Coronavírus: Uefa terá reunião para discutir o futuro do futebol
A Liga dos Campeões e demais competições nacionais estão ameaçadas pela pandemia, assim como a Eurocopa que pode ser adiada para 2021
atualizado
Compartilhar notícia
As 55 federações que formam a União das Associações Europeias (Uefa) irão se reunir nesta terça-feira (17/03) para discutir o futuro das competições do continente, bem como a Eurocopa. As informações são do jornal “Lance!”.
Quanto aos campeonatos nacionais, a instituição já cogita fazer com que os atuais líderes sejam colocados como os campeões. Desta forma, o Liverpool conquistaria a Premier League; a Juventus venceria o Italiano; o Paris Saint-Germain seria o campeão do Francês e por aí vai.
Entretanto, essa alternativa logo é descartada quando coloca-se a possibilidade de adiamento da Eurocopa — pode passar para 2021 — pois os campeonatos teriam mais datas disponíveis para que houvesse a conclusão das competições.
Caso haja a necessidade real de cancelamento da temporada, a Uefa deve levar em consideração a classificação dos torneios até o momento da suspensão para definir os clubes que participarão dos torneio continentais na próxima época. Sobre os rebaixamentos, a entidade deveria deixar a decisão para ser tomada pelas federações, mas deve adotar a mesma solução usada para os campeões.
As competições europeias estão suspensas desde sexta-feira (13/03), bem como as ligas nacionais, por causa do coronavírus.