metropoles.com

Brasil faz 2 x 0 na Argentina e aguarda adversário da final

Jesus e Firmino trocaram assistências e garantiram vitória brasileira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Brazil v Argentina: Semi Final – Copa America Brazil 2019
1 de 1 Brazil v Argentina: Semi Final – Copa America Brazil 2019 - Foto: Getty Images

Com gols de Gabriel Jesus e de Firmino, o Brasil confirmou a vaga na final da Copa América diante da Argentina, no Mineirão, em Belo Horizonte. O outro finalista sairá nesta quarta-feira (03/07/2019), no duelo entre Chile x Peru, às 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. A decisão será no próximo domingo, às 17h, no Maracanã.

A partida foi equilibrada e as estatísticas mostram bem isso. Posse de bola: 49% do Brasil e 51% Argentina. A Argentina agrediu mais a meta de Alisson com 14 finalizações e somente 2 no gol, enquanto os brasileiros chutaram 4 vezes, mas foram mais objetivos e acertaram 3.

14 imagens
1 de 14

Juliana Flister/Getty Images
2 de 14

Juliana Flister/Getty Images
3 de 14

Buda Mendes/Getty Images
4 de 14

Buda Mendes/Getty Images
5 de 14

Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images
6 de 14

Pedro Vilela/Getty Images
7 de 14

Buda Mendes/Getty Images
8 de 14

Buda Mendes/Getty Images
9 de 14

Buda Mendes/Getty Images
10 de 14

Torcedores argentinos e brasileiros juntos nas arquibancadas

Buda Mendes/Getty Images
11 de 14

O Presidente Jair Bolsonaro está presente no Mineirão

Buda Mendes/Getty Images
12 de 14

Neymar, cortado por lesão, também acompanha o jogo

Buda Mendes/Getty Images
13 de 14

Messi aquece para a semifinal

Buda Mendes/Getty Images
14 de 14

Pedro Vilela/Getty Images

O jogo
No primeiro lance de perigo do jogo, aos 2 minutos, Firmino estava na banheira esperando a bola. Acabou concluindo a finalização, mas o bandeirinha já havia assinalado o impedimento.

A estratégia argentina começou a dar as caras. Marcadores bem postados e pressionando as jogadas brasileiras. Duas faltas a favor do Brasil e uma contra em 5 minutos e muita bola parada. A quarta rendeu cartão amarelo para o lateral-esquerdo Tagliafico.

Bomba de Leandro Paredes do meio da rua, aos 11 minutos, passou próxima do ângulo direito de Alisson, que pulou pra garantir que a bola não entrasse caso fosse no gol. No lance seguinte, o clima esquentou entre Coutinho e o volante argentino. Jogadores foram afastados pelo árbitro, mas nenhum cartão saiu do bolso.

Em linda jogada, Dani Alves roubou a bola, fez fila com os argentinos e passou para Firmino cruzar rasteiro para Gabriel Jesus abrir o placar, aos 18 minutos do 1º tempo.

A partida ficou ainda mais movimentada depois do gol da Seleção. Aguero chegou a cabecear bola no travessão, aos 29 minutos, e assustou a torcida presente no Mineirão.

Mais um amarelado na Argentina. “Fala muito” o Marcos Acuña! O árbitro pendurou o meia por reclamação aos 39 minutos. O lateral, Dani Alves, pegou carona e também recebeu cartão, pois foi tirar satisfação com o equatoriano Roddy Zambrano.

Apesar da formação inicial pensada por Tite ser com Firmino centralizado e Gabriel Jesus na ponta-direita, os atacantes trocaram de posição frequentemente durante a partida. Inclusive, o gol saiu com eles nesta disposição.

2º tempo
Na volta do intervalo, Tite ousou tirando um dos principais destaques da Seleção na Copa. Saiu Everton Cebolinha para a entrada de William, convocado para ocupar o espaço deixado por Neymar após o corte.

E como diria o glorioso narrador brasileiro, “HAJA CORAÇÃO!” O Brasil perdeu chance de um lado, com Coutinho chutando a bola por cima do gol, e no lance seguinte, Messi fez a trave tremer. Na sequência, a redonda ainda passou na frente do gol e ninguém estava lá para colocar ela pra dentro.

Aos 20 minutos, Lionel Messi assumiu a responsabilidade na cobrança de falta perigosa a favor da Argentina. A ansiedade e o suspense tomaram conta do Mineirão, mas o arqueiro brasileiro aprendeu com as consequências sofridas no jogo de ida da semifinal da Liga dos Campeões — quando o astro do Barcelona fez um gol de falta do meio da rua —, e estava no lugar certo, na hora certa para agarrar a bola.

Gabriel Jesus contou com a sorte na puxada do contra-ataque. Avançou demais a bola com o marcador na sua frente. Na dividida ela sobrou pra ele, que entrou na área, e devolveu a assistência de Firmino no primeiro gol. O atacante do Liverpool guardou o segundo do Brasil na semifinal.

Aos 34 minutos, o camisa 9 da Seleção, que já se queixava de dor desde antes do 2 x 0, saiu para a entrada do volante Allan. Tite preferiu fortalecer o sistema defensivo do que trocar um atacante por outro. Richarlison também era opção no banco. Logo depois, Willian que entrou na volta do intervalo, também sentiu dores musculares e virou motivo de preocupação para o técnico brasileiro.

Já nos últimos momentos do jogo, a Seleção Brasileira colocou os argentinos na roda aos gritos de “Eliminado! Eliminado!” da torcida canarinha.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?