CR7 é eleito o melhor jogador da Europa pela terceira vez
O craque português do Real Madrid desbancou o rival argentino Lionel Messi e o goleiro italiano Gianluigi Buffon
atualizado
Compartilhar notícia
A Uefa anunciou nesta quinta-feira (24/8), durante o sorteio dos grupos da Liga dos Campeões, no principado de Mônaco, o melhor jogador da Europa na última temporada: o português Cristiano Ronaldo. O craque do Real Madrid venceu a disputa pela segunda vez consecutiva, a terceira na carreira.
Em mais uma temporada inspirada, Ronaldo foi o principal responsável pelo ano histórico da equipe espanhola. Pela terceira vez nas últimas quatro edições do torneio, o time faturou o título da Liga dos Campeões. De quebra, desbancou seu maior rival, o Barcelona, para ficar também com o troféu do Campeonato Espanhol.
Com a premiação desta quinta-feira, Ronaldo se tornou o jogador mais vezes eleito o melhor da Europa. Ele foi o escolhido pela terceira vez em sete edições do troféu, igualando 2013/2014 e 2015/2016. Lionel Messi, em 2010/2011 e 2014/2015, Andrés Iniesta, em 2011/2012, e Franck Ribéry, em 2012/2013, foram os outros congratulados.
Para ser eleito desta vez, Ronaldo deixou para trás dois fortes concorrentes: o goleiro Gianluigi Buffon, vice-campeão da Europa e campeão italiano com a Juventus, e Messi, mais uma vez o líder do Barcelona na temporada.
A lista dos 10 melhores do continente em 2016/2017 teve ainda outros três jogadores do Real, o croata Luka Modric, o alemão Toni Kroos e o espanhol Sergio Ramos, além do argentino Paulo Dybala (Juventus), o francês Kylian Mbappé (Mônaco), o polonês Robert Lewandowski (Bayern de Munique) e o sueco Zlatan Ibrahimovic (Manchester United). Desta forma, nenhum brasileiro foi lembrado na disputa.
Melhor jogadora
A entidade europeia também definiu a melhor jogadora do continente na última temporada. E quem ficou com o prêmio foi a holandesa Lieke Martens. A atleta recém-contratada pelo Barcelona faturou o troféu muito em função de sua atuação na Eurocopa, na qual guiou a seleção de seu país ao primeiro título do torneio, em casa.
Para faturar o prêmio, Martens desbancou a dinamarquesa Pernille Harder, campeã alemã e da Copa da Alemanha com o Wolfsburg, além de vice-campeã da Eurocopa, e a alemã Dzsenifer Marozsán, campeã da Liga dos Campeões, do Campeonato Francês e da Copa da França com o Lyon. O curioso é que esta foi a terceira vez seguida que Marozsán ficou entre as finalistas, mas não foi eleita a melhor do continente.
Goleiro
A Uefa também entregou nesta quinta o prêmio de melhor goleiro da Liga dos Campeões da última temporada. E desta vez, não teria como tirar o troféu do italiano Gianluigi Buffon, da Juventus. Se foi superado por Cristiano Ronaldo na disputa do melhor jogador do continente, desbancou os concorrentes para ser o melhor em sua posição.
Buffon viveu uma de suas principais temporadas da carreira, mesmo aos 39 anos, além de ter sido um dos responsáveis pelo vice-campeonato da Juve na Liga dos Campeões. Com isso, deixou para trás seus dois concorrentes na disputa do prêmio: Manuel Neuer, do Bayern de Munique, e Jan Oklak, do Atlético de Madrid.
Defensor
Como melhor defensor, a Uefa anunciou o capitão do Real Madrid no título da Liga dos Campeões. Após mais uma temporada segura e repleta de gols decisivos, Sergio Ramos voltou a ser premiado pela entidade aos 31 anos, comprovando o status de um dos melhores zagueiros do mundo.
Como a Uefa não separa os defensores por posições, Sergio Ramos desbancou um colega de clube na disputa, o brasileiro Marcelo, que também teve uma grande temporada pelo Real. O outro finalista na disputa da posição foi Leonardo Bonucci, destaque da Juventus e que se transferiu para o Milan recentemente.
Meio-campo
No meio-campo, a comprovação do domínio do Real Madrid na última Liga dos Campeões. Os três jogadores na disputa eram do clube espanhol, mas quem levou a melhor foi o croata Luka Modric. Responsável pela criação da equipe, o jogador, de 31 anos, foi o eleito o melhor da competição.
Para faturar o prêmio, Modric desbancou outro jogador de muita categoria que atua ao seu lado, o alemão Toni Kroos, e o brasileiro Casemiro. O volante da seleção de Tite viveu sua melhor temporada no futebol europeu e chegou a marcar gol na decisão da Liga dos Campeões, mas não foi o suficiente para superar o croata.
Ataque
No ataque, a maior barbada. Melhor jogador europeu da última temporada, Cristiano Ronaldo foi eleito também o principal atacante da última edição da Liga dos Campeões. Artilheiro do torneio, com 12 gols, o português cresceu no momento decisivo para liderar o Real a mais uma conquista continental.
E para faturar o troféu, Ronaldo desbancou seu maior rival, Messi, que viveu uma de suas temporadas menos brilhantes com a camisa do Barcelona. Paulo Dybala, destaque ofensivo da Juventus na campanha do vice-campeonato, chegou entre os finalistas, mas não poderia desbancar o português.