metropoles.com

Como tem sido a reação nos locais onde o futebol se prepara para voltar

Testes positivos para o coronavírus e revolta de jogadores colocam em cheque os méritos do retorno do esporte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O futebol alemão retorna, neste fim de semana, com a presença de grandes times e jogadores em campo. Na Espanha, Messi, Hazard e outros grandes craques já voltaram a treinar pelos gigantes Barcelona e Real Madrid. No Brasil, Grêmio e Internacional reocupam seus centros de treinamentos e outras equipes, como o Flamengo, fazem testes em seus funcionários e jogadores, se organizando para um iminente retorno.

Enquanto o mundo ainda combate a epidemia de coronavírus, fazer o esporte retornar neste momento pode ser considerado uma medida prematura? A julgar pelos resultados dos exames feitos, sim.

Em meio a conversas sobre retorno aos treinos, o Flamengo realizou 293 testes, na semana passada, em funcionários e jogadores. Trinta e oito membros do clube testaram positivo para a Covid-19, entre eles, três jogadores do time profissional. No Rio Grande do Sul, um novo decreto proibiu que Grêmio e Internacional continuassem com seus treinos. Além disso, Diego Souza e mais dois funcionários do tricolor gaúcho estão com coronavírus.

Pelo mundo

Um dos únicos campeonatos no mundo, e o único na Europa, que não pararam em meio à pandemia, a Bielorrússia já começou a rever sua posição frente ao vírus. Na última segunda-feira, o país foi obrigado a adiar duas partidas de seu campeonato, após casos suspeitos de Covid-19.

Em Portugal, a previsão de retorno do campeonato local para o fim de maio talvez também tenha de ser revista. Quatro clubes anunciaram que têm jogadores diagnosticados com coronavírus, entre eles, o Benfica, atual campeão e vice-líder da temporada. No total, são nove atletas da Liga Portuguesa infectados.

5 imagens
Após pegar coronavírus, Dybala está curado, informou a Juventus
O futebol francês decidiu encerrar a temporada 2019-20 e declarou o PSG, de Neymar, campeão
A Premier League vive um impasse em relação ao retorno da temporada. Quando o campeonato foi interrompido, o Liverpool liderava com folga
Na Espanha, jogadores têm feito testes antes de retornarem aos treinamentos
1 de 5

Mesmo com 10 casos de coronavírus entre jogadores e funcionários, a Bundesliga se prepara para voltar às atividades

PressFocus/MB Media/Getty Images
2 de 5

Após pegar coronavírus, Dybala está curado, informou a Juventus

Getty Images
3 de 5

O futebol francês decidiu encerrar a temporada 2019-20 e declarou o PSG, de Neymar, campeão

Reprodução/Twitter/PSG
4 de 5

A Premier League vive um impasse em relação ao retorno da temporada. Quando o campeonato foi interrompido, o Liverpool liderava com folga

Daniel Chesterton/Offside/Offside via Getty Images
5 de 5

Na Espanha, jogadores têm feito testes antes de retornarem aos treinamentos

David S. Bustamante/Getty Images
Premier League

O mundo todo aguarda a decisão do principal campeonato nacional de clubes do mundo. Na segunda, o governo britânico deu sinal verde para que a Premier League retornasse a partir de 1º de junho. Os jogadores, no entanto, parecem discordar, vigorosamente, da decisão.

Raheem Sterling, estrela do Manchester City, revelou que teve mortes próximas a ele e condenou o retorno do esporte neste momento. “Tive amigos cujo as avós faleceram (por conta do coronavírus). Tenho membros na família que também morreram. Você precisa ser sábio e cuidar de si e das pessoas em volta”, disse o jogador. “No momento em que voltarmos, precisa ser um momento em que não seja apenas por razões futebolísticas, que seja seguro não apenas para nós, jogadores, mas para toda a equipe médica, árbitros.”

Danny Rose, do Tottenham, foi ainda mais energético em sua observação sobre o retorno do futebol. “O governo está dizendo que estamos trazendo o futebol de volta porque vai aumentar a moral do país. Eu estou pouco me f… para a moral do país, a vida das pessoas está em risco. A volta d futebol não devia nem ser cogitada até que os números diminuíssem substancialmente”, disse o jogador em uma live em sua conta no Instagram.

Embora a volta do futebol encontre resistência por diversas partes, é importante lembrar que os países que estão encaminhados para que o esporte volte, têm tomado todas as providências possíveis e recomendadas pelos órgãos de saúde para diminuir o risco de contágio. Entre elas, realizar as partidas com portões fechados, treinos com distanciamento social e fazer testes amplos nos jogadores e funcionários das equipes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?