metropoles.com

Conheça Esperánce, um dos rivais do campeão da Libertadores no Mundial

A equipe da Tunísia está na briga pelo 4º título seguido da liga nacional e disputa a competição de clubes pela quarta vez

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matthew Ashton/Getty Images
Esperánce ES Tunis v CD Guadalajara – FIFA Club World Cup UAE 2018 5th Place Match
1 de 1 Esperánce ES Tunis v CD Guadalajara – FIFA Club World Cup UAE 2018 5th Place Match - Foto: Matthew Ashton/Getty Images

O Mundial de Clubes começa somente dia 11 de dezembro, mas o sorteio que define os confrontos foi realizado nesta segunda-feira (16/09/2019) e o possível adversário do time que levar o título da Libertadores 2019 será o Esperánce, um dos quatro clubes mais popular e vencedor da Tunísia.

O time leva em seu escudo e uniforme as cores vermelho e amarelo, foi fundado em 15 de janeiro de 1919 e está em seu ano de centenário. Irá disputar o Mundial pela 3ª vez em sua história — a 2ª seguida — e é uma camisa pesada na Tunísia, cheia de glórias.

Já ergueu 28 troféus da Liga Tunisiana — briga pelo quarto título seguido na atual temporada —, 15 Taças da Tunísia, 4 Supercopas da Tunísia, 4 Ligas dos Campeões África, entre outros. O título desta última, a Liga dos Campeões do continente, confirmado apenas nesta segunda, foi o que garantiu o passaporte carimbado para o Catar.

No jogo decisivo, disputado no dia 31 de maio, em Túnis, os jogadores do time marroquino Wydad Athletic Club (WAC), adversário do Esperánce, abandonaram o campo quando perdiam por 1 x 0 e tiveram um gol anulado por impedimento, em sinal de protesto pelo não funcionamento do árbitro de vídeo (VAR). O Comitê de Apelações da Confederação Africana de Futebol (CAF, na sigla em francês) negou a apelação do WAC, que pedia a realização de uma nova final contra o Espérance.

O comandante da equipe é o ex-defensor tunisiano Moin Chaabani, que atuou pelo clube também como jogador, e está apenas no seu segundo ano como treinador, mas já conquistou três títulos. Entre eles, duas Ligas dos Campeões África e uma liga nacional. O craque do elenco é o atacante Taha Khenissi, que marcou 13 gols na última temporada.

Em 2007 e 2008, o Esperánce foi treinado pelo brasileiro Cabralzinho, que também esteve à frente do Santos em 1995 e como jogador vestiu as camisas do Palmeiras, do Flamengo e foi campeão da Libertadores pelo Peixe, em 1962.

O caminho até o vencedor da Copa Continental no Mundial terá de enfrentar o representando asiático e a partida já tem data marcada para 14 de dezembro. A equipe coroada na Libertadores entra em campo no Catar em 17 de dezembro, para disputar a semifinal com o time vencedor do confronto entre o Esperánce e o campeão da Ásia. O jogo decisivo será no dia 21 de dezembro.

(Com informações da Agência Estado)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?