Copa do Brasil: Athletico-PR e Flamengo decidem vaga para a semifinal
Se enfrentando na Copa do Brasil pelo quarto ano seguido, o duelo Rubro-Negro promete fortes emoções por vaga na semifinal
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta quarta-feira (17/8), às 21h30, Athletico-PR x Flamengo duelam na Arena da Baixada pela partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Vale lembrar que a partida de ida, no Maracanã, terminou empatada em 0 x 0.
A partida de ida ficou marcada pela superioridade do Flamengo e por lances polêmicos para ambos os lados. Os mais sérios, envolvendo Gabigol e Arrascaeta, foram julgados pelo STJD nessa terça (16/8), onde os atletas foram absolvidos.
Com a extinção do critério de gols marcados fora de casa, para garantirem vaga na próxima fase, as equipes precisam vencer a partida. Em caso de qualquer empate, a disputa será nas penalidades.
O vencedor do confronto enfrenta América-MG ou São Paulo na semifinal. O Tricolor Paulista está em vantagem, com a vitória por 1 x 0 no Morumbi.
Histórico na competição
Athletico x Flamengo se enfrentam pela 4ª vez seguida na Copa do Brasil. A primeira foi em 2019, também pelas quartas de final, onde o Athletico-PR levou a melhor nos pênaltis em pleno Maracanã.
No ano seguinte, dessa vez nas oitavas de final, também no Maracanã, o Flamengo deu o troco no Furacão e, após vencer a partida de ida por 1 x 0, voltou a vencer na volta por 3 x 2.
Já em 2021 o confronto Rubro-Negro voltou a se repetir, porém, pela semifinal. Após empate em 2 x 2 na Arena da Baixada, o Athletico derrotou os cariocas por 3 x 0 no Maracanã e garantiu a vaga na grande decisão para enfrentar o Atlético-MG.
Porém, a primeira vez na história em que os clubes se cruzaram na Copa do Brasil foi na grande final de 2013, onde o Flamengo levou a melhor e sagrou-se tricampeão da competição.
Athletico e o fator casa
Na história da Copa do Brasil, quando joga na casa do Athletico-PR, o Flamengo sofre para encontrar o caminho da vitória, porém, nunca foi derrotado na competição. Dos quatro jogos com mando do Furacão, foram três empates e uma vitória do clube carioca.
Já no confronto geral, o Athletico-PR tem extrema vantagem e é um mandante difícil de ser batido. São 37 jogos, sendo 19 vitórias do Furacão, 14 empates e apenas quatro vitórias do Flamengo.
Vale destacar que o campeão da Copa do Brasil de 2022 pode chegar a faturar cerca de R$ 80 milhões em premiações somando todas as fases jogadas.