Como era o futebol no mundo antes da chegada do WhatsApp?
Aplicativo foi criado em 2009. Relembre o que acontecia no esporte antes do boom da ferramenta no mundo
atualizado
Compartilhar notícia
Uma pane nas redes sociais em aplicativos como WhatsApp e Instagram causou o caos no mundo nesta segunda-feira (4/10). Mas e como era o mundo antes da utilização destas ferramentas?
E no esporte? Quem dava as cartas no futebol em 2009, ano de criação do WhatsApp e antes da ferramenta se tornar um dos aplicativos de comunicação mais usados no mundo?
Virada histórica
No Brasil, o Flamengo vivia seu último grande ano antes da temporada sensacional de 2019. O time comandado por Andrade tinha estrelas como Petkovic e Adriano e foi campeão brasileiro naquele ano.
Mas apesar de contar com jogadores do quilate do sérvio e do espetacular atacante ex-Inter de Milão e Seleção Brasileira, o Rubro-negro não entrou na competição nacional daquele ano como favorito.
O Palmeiras montou um elenco forte e dominou o Brasileirão até a reta final da temporada. O Alviverde tinha jogadores como Vagner Love, Diego Souza e Cleiton Xavier e era comandado por Muricy Ramalho.
Mas na reta final, o time paulista permitiu uma reação impressionante dos adversários e, na última rodada, o Flamengo venceu o Grêmio e acabou campeão, depois de 17 anos sem conquistar o certame nacional.
Barça mágico
A temporada de 2009 também marcou o começo de um time que marcou história no futebol. O Barcelona inovava na forma de jogar, sob o comando de Pep Guardiola.
Ao fim da temporada, o time catalão conquistou a Champions League, batendo o Manchester United na final, sacramentando o início vitorioso de uma equipe que tinha o prazer de jogar futebol e aplicava em campo um jogo muito diferente do que o habitual, sob a batuta de um Lionel Messi em ascensão meteórica para se tornar um dos maiores jogadores da atualidade.
O Barça também conquistou a Copa do Rei e o Campeonato Espanhol.