Coronavírus: profissionais brasilienses confeccionam cartilha para retorno
Profissionais de diversas áreas da saúde visam diminuir o impacto da quarentena em atletas de todas as idades
atualizado
Compartilhar notícia
Enquanto alguns times do Brasil começam a encontrar soluções para a volta aos treinos, em Brasília essa realidade ainda parece um pouco distante. Pensando nisso, um grupo de profissionais da saúde se junto para produzir um manual para diminuir os impactos da paralisação forçada do calendário.
Os profissionais escolhidos foram cedidos momentaneamente pelo UniCEUB e pelo Hospital HOME, e prepararam o documento em parceria com a Federação de Futebol do Distrito Federal, com apoio da CBF. Segundo o fisioterapeuta Marcio Oliveira, que participou do projeto desde a primeira reunião, a preocupação foi produzir um material de qualidade em meio a informações apenas sobre contaminação do novo coronavírus. As informações vão desde como se preparar fisicamente até como se manter bem também psicologicamente.
“A gente não via uma grande quantidade de estudos que falassem sobre o impacto da quarentena. Pensando nisso, preparamos um material que pudesse ser acessível aos jogadores, informativo e com um baixo custo”, explicou.
Além de Marcio, profissionais de outras áreas, como médicos do esporte, educadores físicos e até um técnico. Desta forma, foi possível abranger o máximo de temas possíveis no documento, que contém 15 páginas e pode ser conferido na íntegra ao final da matéria. O manual visa atingir um público-alvo específico: jogadores de todas as idades, entre profissionais, atletas de base e amadores, que residam no Distrito Federal.
“Levamos em conta dados que foram coletados pelo Instituto de Pesquisa do (Hospital) Home. É um universo imensurável porque temos inúmeras escolinhas e times amadores. A gente pode dizer que esse material vai atingir mais de 30 mil pessoas”, revela.
Além de Marcio, outros oito profissionais participaram da elaboração do manual. Entre eles, educadores físicos, fisioterapeutas, médicos, uma psicóloga, uma nutricionista e um técnico de futebol.
Manual Para Os Clubes e Esc… by Metropoles on Scribd