Confira o desafio de cada time brasileiro na fase de grupos da Libertadores
A Conmebol sorteou os grupos da Libertadores da América, que terá inicio entre os dias 4 e 6 de Abril; a final será no Maracanã dia 11/11
atualizado
Compartilhar notícia
Nessa segunda-feira (27/3), em Luque, no Paraguai, a Conmebol sorteou os grupos da Libertadores da América 2023, que vai contar com a participação de sete clubes brasileiros.
Vale destacar que Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Athleitco-PR estreiam na competição fora de casa em meio as finais dos campeonatos estaduais. Veja o caminho dos brasileiros na fase inicial do certame continental:
Flamengo
No grupo A aparece o Flamengo, atual tricampeão da competição continental. O Rubro-Negro carioca figura no grupo com um velho conhecido, o Racing, da Argentina, em clima de vingança pela Libertadores de 2020, quando os argentinos eliminaram os brasileiros em pleno Maracanã nas oitavas de final.
Aucas, do Equador, contra quem o time comandado por Vítor Pereira vai estrear na altitude entre o jogo 1 e o jogo 2 da final do Carioca, e Nublense, do Chile, completam o grupo. Flamengo e Racing são os grandes favoritos e devem se classificar sem sustos.
Internacional
No grupo B da competição, o Internacional chega em crise. No entanto, ao lado de Nacional, do Uruguai, o time mais provável de aprontar para cima do Colorado, a dupla deve ser classificar para as oitavas de final.
O colombiano Independiente de Medellín corre por fora e, mesmo que seja pouco provável de acontecer, pode aprontar no grupo. Já o venezuelano Metropolitanos é o mais provável de distribuir pontos para os adversários.
Palmeiras
Um dos grandes favoritos ao título está no Grupo C ao lado de Barcelona de Guayaquil, do Equador, Bolívar, da Bolívia, e Cerro Porteño, do Paraguai.
O time de Abel Ferreira tem tudo para sobrar e ser líder com grande facilidade. Já a segunda colocação fica por conta de Cerro Porteño e Barcelona, que em 2021 foi semifinalista da competição e leva pequena vantagem pela vaga nas oitavas com o Alviverde.
Fluminense
O Tricolor carioca caiu no grupo do cabeça de chave mais temido, o River Plate. O clube argentino conta com o maior estádio da América do Sul com capacidade para cerca de 85 mil torcedores, o tornando um dos estádios mais temidos da competição juntamente a La Bombonera.
No entanto, o time de Fernando Diniz tem tudo para se classificar com tranquilidade no grupo tendo em vista que, joga, talvez, o melhor futebol do Brasil ao lado do Palmeiras, e conta com jogadores como Cano, Ganso, André e Marcelo.
O River Plate também deve ter facilidade no grupo, que conta com Sporting Cristal, do Peru, clube que tem Tiago Nunes como treinador, e The Strongest, da Bolívia.
Corinthians
O Timão figura no E grupo com Independiente Del Valle, do Equador, time que conquistou a Sul-Americana de 2022, contra o São Paulo, e a Recopa de 2023 em pleno Maracanã contra o Flamengo. Argentinos Juniors e Liverpool, do Uruguai, fecham o grupo.
O Corinthians tem tudo para se classificar para a próxima fase, ao lado do Del Valle.
No entanto, a vida na fase de grupos não deve ser tão fácil quanto parece tendo em vista que o time do Equador já eliminou o time paulista nas Sul-Americana de 2019 em plena Arena Corinthians, e que o Argentino Juniors e o Liverpool prometem dar trabalho em suas casas.
Atlético-MG e Athletico-PR
A dupla que decidiu a Copa do Brasil de 2021 é a grande favorita à classificação no grupo G.
Porém, de todos os grupos que contam com clubes brasileiro, sem dúvidas é o mais competitivo da fase inicial. Os outros dois times do grupo são Libertad, do Paraguai, e Allianza Lima, do Peru.
A final da Libertadores está marcada para o dia 11 de novembro, no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Com o cenário da fase de grupos e o favoritismo de brasileiros na competição, apenas um desastre será capaz de tirar o Brasil da grande decisão no final do ano.