metropoles.com
Copa do mundo 2022

Copa: Marrocos tenta a história, enquanto Espanha busca firmar equipe jovem

O Marrocos já igualou a melhor participação em Copas do Mundo de sua história; do outro lado, a Espanha aposta em uma geração jovem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Khalil Bashar/Jam Media/Getty Images e Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images
Álvaro Morata é o destaque da Espanha e marcou três gols na Copa do Mundo do Catar. Do outro lado, Ziyech e Hakimi são a esperança de gols do Marrocos - Metrópoles
1 de 1 Álvaro Morata é o destaque da Espanha e marcou três gols na Copa do Mundo do Catar. Do outro lado, Ziyech e Hakimi são a esperança de gols do Marrocos - Metrópoles - Foto: Khalil Bashar/Jam Media/Getty Images e Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images

Em momentos distintos na Copa do Mundo do Catar, Marrocos e Espanha entram em campo em busca de uma vaga nas quartas de final.

Enquanto os africanos tentam a classificação para fazer história, os campeões de 2010 apostam em uma geração jovem para jogar as desconfianças para escanteio e continuar o caminho para o bicampeonato na competição.

Como foi na primeira fase

A Espanha começou a Copa do Mundo de maneira avassaladora e não teve pena da Costa Rica: com uma grande partida de Ferrán Torres, Gavi e companhia, os comandados de Luís Enrique empilharam logo sete contra o adversário. Depois disso, os espanhóis foram econômicos: apenas um gol no empate com a Alemanha e outro na derrota para o Japão.

Os dois últimos resultados, inclusive, fizeram com que a Espanha chegasse à última rodada dependendo apenas de si, mas ainda com chances de deixar a competição de maneira precoce. E, por cerca de 20 minutos, esse foi o cenário que assombrou os europeus. Aliada ao revés da Alemanha, a derrota dos campeões de 2010 os colocou fora da Copa.

Entretanto, os algozes do Brasil em 2014 viraram o marcador e ajudaram La Roja – que, no fim, conquistou a classificação em segundo no grupo.

Já o Marrocos brilhou em seu grupo, e a primeira posição não foi por acaso. Logo na estreia, os marroquinos não apenas seguraram a Croácia, como também tiveram chances para vencer a disputa. Nas partidas seguintes, duas vitórias: 2 x 0 contra a Bélgica, e 2 x 1 contra o Canadá.

Apesar de manter menos posse de bola nas três partidas da primeira fase, o Marrocos arriscou bastante e teve uma média de sete chutes a gol por jogo. Os africanos só perderam nessa estatística no empate sem gols contra a Croácia.

Números

A Espanha ficou em segunda no seu grupo, mas teve o melhor ataque da primeira fase, ao lado da Inglaterra: nove gols marcados. Entretanto, a fome de gols ficou apenas na estreia contra a Costa Rica. Depois disso, a Fúria marcou um gol contra a Alemanha (empate em 1 x 1) e outro contra o Japão (derrota por 2 x 1). Os artilheiros da seleção são Álvaro Morata, com três bolas na rede, e Ferrán Torres, com duas.

Os resultados colocaram o Marrocos como uma das melhores seleções na primeira fase da Copa do Mundo. Com sete pontos, Ziyech e companhia ficaram atrás de Inglaterra e Holanda apenas nos saldos de gols, com a melhor defesa dessa etapa, empatados com Brasil, Croácia, Tunísia, Estados Unidos e Holanda. Foram quatro gols marcados e apenas um sofrido.

Retrospecto em Copas

A Espanha não fica fora de uma Copa do Mundo desde 1978. Entretanto, desde então, a La Roja foi às quartas de final em apenas quatro oportunidades: 1986, 1994, 2002 e 2010, quando se sagrou campeã pela primeira vez. Nas demais oportunidades, caiu na primeira ou na segunda fase (1982), quando o formato era diferente; ou nas oitavas.

Já o Marrocos não conta com a mesma tradição dos espanhóis e, com a classificação, igualou a sua melhor participação em Copas do Mundo. Em 1986, no México, os africanos se classificaram também em primeiro, em um grupo que ainda contava com Inglaterra, Polônia e Portugal, mas foram eliminados pela Alemanha Ocidental.

Vale lembrar, ainda, que as duas seleções se enfrentaram na Copa do Mundo de 2018. Na primeira fase, Marrocos e Espanha empataram em 2 x 2. Os africanos até chegaram a ficar na frente, mas a Fúria empatou. Naquela ocasião, Isco e Iago Aspas, aos 47 minutos do segundo tempo e com a ajuda do VAR, marcaram para os europeus, enquanto En-Nesyri e Boutaib balançaram as redes do outro lado.

Prováveis escalações

Marrocos e Espanha não contam com desfalques para as oitavas de final e vão com força máxima para o duelo desta terça-feira (6/12). Dessa maneira, as equipes devem seguir as seguintes formações:

  • Marrocos: Bounou; Hakimi, Aguerd, Saiss e Mazraoui; Amrabat, Ounahi e Sabiri; Ziyech, Em-Nesyri e Boufal. Técnico: Walid Regragri.
  • Espanha: Simon; Carvajal, Laporte, Pau Torres e Jordi Alba; Pedri, Busquets e Gavi; Ferrán Torres, Dani Olmo e Asensio (Álvaro Morata). Técnico: Luís Enrique.

Como fica a tabela

O vencedor do confronto entre Marrocos e Espanha enfrenta quem passar no jogo Portugal x Suíça. A partida do dia acontece às 16h. O Metrópoles traz todas as emoções das duas disputas em tempo real.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?