metropoles.com

Coronavírus: saiba o que seu time tem feito após o fim das férias coletivas

Após a paralisação forçada, clubes buscam soluções a liberação para retomar os treinamentos em segurança em meio à pandemia da Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

As férias coletivas acordadas entre os 20 clubes da Série A do Brasileirão terminaram na última quinta-feira (30/04). Desde então, os times buscam soluções e a liberação para retomar os treinamentos em segurança em meio à pandemia do novo coronavírus. Até o momento, a incerteza predomina e a maioria dos estados não permite a volta.

O Metrópoles mapeou como cada equipe tem reagido na primeira semana de “treinos” após o fim das férias. Grêmio e Inter, por exemplo, reabriram os CTs. Em contrapartida, times de São Paulo fecharam acordo e só retornarão as atividades presenciais simultaneamente. Enquanto isso, os trabalhos em videoconferência predominam.

Veja como está cada um dos 20 times da Série A do Brasileirão

Athletico-PR
Com o fim das férias coletivas, adotou cautela na volta às atividades. Oficialmente, organizou trabalhos no sistema home office.

Atlético-GO
A favor do retorno aos treinos rapidamente, o clube aguarda autorização das autoridades. A fim de se adequar às orientações do Ministério da Saúde e da CBF, o Dragão irá testar seus jogadores e funcionários nesta semana.

Atlético-MG
O clube mantém contato com os jogadores em suas casas, mas não elaborou cronograma específico de treinos. O presidente Sérgio Sette Câmara prevê volta às atividades no dia 18 de maio, desde que com autorização das autoridades.

Bahia
O Tricolor iniciou nessa segunda-feira um programa de controle de atividades à distância. Os jogadores serão orientados em trabalhos em casa, com o acompanhamento de especialistas. Jogadores e comissão técnica passarão por exames do novo coronavírus.

Botafogo
Um dos clubes com posicionamento mais forte para não forçar o retorno ao futebol, o Botafogo se reapresentou virtualmente. “Com a prioridade em preservar a saúde dos atletas e colaboradores, as atividades serão realizadas virtualmente com total suporte dos diversos setores do clube e da direção”, informou o Botafogo.

Bragantino
Assim como os demais clubes de São Paulo, o Bragantino decidiu não marcar data para o retorno presencial. Ainda assim, elaborou treinos físicos por videoconferência que começaram nessa segunda.

Ceará
O time alvinegro investiu na compra de kits para testes do novo coronavírus e deve começar a testagem nesta terça. Além disso, os jogadores farão treinos em home office, com acompanhamento a comissão técnica.

Corinthians
O clube dividiu os jogadores em cinco grupos para realizar treinos em home office. A intenção é intensificar os trabalhos para retornar com o grupo homogêneo. Assim como os demais clubes de São Paulo, o Corinthians decidiu não marcar data para o retorno presencial.

Coritiba
Ainda sem data para retornar e com treinos online, o Coritiba tenta agilizar o processo de retorno. O clube encaminhou protocolo próprio ao governo e aguarda liberação das autoridades.

Flamengo
O rubro-negro iniciou ainda na sexta a testagem de funcionários. Jogadores e comissão técnica passaram pelos exames no fim de semana e a tendência é que o clube intensifique os treinos em home office. O Flamengo, porém, diz estar preparado para retornar às atividades presenciais e elaborou protocolo próprio.

Fluminense
Contrário ao retorno forçado do futebol, o Fluminense iniciou no sábado o acompanhamento dos treinos home office dos jogadores. Vários jogadores exibiram os novos uniformes de treino.

Fortaleza
O clube providenciou kits de exercícios para os jogadores trabalharem de casa. O trabalho é acompanhado pela comissão técnica por videoconferência. O Tricolor aguarda as autoridades para retorar os treinos presenciais.

Goiás
O Esmeraldino esperava retomar os treinos no CT no sábado passado, mas adiou a data. “O clube está avaliando o cenário local de pandemia semana a semana para retornar com segurança aos treinos. Por enquanto a nova data proposta é do dia 11 de maio. Até lá os atletas seguem em home office”, informou o Goiás. A comissão técnica acompanha os jogadores por videoconferência.

Grêmio
O Grêmio retomou as atividades no CT nessa segunda. Funcionários do clube passaram por testes do novo coronavírus e ajustaram o protocolo para receber os jogadores nesta terça. As autoridades do Rio Grande do Sul liberaram a volta aos treinos. Além disso, o Grêmio providenciou a higienização de todos os espaços do CT.

Internacional
O Colorado testou todos os jogadores nessa segunda e informou que estão aptos a retornar aos trabalhos nesta terça. O Inter estabeleceu um protocolo próprio e manterá os atletas em grupos. Áreas internas do CT, como vestiário, academia e refeitórios, não serão utilizadas. As autoridades do Rio Grande do Sul liberaram a volta aos treinos.

Palmeiras
O Alviverde estabeleceu uma rotina de treinos home office para seus jogadores. Eles terão acompanhamento da comissão técnica e horários a serem cumpridos. Assim como os demais clubes de São Paulo, o Palmeiras decidiu não marcar data para o retorno presencial.

Santos
O Peixe mantém contato com os jogadores, mas não estabeleceu critérios para o home office. A última nota oficial do clube sobre o assunto, em 30 de abril, dizia que “o clube entende que é necessário aguardar o posicionamento e liberação das autoridades de saúde e do Governo do Estado de São Paulo para que, em seguida, clubes e federações possam pensar no retorno do futebol no país.” Assim como os demais clubes de São Paulo, o Santos decidiu não marcar data para o retorno presencial.

São Paulo
O Tricolor reforçou o monitoramento ao trabalho dos jogadores em home office. O clube exigiu ainda que jogadores retornassem a São Paulo para facilitar o controle físico. Mas, assim como os demais clubes do estado, decidiu não marcar data para o retorno presencial.

Sport
O rubro-negro aguarda uma posição das autoridades para organizar a volta aos treinamentos.

Vasco
O cruz-maltino transferiu equipamentos do CT para o Estádio de São Januário a fim de cumprir melhor as orientações sanitárias. O time pretende usar uma “cabine de desinfecção” em jogadores e funcionários assim que os treinos forem liberados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?