metropoles.com

Copa América: em noite de VAR, Brasil fica no 0 x 0 com a Venezuela

A Seleção Brasileira chegou a marcar três gols na partida em Salvador, mas o árbitro anulou todos. Classificação fica para a última rodada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Buda Mendes/Getty Images
David Neres
1 de 1 David Neres - Foto: Buda Mendes/Getty Images

Depois de superar a Bolívia na estreia da Copa América, por 3 x 0, a Seleção Brasileira buscava deixar o campo do Estádio Fonte Nova, na noite desta terça-feira (18/06/2019), contra a Venezuela, já classificada para as quartas de final da competição — o time comandado por Tite ainda volta a campo no próximo sábado, contra o Peru, para encerrar a fase de grupos. Não deu. Com três gols anulados — dois com o auxílio do VAR –, o anfitrião ficou no 0 x 0 contra os venezuelanos e agora divide a liderança do Grupo A com o Peru, com 4 pontos.

Embora tenha iniciado a partida em busca de um gol rápido, a Seleção Brasileira não conseguiu furar o bloqueio venezuelano. Depois de um primeiro tempo de muita posse de bola, mas poucas oportunidades de balançar a rede adversária, o 0 x 0 persistiu no placar — Firmino teve um gol anulado após falta no defensor.

O segundo tempo foi uma cópia dos 45 minutos  iniciais. Com Gabriel Jesus na vaga de Richarlison,  a equipe brasileira passou a tentar mais as jogadas pelo meio, mas também sem sucesso.

Outro gol brasileiro saiu aos 12 minutos, mas após a comemoração, o árbitro de vídeo entrou em ação e flagrou o atacante Gabriel Jesus em posição irregular: 0 x 0. Tite tentou um fato novo e promoveu as entradas de Fernandinho e Everton Cebolinha.

Aos 41 minutos, o zero sumiu novamente do placar. Philippe Coutinho marcou após bela jogada de Everton, mas o árbitro achou novo impedimento.

O empate sem gols persistiu no placar até o final, o que provocou protesto da torcida presente na Fonte Nova. Os comandados de Tite deixaram o campo sob vaias.

 

O jogo
A pressão do Brasil não rendeu grandes oportunidades de gol no início, mas, aos 16 minutos, Richarlison invadiu a área, bateu cruzado e obrigou o goleiro Fariñez a fazer grande defesa.

8 imagens
Arthur está de volta ao time após lesão
David Neres ataca pelo lado esquerdo
Roberto Firmino teve um gol anulado
As seleções rezam antes de rolar a bola
A Amarelinha é usada pela primeira vez
1 de 8

Brasil x Venezuela - Copa América 2019

Pedro Martins / MowaPress
2 de 8

Arthur está de volta ao time após lesão

Buda Mendes/Getty Images
3 de 8

David Neres ataca pelo lado esquerdo

Buda Mendes/Getty Images
4 de 8

Roberto Firmino teve um gol anulado

Buda Mendes/Getty Images
5 de 8

As seleções rezam antes de rolar a bola

Pedro Martins / MowaPress
6 de 8

A Amarelinha é usada pela primeira vez

Pedro Martins / MowaPress
7 de 8

O baixinho Coutinho disputa no alto

Pedro Martins / MowaPress
8 de 8

A torcida brasileira faz a festa na Fonte Nova

Buda Mendes/Getty Images

O troco da Venezuela veio dois minutos depois. Em um raro contra-ataque, Herrera ganhou pela direita e cruzou na cabeça de Rondón. O atacante testou firme, mas a bola passou à direita do gol de Alisson.

O time visitante chegou a equilibrar o confronto, mas foi novamente o Brasil quem chegou com perigo. Aos 28 minutos,  o lateral-esquerdo Filipe Luís cruzou na entrada da área.  Philippe Coutinho tentou pegar de primeira, mas o que era para ser um golaço terminou em uma clássica furada.

O gol brasileiro saiu aos 37 minutos, mas nem houve comemoração. O árbitro Julio Bascuñan encontrou uma falta de Roberto Firmino sobre o zagueiro venezuelano e anulou o lance.

Sem muita inspiração de ambas as equipes, o primeiro tempo do duelo na Fonte Nova terminou sem gols.

Insatisfeito com o desempenho ofensivo da Seleção na primeira etapa, o técnico Tite mexeu no intervalo: saiu Richarlison e entrou Gabriel Jesus. Desta forma, Roberto Firmino foi para a direita e Jesus assumiu o comando de ataque.

O time brasileiro passou a forçar mais as jogadas pelo meio, mas também sem resultado efetivo. A melhor jogada saiu aos 11 minutos, quando Gabriel Jesus aproveitou passe de Firmino, arriscou de longe, mas a bola passou à esquerda do goleiro Fariñez. Um minuto depois, o camisa 9 conseguiu furar a defesa rival e abriu o placar. Após consultar o árbitro de vídeo, porém, o juiz Julio Bascuñan entendeu que o atacante estava em posição irregular e invalidou mais um gol do Brasil.

Entre as duas boas chances de gol do Brasil, o técnico Tite mudou a equipe mais uma vez. Fernandinho entrou no lugar de Casemiro, que já tinha cartão amarelo.

Presente em bom número, a torcida brasileira cobrou a entrada do jovem Everton, o Cebolinha. Não demorou muito para o técnico Tite acatar a sugestão e promover a entrada do jogador do Grêmio.

3 imagens
1 de 3

Buda Mendes/Getty Images
2 de 3

Buda Mendes/Getty Images
3 de 3

Buda Mendes/Getty Images

O jovem colocou fogo na partida e conseguiu encontrar Gabriel Jesus, aos 41 minutos, em condições de abrir  o placar. Houve nova comemoração em Salvador, mas o árbitro encontrou mais um impedimento. E assim terminou a segunda partida do Brasil na Copa América 2019.

Público
Ao contrário dos jogos da primeira rodada — nos quais as arquibancadas ficaram vazias –, a presença da torcida no Estádio Fonte Nova agradou nesta noite de terça-feira. O público pagante anunciado foi de 39.622 pessoas, para uma renda de R$ 8.734.480,00.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?