingard achou Kane dentro da área, o atacante bateu rasteiro, mas Subasic fez grande defesa. No rebote, o próprio Kane, de dentro da pequena área, fez o mais difícil e chutou na trave. Contudo, o bandeirinha já havia assinalado impedimento na primeira jogada.

Aos 35, mais uma ótima chance para os ingleses. Kane dominou pela meia-esquerda e abriu para Dele Alli. O camisa 20 dominou já dentro da área e rolou para Lingard que, de frente para o gol e sem marcação, bateu à direita do gol de Subasic.

 

Segundo tempo
No segundo tempo, os primeiros dez minutos foram do mesmo cenário. Mas a partir daí, a seleção da Croácia mudou de postura. Mesmo cansada, passou a ter mais disposição em todas as divididas. Com a posse da segunda bola, o time foi para cima. A Inglaterra, de forma perigosa, recuou o time na tentativa de explorar o conta-ataque, que não aparecia com frequência.

Aos 19, quase o empate. Modric cruzou da direita, Stones cortou mal e a bola sobrou limpa para Perisic dominar e bater firme. A bola que tinha endereço certo explodiu em Walker.

O resultado de tanto empenho croata deu resultado aos 24 minutos. Vrsaljko recebeu boa bola pela direita e cruzou dentro da pequena área para Perisic, que se antecipou a Walker e com o pé esquerdo todo esticado empatou o jogo, para explosão da torcida da Croácia no Luzhniki.

Dois minutos depois, a Croácia quase virou. Após bobeada da defesa inglesa, Perisic dominou sozinho dentro da área, levou para a esquerda e bateu firme cruzado. A bola explodiu na trave, voltou nos pés de Rebic, que chutou para defesa do goleiro Pickford.

Prorrogação
Na prorrogação, a primeira grande chance surgiu aos oito minutos e foi para a Inglaterra. Após cobrança de escanteio, Stones cabeceou firme, mas Vrsaljko apareceu em cima da linha para impedir o segundo gol inglês.

Aos 17 do primeiro tempo, foi a vez da Croácia quase marcar o gol de desempate. Perisic recebeu linda bola de Modric pela esquerda e cruzou para Mandzukic finalizar na saída de Pickford, que fez uma grande defesa e evitou o gol.

Mas no segundo tempo da prorrogação não teve jeito. Aos dois minutos, Pivaric tentou cruzar na área pela esquerda, mas a defesa da Inglaterra cortou. No rebote, Rakitic cabeceou de volta para a área e aí a defesa inglesa falhou feio, principalmente Walker e Stones – a bola sobrou limpa para o atacante Mandzukic tocar na saída de Pickford e virar a partida.

Depois, até o final da partida, a Croácia tocou a bola. A Inglaterra não teve forças para empatar e levar o jogo para os pênaltis. Agora, domingo, a seleção croata encara a favorita França na decisão da Copa do Mundo da Rússia. Aos ingleses, resta o consolo de, assim como em 1990, brigar pelo terceiro lugar, sábado contra a Bélgica, em São Petersburgo. (Com informações da Agência Estado)

 


FICHA TÉCNICA

CROÁCIA 2 x 1 INGLATERRA

Croácia
Subasic; Vrsaljko, Lovren, Vida e Strinic (Pivaric); Brozovic, Rakitic e Modric (Badelj); Rebic (Kramaric), Perisic e Mandzukic (Corluka).
Técnico: Zlatko Dalic.

Inglaterra
Pickford; Walker (Vardy), Stones e Maguire; Trippier, Henderson (Dier), Dele Alli, Lingard e Young (Rose) Sterling (Rashford) e Kane.
Técnico: Gareth Southgate.

Árbitro: Coneyt Çakir (TUR).

Local: Estádio Lujniki, em Moscou (Rússia).

Gols: Trippier, aos 4 minutos do primeiro tempo; Perisic, aos 24 minutos do segundo tempo; e Mandzukic, aos 2 minutos do segundo tempo da prorrogação.

Cartões amarelos: Mandzukic, Walker e Rebic.

Público: 78.011 torcedores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?