Craques entram em campo pelas Eliminatórias Europeias; veja destaques
Competição continental tem início nesta quarta-feira (23/3). Ao fim, 10 seleções garantirão vaga direta no Mundial de 2022, no Catar
atualizado
Compartilhar notícia
Começa nesta quarta-feira (24/3), a caminhada das seleções da Europa rumo à Copa do Mundo de 2022, no Catar. A competição está recheada de craques, que entram em campo nesta Data Fifa para dar os primeiros passos para o Mundial do ano que vem.
E é do continente o atual campeão mundial: a França inicia o caminho para tentar defender seu título diante da Ucrânia, nesta quarta-feira. Veja outros destaques da rodadas inicial do torneio continental:
Formato
Para a edição do Mundial de 2022, serão 10 grupos com cinco ou seis seleções cada. Os favoritos estão divididos em chaves de A a J. As 55 seleções se enfrentam em sistema de turno e returno, com o campeão de cada grupo garantindo vaga direta na Copa do Mundo.
Os 10 segundos colocados se juntarão às duas melhores seleções que não se classificaram em primeiro ou segundo na Liga das Nações e disputarão uma repescagem. Ao fim, mais três equipes garantirão um lugar no Catar em 2022.
Semifinalistas de 2018
A primeira rodada tem início nesta quarta-feira. Atual campeã, a França enfrenta a Ucrânia, em Paris. Os franceses, que contam com craques como Mbappé, Pogba e Griezmann, estão locados no grupo D, com Bósnia, Cazaquistão e Finlândia, além dos ucranianos.
Seleção vice-campeã, a Croácia está no grupo H, ao lado de Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Malta e Rússia. Os croatas estreiam nesta quarta-feira contra a Eslôvenia, fora de casa. Terceira colocada do último Mundial, a Bélgica estreia no grupo E diante de País de Gales, em casa. Além dos galeses, os belgas dividem a chave com Belarus, Estônia e República Tcheca.
Quarto lugar na Rússia, a Inglaterra fecha o seleto grupo de semifinalistas da última Copa. Os ingleses estão no grupo I, com Albânia, Andorra, Hungria e Polônia. A chave também conta a seleção de San Marino, adversária da estreia dos ingleses.
Mais favoritos
Outras seleções fortes também voltam a entrar em campo rumo ao Mundial. A Alemanha, campeã em 2014 no Brasil, está no grupo J, com Armênia, Islândia, Liechtenstein, Macedônia e Rômenia. Os alemães estreiam contra a Islândia, nesta quinta-feira (25/3).
A Espanha é a cabeça de chave do grupo B. Os espanhóis dividem o grupo com Geórgia, Grécia, Kosovo e a Suécia, de Zlatan Ibrahimovic. A Itália está vem no grupo seguinte, disputando a vaga com Bulgária, Irlanda do Norte, Lituânia e Suíça.
A nova geração da forte seleção de Portugal está no grupo A, ao lado de Azerbaijão, Irlanda, Luxemburgo e Sérvia. Liderados por Cristiano Ronaldo, os portugueses estreiam contra o Azerbaijão, nesta quarta. A Holanda, que ficou de fora do último Mundial, está no grupo G, um dos mais equilibrados da competição. A chave conta ainda com a Noruega, do fenômeno Erlich Haaland, Turquia, Gibraltar, Letônia e Montenegro.
A TNT Sports é a emissora responsável pela transmissão das partidas. Nesta quarta-feira, o canal transmite Portugal x Azerbaijão e França x Ucrânia, às 16h45.