Corona quem? Na Bielorrússia, futebol continua sendo disputado
O país tem apenas 81 casos de Covid-19 e sem mortes registradas; dirigentes não enxergam motivo para suspender a competição
atualizado
Compartilhar notícia
Com apenas 81 casos e nenhuma morte confirmada, a Bielorrússia decidiu arriscar. Desde a última semana, a Belarusian Vysheyshaya Liga — o campeonato nacional do país — está sendo jogado e com estádios cheios de torcedores, se tornando a única liga europeia de futebol em andamento no presente momento.
De acordo com informações do Daily Mail, o presidente da Federação do esporte no país, Vladimir Bazanov, não vê motivos para suspender o campeonato. “Não há nenhuma situação crítica acontecendo aqui. Sim, muitos jogos na Europa estavam sendo disputados sem torcedores, mas eles estavam se aglomerando fora do estádio, então não faz sentido fechar os portões”.
A atitude de Bazanov faz coro à curiosa visão do presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, sobre o assunto. “Você só precisa trabalhar, especialmente em uma vila. É bom assistir TV, as pessoas trabalhando em tratores, e ninguém fala sobre o vírus. Pronto, os tratores e os campos vão curar todos”, disse.
Em postura que tem sido repetida por outros líderes mundiais, Lukashenko preveniu contra uma possível psicose em relação ao coronavírus: “As pessoas têm que ser responsáveis e cuidar daqueles ao redor delas”, acrescentou.