Conheça a Macedônia do Norte, seleção que eliminou a Itália da Copa
País tem cerca de 2 milhões de habitantes e a seleção tenta disputar uma Copa do Mundo pela primeira vez
atualizado
Compartilhar notícia
A Macedônia do Norte chocou o mundo ao acabar com as chances da Itália de voltar a disputar uma do Copa do Mundo. Pela tradição dos italianos, com quatro títulos mundiais, o resultado foi considerado como uma das maiores zebras do futebol nos últimos anos.
Mas baseando-se pelo desempenho das duas equipes nas Eliminatórias da Europa, o desfecho não é tão surpreendente assim. Conheça mais sobre o país e a Seleção da Macedônia do Norte, que segue na briga para disputar a Copa do Mundo pela primeira vez.
País
A Macedônia do Norte é um país localizado no sudeste europeu, na península balcânica. O país tem uma população de aproximadamente 2 milhões de habitantes e é um dos seis sucessores da antiga Iugoslávia, que conquistou a independência em 1991. A cidade de Escópia é a capital do país.
Em um acordo com a Grécia, em 2018, o país passou a ser chamado de República da Macedônia do Norte, e faz fronteira com o Kosovo, Sérvia, Grécia e Albânia.
Seleção
A Macedônia do Norte nunca foi a uma Copa do Mundo e tem em Goran Pandev um dos maiores jogadores de sua história. O atacante de 38 anos, com passagem marcante pela Internazionale de Milão, aposentou-se da seleção após a disputa da Eurocopa, em 2021.
Comandada por Igor Angelovski, a Macedônia fez uma grande campanha na fase de grupos das Eliminatórias da Europa. No grupo J, ficou atrás apenas da forte Alemanha, que garantiu a vaga direta ao Mundial com 27 pontos. Embora considerada zebra por eliminar a Itália, a seleção fez dois pontos a mais (18 a 16) que os italianos na etapa inicial da competição.
E agora, na terça-feira (29/3), o treinador e seus comandados podem entrar para a história de seus país, levando a Macedônia do Norte à sua primeira Copa.
Pela frente, Portugal com sua nova geração de bons jogadores, liderados por Cristiano Ronaldo. Mas depois de despachar os campeões europeus, os portugueses que abram o olho com a Macedônia do Norte.