Coordenador da CBF diz que futebol não tem data para voltar no Brasil
Como o Brasil vive o pico da pandemia e já é o 4º país com mais casos, Jorge Pagura afirmou que a volta do esporte não será forçada
atualizado
Compartilhar notícia
Em uma live no Instagram, Jorge Pagura, coordenador médico da CBF, afirmou que não existe previsão de volta para o futebol no Brasil. O país vive o pico da pandemia do novo coronavírus e já é a 4º nação com mais casos da Covid-19.
“Não tem (previsão). A CBF, na figura do presidente Rogério Caboclo, respeita totalmente as decisões que vêm dos órgãos federal, estadual e municipal. Não vai mexer uma palha para forçar nada. Há um mês e meio que estou trabalhando nesse projeto, junto com médicos, epidemiologistas. Estamos totalmente prontos para voltar com maior segurança dentro de sua atividade aqui no país”, disse Pagura.
Sobre os testes nos jogadores, o médico explicou. “Não podemos fazer o teste de RT-PCR em cada um deles porque pode demorar, esperar entre 3º e 7º dia, depois de testar e isolar. Então vamos ter um grande questionário clínico, testes rápidos e séries de coisas. Dentro desse plano, qualquer sintoma vamos tratar como doente e daí para o RT-PCR. Mas uma coisa é analisada por 80 jogos. Outro, faça em 380 jogos, que é apenas a Série A. E mais de mil em outras séries”, explicou.