Copa América: em busca de vaga, Paraguai pega uma “tranquila” Colômbia
O time colombiano está com seis pontos e assegurou com antecedência a passagem às quartas de final da competição
atualizado
Compartilhar notícia
Um duelo de invictos, mas com seleções sob perspectivas bem diferentes. Será assim o confronto da tarde deste domingo (23/06/2019) entre as seleções da Colômbia e do Paraguai, a partir das 16h, pela rodada final do Grupo B da Copa América e que será disputado na Fonte Nova, em Salvador.
O interesse na partida é todo do Paraguai. Afinal, a equipe empatou os seus dois duelos anteriores, contra Catar (2 x 2) e Argentina (1 x 1), o que a deixou na segunda posição da chave, com dois pontos. E agora precisa de um triunfo para se garantir nas quartas de final.
Para isso, o Paraguai terá de lidar com a dificuldade de manter a vantagem no placar. Afinal, em ambos compromissos largou na frente — chegou a fazer 2 x 0 contra o Catar –, mas cedeu o empate, o que coloca em risco a sua sequência na Copa América, especialmente se o confronto entre os seus adversários nas rodadas iniciais tiver um vencedor.
“Contra a Argentina, a gente fez um grande jogo, a gente está no caminho certo. Foi nosso segundo jogo na Copa América, acho que podemos tirar pontos positivos desses jogos”, disse o goleiro Gatito Fernández, fazendo uma avaliação positiva da participação da sua equipe na competição.
A novidade para a seleção paraguaia deverá o ser retorno do veterano atacante Óscar Cardozo, de 36 anos, poupado na partida contra a Argentina, por causa do desgaste muscular. Mas a tendência é que ele seja aproveitado pelo técnico Eduardo Berizzo neste domingo.
Com vitórias sobre Catar e Argentina nas duas rodadas iniciais, a Colômbia está com seis pontos e não apenas assegurou com antecedência a passagem às quartas de final, assim como garantiu a liderança do seu grupo. Assim, inclusive, já sabe onde e quando vai atuar na próxima fase – será na sexta-feira (28/06/2019), na Arena Corinthians, contra o segundo colocado do Grupo C.
Assim, o duelo deste domingo terá caráter amistoso para o time dirigido pelo treinador português Carlos Queiroz. E ele deve aproveitar o confronto para rodar o elenco, dando descanso a alguns jogadores. Isso inclui aqueles que já receberam cartão amarelo na competição. E eles são cinco: Cuadrado, Falcão García Lerma, Zapata e Mateus Uribe. Isso vai abrir espaço para jogadores como o flamenguista Cuellar receberam uma chance antes do começo do mata-mata.
“Chegamos com uma ideia clara, que era classificar, passo a passo, partida a partida. Seguir trabalhando da mesma forma, porque queremos um objetivo maior”, afirmou o meio-campista, confiante em ir bem longe com a Colômbia nesta Copa América.
Uma ausência certa é a do goleiro Ospina, liberado na última sexta-feira para deixar a concentração da Colômbia por causa de problemas de saúde envolvendo o seu pai. E sem um dos seus titulares absolutos, Queiroz precisará recorrer a Alvaro Montero do Tolima, ou Camilo Vargas, do Atlético Nacional e favorito a ser escalado na Fonte Nova.