Conheça Esperánce, um dos rivais do campeão da Libertadores no Mundial
A equipe da Tunísia está na briga pelo 4º título seguido da liga nacional e disputa a competição de clubes pela quarta vez
atualizado
Compartilhar notícia
O Mundial de Clubes começa somente dia 11 de dezembro, mas o sorteio que define os confrontos foi realizado nesta segunda-feira (16/09/2019) e o possível adversário do time que levar o título da Libertadores 2019 será o Esperánce, um dos quatro clubes mais popular e vencedor da Tunísia.
O time leva em seu escudo e uniforme as cores vermelho e amarelo, foi fundado em 15 de janeiro de 1919 e está em seu ano de centenário. Irá disputar o Mundial pela 3ª vez em sua história — a 2ª seguida — e é uma camisa pesada na Tunísia, cheia de glórias.
Já ergueu 28 troféus da Liga Tunisiana — briga pelo quarto título seguido na atual temporada —, 15 Taças da Tunísia, 4 Supercopas da Tunísia, 4 Ligas dos Campeões África, entre outros. O título desta última, a Liga dos Campeões do continente, confirmado apenas nesta segunda, foi o que garantiu o passaporte carimbado para o Catar.
No jogo decisivo, disputado no dia 31 de maio, em Túnis, os jogadores do time marroquino Wydad Athletic Club (WAC), adversário do Esperánce, abandonaram o campo quando perdiam por 1 x 0 e tiveram um gol anulado por impedimento, em sinal de protesto pelo não funcionamento do árbitro de vídeo (VAR). O Comitê de Apelações da Confederação Africana de Futebol (CAF, na sigla em francês) negou a apelação do WAC, que pedia a realização de uma nova final contra o Espérance.
O comandante da equipe é o ex-defensor tunisiano Moin Chaabani, que atuou pelo clube também como jogador, e está apenas no seu segundo ano como treinador, mas já conquistou três títulos. Entre eles, duas Ligas dos Campeões África e uma liga nacional. O craque do elenco é o atacante Taha Khenissi, que marcou 13 gols na última temporada.
Em 2007 e 2008, o Esperánce foi treinado pelo brasileiro Cabralzinho, que também esteve à frente do Santos em 1995 e como jogador vestiu as camisas do Palmeiras, do Flamengo e foi campeão da Libertadores pelo Peixe, em 1962.
O caminho até o vencedor da Copa Continental no Mundial terá de enfrentar o representando asiático e a partida já tem data marcada para 14 de dezembro. A equipe coroada na Libertadores entra em campo no Catar em 17 de dezembro, para disputar a semifinal com o time vencedor do confronto entre o Esperánce e o campeão da Ásia. O jogo decisivo será no dia 21 de dezembro.
(Com informações da Agência Estado)