Copa: Luis Enrique deixa o comando técnico da Espanha após eliminação
O treinador estava no comando da Espanha desde 2018; Desde que assumiu a Fúria, foram 44 jogos, somando 24 vitórias, 11 empates e 9 derrotas
atualizado
Compartilhar notícia
O treinador espanhol Luis Enrique, de 52 anos, deixou o comando da Espanha após a eliminação nas oitavas de final da Copa do Mundo para Marrocos. O técnico estava sob o comandado de La Roja desde 2018, quando assumiu no lugar de Fernado Ruiz Hierro após o Mundial de 2018 na Rússia.
🔴 OFICIAL | La @RFEF agradece a @LUISENRIQUE21 su trabajo al frente de la @SEFutbol
🔗 https://t.co/6Cib6cpJ1l#GraciasLuisEnrique pic.twitter.com/wkAIMu2utd
— RFEF (@rfef) December 8, 2022
Quando assumiu o comando da seleção, o contrato de Luis Enrique era de dois anos de duração. No entanto, em junho de 2019, com menos de um ano de cumprimento, a federação espanhola anunciou a saída do treinador, que alegou problemas pessoais.
Cerca de dois meses após anunciar a saída da Espanha, Xana, filha do treinador, faleceu aos nove anos de idade, vítima de um tumor ósseo.
Ainda em novembro de 2019, Luis Enrique retornou ao comando técnico da seleção, tendo a missão de reformular o elenco para a disputa da Copa do Catar. Neste período, o treinador também levou a Espanha até a semifinal da Eurocopa de 2020, onde foi eliminada nos pênaltis para a Itália.
Sob o comando técnico da Fúria, o treinador esteve a beira do campo em 44 partidas, somando 24 vitórias, 11 empates e 9 derrotas.
Vale lembrar que antes de assumir a seleção, Luis Enrique esteve no Barcelona, onde se tornou um dos maiores treinadores da história do clube conquistando nove títulos. Entre as conquistas pelo clube Culé, o título da Champions League e do Mundial de Clubes em 2015 e duas La Liga (2014/15 e 2015/16).