Conheça Thomas Tuchel, comandante do Chelsea campeão da Champions
O alemão chegou a jogar profissionalmente como zagueiro, mas sua carreira durou apenas seis anos
atualizado
Compartilhar notícia
Após bater na trave com o PSG na temporada passada, o alemão Thomas Tuchel finalmente conquistou o título da Champions League, neste sábado (29/5), ao bater o Manchester City. A conquista, no comando do Chelsea, acontece apenas cinco meses após o treinador ter assumido a equipe de Londres. O Metrópoles conta aqui tem é esse treinador que fez história como o primeiro a levar o time francês ao triunfo internacional.
Thomas Tuchel nasceu em 29 de agosto de 1973, na cidade de Krumbach, na Alemanha. Ele chegou a jogar profissionalmente como zagueiro, mas sua carreira durou apenas seis anos. Aos 25, Tuchel sofreu uma lesão crônica em um dos joelhos e se aposentou precocemente.
Onze anos após encerrar a trajetória dentro das quatro linhas, começou a sua jornada como treinador. Thomas assumiu o comando do Mainz na temporada de 2009/10 e esta seria apenas a primeira de cinco à frente do clube. Em 2015/16, quando Jurgen Klopp deixou o Borussia Dortmund para assumir o Liverpool, Tuchel ocupou seu lugar como técnico dos auri-negros.
Pelo Borussia, Thomas conquistou seu primeiro título, o da Copa da Alemanha de 2016/17. Naquela edição, o time de Dortmund bateu o Eintracht Frankfurt por 2 x 1, com gols de Aubameyang e Dembélé. Após dois anos no comando dos auri-negros, ele abandonou o futebol alemão e partiu para a França.
Tuchel assumiu o PSG em 2018/19 e foi o sucessor de Unai Emery, que na época passou a comandar o Arsenal. À frente do time de Paris, ele colecionou seis títulos nacionais — duas Ligas Francesas, uma Copa da França, dois Troféus dos Campeões e uma Taça da Liga Francesa — e um internacional.
Chelsea
Após um começo de temporada 2020/21 irregular no PSG, que contou com atritos com o diretor esportivo Leonardo e rumores de que havia “perdido o controle do vestiário”, a equipe francesa o demitiu em dezembro. Não demorou muito para encontrar um novo lar.
No Oeste de Londres, Frank Lampard passava por situação semelhante com o Chelsea, falhando em fornecer corpo a uma equipe talentosa, porém jovem, o que levou à sua demissão. Tuchel chegou com a complicada missão de fazer o que o ídolo não conseguiu — e obteve surpreendente sucesso.
O alemão transformou os jovens em uma equipe sólida defensivamente, empilhou vitórias, subiu na tabela da Premier League, chegou à final da FA Cup — eliminando o Manchester City de Guardiola, mas perdeu a decisão para o Leicester — e derrubou gigantes europeus na Champions League, alcançando o tão sonhado troféu neste domingo contra os Citizens.
Relembre a trajetória do Chelsea no mata-mata da Champions League 2020/21:
Oitavas de final
Atlético de Madrid o x 1 Chelsea
Chelsea 2 x 0 Atlético de Madrid
Quartas de final
Porto 0 x 2 Chelsea
Chelsea 0 x 1 Porto
Semifinal
Real Madrid 1 x 1 Chelsea
Chelsea 2 x 0 Real Madrid
Final
Manchester City x Chelsea