metropoles.com

CR7 é eleito o melhor jogador da Europa pela terceira vez

O craque português do Real Madrid desbancou o rival argentino Lionel Messi e o goleiro italiano Gianluigi Buffon

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FRANCISCO SECO/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Cristiano Ronaldo
1 de 1 Cristiano Ronaldo - Foto: FRANCISCO SECO/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A Uefa anunciou nesta quinta-feira (24/8), durante o sorteio dos grupos da Liga dos Campeões, no principado de Mônaco, o melhor jogador da Europa na última temporada: o português Cristiano Ronaldo. O craque do Real Madrid venceu a disputa pela segunda vez consecutiva, a terceira na carreira.

Em mais uma temporada inspirada, Ronaldo foi o principal responsável pelo ano histórico da equipe espanhola. Pela terceira vez nas últimas quatro edições do torneio, o time faturou o título da Liga dos Campeões. De quebra, desbancou seu maior rival, o Barcelona, para ficar também com o troféu do Campeonato Espanhol.

Grande líder deste time e decisivo nos momentos finais de ambas as competições, Ronaldo é o símbolo de uma das gerações mais vitoriosas da história do Real. Em grande fase na carreira, mesmo já aos 32 anos, o português também é o favorito a ficar com o Prêmio Melhor do Mundo da Fifa pela terceira vez na carreira. Ele, assim, igualaria o argentino Lionel Messi, do Barça.

Com a premiação desta quinta-feira, Ronaldo se tornou o jogador mais vezes eleito o melhor da Europa. Ele foi o escolhido pela terceira vez em sete edições do troféu, igualando 2013/2014 e 2015/2016. Lionel Messi, em 2010/2011 e 2014/2015, Andrés Iniesta, em 2011/2012, e Franck Ribéry, em 2012/2013, foram os outros congratulados.

Para ser eleito desta vez, Ronaldo deixou para trás dois fortes concorrentes: o goleiro Gianluigi Buffon, vice-campeão da Europa e campeão italiano com a Juventus, e Messi, mais uma vez o líder do Barcelona na temporada.

A lista dos 10 melhores do continente em 2016/2017 teve ainda outros três jogadores do Real, o croata Luka Modric, o alemão Toni Kroos e o espanhol Sergio Ramos, além do argentino Paulo Dybala (Juventus), o francês Kylian Mbappé (Mônaco), o polonês Robert Lewandowski (Bayern de Munique) e o sueco Zlatan Ibrahimovic (Manchester United). Desta forma, nenhum brasileiro foi lembrado na disputa.

Melhor jogadora
A entidade europeia também definiu a melhor jogadora do continente na última temporada. E quem ficou com o prêmio foi a holandesa Lieke Martens. A atleta recém-contratada pelo Barcelona faturou o troféu muito em função de sua atuação na Eurocopa, na qual guiou a seleção de seu país ao primeiro título do torneio, em casa.

Para faturar o prêmio, Martens desbancou a dinamarquesa Pernille Harder, campeã alemã e da Copa da Alemanha com o Wolfsburg, além de vice-campeã da Eurocopa, e a alemã Dzsenifer Marozsán, campeã da Liga dos Campeões, do Campeonato Francês e da Copa da França com o Lyon. O curioso é que esta foi a terceira vez seguida que Marozsán ficou entre as finalistas, mas não foi eleita a melhor do continente.

Goleiro
A Uefa também entregou nesta quinta o prêmio de melhor goleiro da Liga dos Campeões da última temporada. E desta vez, não teria como tirar o troféu do italiano Gianluigi Buffon, da Juventus. Se foi superado por Cristiano Ronaldo na disputa do melhor jogador do continente, desbancou os concorrentes para ser o melhor em sua posição.

Buffon viveu uma de suas principais temporadas da carreira, mesmo aos 39 anos, além de ter sido um dos responsáveis pelo vice-campeonato da Juve na Liga dos Campeões. Com isso, deixou para trás seus dois concorrentes na disputa do prêmio: Manuel Neuer, do Bayern de Munique, e Jan Oklak, do Atlético de Madrid.

Defensor
Como melhor defensor, a Uefa anunciou o capitão do Real Madrid no título da Liga dos Campeões. Após mais uma temporada segura e repleta de gols decisivos, Sergio Ramos voltou a ser premiado pela entidade aos 31 anos, comprovando o status de um dos melhores zagueiros do mundo.

Como a Uefa não separa os defensores por posições, Sergio Ramos desbancou um colega de clube na disputa, o brasileiro Marcelo, que também teve uma grande temporada pelo Real. O outro finalista na disputa da posição foi Leonardo Bonucci, destaque da Juventus e que se transferiu para o Milan recentemente.

Meio-campo
No meio-campo, a comprovação do domínio do Real Madrid na última Liga dos Campeões. Os três jogadores na disputa eram do clube espanhol, mas quem levou a melhor foi o croata Luka Modric. Responsável pela criação da equipe, o jogador, de 31 anos, foi o eleito o melhor da competição.

Para faturar o prêmio, Modric desbancou outro jogador de muita categoria que atua ao seu lado, o alemão Toni Kroos, e o brasileiro Casemiro. O volante da seleção de Tite viveu sua melhor temporada no futebol europeu e chegou a marcar gol na decisão da Liga dos Campeões, mas não foi o suficiente para superar o croata.

Ataque
No ataque, a maior barbada. Melhor jogador europeu da última temporada, Cristiano Ronaldo foi eleito também o principal atacante da última edição da Liga dos Campeões. Artilheiro do torneio, com 12 gols, o português cresceu no momento decisivo para liderar o Real a mais uma conquista continental.

E para faturar o troféu, Ronaldo desbancou seu maior rival, Messi, que viveu uma de suas temporadas menos brilhantes com a camisa do Barcelona. Paulo Dybala, destaque ofensivo da Juventus na campanha do vice-campeonato, chegou entre os finalistas, mas não poderia desbancar o português.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?