metropoles.com
Copa do mundo 2022

Croácia bate o Japão nos pênaltis e está nas quartas da Copa do Catar

Após empate em 1 x 1 no tempo normal, Livakovic brilhou nos pênaltis, pegou três cobranças e classificou a Croácia para as quartas da Copa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matthew Ashton – AMA/Getty Images
Dominik Livakovic, da Croácia, defende um pênalti de Takumi Minamino, do Japão, durante a partida das oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA entre Japão e Croácia no Al Janoub Stadium em Al Wakrah, Catar - Metrópoles
1 de 1 Dominik Livakovic, da Croácia, defende um pênalti de Takumi Minamino, do Japão, durante a partida das oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA entre Japão e Croácia no Al Janoub Stadium em Al Wakrah, Catar - Metrópoles - Foto: Matthew Ashton – AMA/Getty Images

A Croácia está nas quartas de final da Copa do Mundo e pode cruzar o caminho do Brasil. Após o empate em 1 x 1 no tempo regulamentar, com gols de Maeda e Perisic, a decisão da vaga passou pela prorrogação e só foi definida nos pênaltis, que terminaram em 3 x 1 para os europeus.

Na marca da cal, Livakovic puxou o protagonismo para si, brilhou ao pegar três cobranças e classificou a Croácia para as quartas de final da Copa do Mundo do Catar. Do outro lado, após passar em primeiro no Grupo E, o Japão dá adeus à competição.

Confira os lances da partida em tempo real:

Japão 1 x 1 Croácia

No início do primeiro tempo, a Croácia parecia ter mais controle da partida: trabalhou a bola no meio de campo e tentou chegar ao ataque. Já o Japão era mais incisivo e levava mais perigo ao gol croata quando tinha chance.

A seleção do Japão optou pelas jogadas de linha de fundo, com cruzamentos rasteiros. A tática funcionava, mas os croatas conseguiam neutralizar as principais tentativas. Por volta dos 20 minutos de jogo, a seleção japonesa começou a ficar mais tempo com a bola, controlando o ritmo da partida.

Após os 40 minutos jogados, o Japão começou a chegar ao ataque com mais qualidade, mas ainda pecando na finalização. Em jogada ensaiada após escanteio, Doan cruzou dentro da área; a bola sobrou para Maeda, que chutou para o fundo do gol, 1 x 0 para o Japão. Os japoneses foram para o intervalo com a vantagem no placar.

No segundo tempo, a seleção japonesa continuava trabalhando melhor a bola, enquanto os croatas não conseguiam mostrar uma variedade de opções ofensivas. Só que a insistência acabou dando resultado. Lovren achou Perisic dentro da área e, com tranquilidade, tocou de cabeça para marcar o gol de empate, 1 x 1.

As duas seleções adotaram uma postura mais defensiva após o empate. A partir daí, as principais oportunidades passaram a aparecer em jogadas individuais, mas não eram recorrentes. A bola parada se tornou a principal esperança de gol para os dois lados.

Com o placar em 1 x 1 ao fim do tempo regulamentar, a partida foi para a prorrogação. Entretanto, nos 30 minutos que se seguiram no estádio Al Janoub, em Al Wrakah, o equilíbrio teimou em permanecer em campo, e o empate não saiu do marcador. O Japão quase marcou com Mitoma, aos 14 minutos do primeiro tempo do tempo extra, enquanto Majer teve duas boas oportunidades para a Croácia, mas também não conseguiu marcar. Assim, a disputa foi para os pênaltis.

Nas cobranças, Livakovic pegou os pênaltis de Minamino, Mitoma e Yoshida e classificou a sua seleção. Do outro lado, Livaja também perdeu, mas contou com a boa pontaria de seus companheiros.

O Japão chega nas oitavas depois de uma fase de grupos surpreendente. Apesar de perder para a frágil seleção da Costa Rica, os japoneses venceram de virada a Alemanha e a Espanha – equipes que estavam sendo cotadas ao título. Além das vitórias, os japoneses terminaram a fase de grupos na liderança, seguidos da Espanha, o que causou a eliminação dos alemães.

Os croatas, por outro lado, fizeram uma primeira fase abaixo do esperado. Com dois empates e uma vitória, a seleção da Croácia terminou na segunda colocação do grupo F, atrás do Marrocos. Foi apenas após o empate com a Bélgica que a equipe croata garantiu sua vaga nas oitavas de final.

7 imagens
Maeda abriu o placar o placar para o Japão contra a Croácia
Perisic é um dos craques da Croácia no Mundial
Empatados em 1 x 1, Croácia e Japão encaram a primeira prorrogação da Copa do Mundo
Empatados, Croácia e Japão vão para o 2º tempo da prorrogação; siga ao vivo
Sem mexer no placar durante a prorrogação, Japão e Croácia vão à disputa de Pênalti
1 de 7

Croácia e Japão entraram em campo para o primeiro jogo desta segunda-feira (5/12)

Matthew Ashton - AMA/Getty Images
2 de 7

Maeda abriu o placar o placar para o Japão contra a Croácia

Matthew Ashton - AMA/Getty Images
3 de 7

Perisic é um dos craques da Croácia no Mundial

Elsa/Getty Images
4 de 7

Empatados em 1 x 1, Croácia e Japão encaram a primeira prorrogação da Copa do Mundo

Dan Mullan/Getty Images
5 de 7

Empatados, Croácia e Japão vão para o 2º tempo da prorrogação; siga ao vivo

Pablo Morano/BSR Agency/Getty Images
6 de 7

Sem mexer no placar durante a prorrogação, Japão e Croácia vão à disputa de Pênalti

Elsa/Getty Images
7 de 7

Livakovic brilhou para a Croácia, pegou três pênaltis do Japão e classificou a sua seleção para as quartas de final

Matthew Ashton - AMA/Getty Images

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?