Brasil faz 2 x 0 na Argentina e aguarda adversário da final
Jesus e Firmino trocaram assistências e garantiram vitória brasileira
atualizado
Compartilhar notícia
Com gols de Gabriel Jesus e de Firmino, o Brasil confirmou a vaga na final da Copa América diante da Argentina, no Mineirão, em Belo Horizonte. O outro finalista sairá nesta quarta-feira (03/07/2019), no duelo entre Chile x Peru, às 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. A decisão será no próximo domingo, às 17h, no Maracanã.
A partida foi equilibrada e as estatísticas mostram bem isso. Posse de bola: 49% do Brasil e 51% Argentina. A Argentina agrediu mais a meta de Alisson com 14 finalizações e somente 2 no gol, enquanto os brasileiros chutaram 4 vezes, mas foram mais objetivos e acertaram 3.
O jogo
No primeiro lance de perigo do jogo, aos 2 minutos, Firmino estava na banheira esperando a bola. Acabou concluindo a finalização, mas o bandeirinha já havia assinalado o impedimento.
A estratégia argentina começou a dar as caras. Marcadores bem postados e pressionando as jogadas brasileiras. Duas faltas a favor do Brasil e uma contra em 5 minutos e muita bola parada. A quarta rendeu cartão amarelo para o lateral-esquerdo Tagliafico.
Bomba de Leandro Paredes do meio da rua, aos 11 minutos, passou próxima do ângulo direito de Alisson, que pulou pra garantir que a bola não entrasse caso fosse no gol. No lance seguinte, o clima esquentou entre Coutinho e o volante argentino. Jogadores foram afastados pelo árbitro, mas nenhum cartão saiu do bolso.
Em linda jogada, Dani Alves roubou a bola, fez fila com os argentinos e passou para Firmino cruzar rasteiro para Gabriel Jesus abrir o placar, aos 18 minutos do 1º tempo.
Gabriel Jesus 1-0 goal against Argentina. Dani Alves shows that he is still the best right back in the world. Wow! #BRAxARG #CopaAmerica pic.twitter.com/ZuDzQ3RLcU
— #VALVERDEOUT (@MathiasAw1) July 3, 2019
A partida ficou ainda mais movimentada depois do gol da Seleção. Aguero chegou a cabecear bola no travessão, aos 29 minutos, e assustou a torcida presente no Mineirão.
Mais um amarelado na Argentina. “Fala muito” o Marcos Acuña! O árbitro pendurou o meia por reclamação aos 39 minutos. O lateral, Dani Alves, pegou carona e também recebeu cartão, pois foi tirar satisfação com o equatoriano Roddy Zambrano.
Apesar da formação inicial pensada por Tite ser com Firmino centralizado e Gabriel Jesus na ponta-direita, os atacantes trocaram de posição frequentemente durante a partida. Inclusive, o gol saiu com eles nesta disposição.
2º tempo
Na volta do intervalo, Tite ousou tirando um dos principais destaques da Seleção na Copa. Saiu Everton Cebolinha para a entrada de William, convocado para ocupar o espaço deixado por Neymar após o corte.
E como diria o glorioso narrador brasileiro, “HAJA CORAÇÃO!” O Brasil perdeu chance de um lado, com Coutinho chutando a bola por cima do gol, e no lance seguinte, Messi fez a trave tremer. Na sequência, a redonda ainda passou na frente do gol e ninguém estava lá para colocar ela pra dentro.
Aos 20 minutos, Lionel Messi assumiu a responsabilidade na cobrança de falta perigosa a favor da Argentina. A ansiedade e o suspense tomaram conta do Mineirão, mas o arqueiro brasileiro aprendeu com as consequências sofridas no jogo de ida da semifinal da Liga dos Campeões — quando o astro do Barcelona fez um gol de falta do meio da rua —, e estava no lugar certo, na hora certa para agarrar a bola.
Gabriel Jesus contou com a sorte na puxada do contra-ataque. Avançou demais a bola com o marcador na sua frente. Na dividida ela sobrou pra ele, que entrou na área, e devolveu a assistência de Firmino no primeiro gol. O atacante do Liverpool guardou o segundo do Brasil na semifinal.
Firmino’s 2-0 goal against Argentina. Brilliant stuff by Gabriel Jesus. Could have scored another one himself, but gave the goal to Firmino instead. Class! #CopaAmerica #BRAxARG pic.twitter.com/F2NIQHdhJr
— #VALVERDEOUT (@MathiasAw1) July 3, 2019
Aos 34 minutos, o camisa 9 da Seleção, que já se queixava de dor desde antes do 2 x 0, saiu para a entrada do volante Allan. Tite preferiu fortalecer o sistema defensivo do que trocar um atacante por outro. Richarlison também era opção no banco. Logo depois, Willian que entrou na volta do intervalo, também sentiu dores musculares e virou motivo de preocupação para o técnico brasileiro.
Já nos últimos momentos do jogo, a Seleção Brasileira colocou os argentinos na roda aos gritos de “Eliminado! Eliminado!” da torcida canarinha.