metropoles.com

Cristiano Ronaldo leva 4ª Bola de Ouro da carreira

O atleta do Real Madrid está a apenas uma conquista de Lionel Messi, dono de cinco Bolas de Ouro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PAUL WHITE/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
PAUL WHITE/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
1 de 1 PAUL WHITE/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - Foto: PAUL WHITE/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Cristiano Ronaldo confirmou o favoritismo e faturou nesta segunda-feira (12/12) a Bola de Ouro, prêmio de melhor jogador do ano, que volta a ser concedido somente pela revista France Football, após o fim da parceria com a Fifa. O atacante português conquistou a premiação pela quarta vez na carreira após brilhar tanto com a camisa do Real Madrid quanto com a da seleção de Portugal em 2016. Agora o atleta do Real Madrid está a apenas uma conquista de Lionel Messi, dono de cinco Bolas de Ouro.

O jogador foi o grande líder da sua seleção na conquista da Eurocopa, em julho, na França. Foi o maior título da história do time português. Cristiano Ronaldo teve desempenho decisivo ao longo de toda a campanha, ainda que tenha ficado de fora da grande final, por problema físico.

Pelo Real Madrid, ele comandou a equipe em mais uma conquista da Liga dos Campeões. Com o 11º título do time espanhol na tradicional competição, Cristiano Ronaldo se sagrou campeão europeu por duas vezes no mesmo ano, e em menos de dois meses, levando em conta o troféu continental por seleções, na Euro. “Foi o melhor ano de minha carreira, tanto em nível coletivo quanto no individual”, celebrou o atacante.

O jogador já tinha três Bolas de Ouro na carreira, antes de brilhar ao longo de 2016. A primeira foi obtida em 2008, quando ainda vestia a camisa do Manchester United. Na época, o prêmio era apenas concedido pela revista France Football. Também faturou a premiação em 2013 e 2014, quando o prêmio já era entregue em parceria pela revista e pela Fifa.

O acordo entre a publicação e a entidade máxima do futebol teve início em 2010 e durou até 2015. Em seu “retorno às origens”, neste ano, a premiação volta a ser decidida somente por um grupo de jornalistas escolhidos pela própria revista, sem a participação de técnicos e capitães das seleções nacionais, como acontecia ao longo da parceria com a Fifa.

No entanto, houve mudanças em relação aos primeiros anos da Bola de Ouro. A France Football fez uma seleção prévia de 30 jogadores nos quais os jornalistas puderam votar, e não mais 23, como acontecia até 2009. Além disso, a revista não anunciou os três finalistas, somente o vencedor.

A Bola de Ouro é a premiação mais antiga na seleção do melhor jogador do mundo. De 1956 a 2009, a revista France Football realizou a tradicional eleição de forma independente, premiando os mais diversos nomes, desde Alfredo Di Stéfano e Lev Yashin até Cristiano Ronaldo e Messi.

Cristiano Ronaldo ainda poderá levar o prêmio de melhor do mundo da Fifa, que segue concedendo sua premiação de forma independente. A eleição da entidade será anunciada no dia 9 de janeiro, em Zurique. O português é um dos três finalistas, ao lado de Messi, do Barcelona, e do francês Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?